terça-feira, 31 de março de 2015

Voltando de férias respondendo aos leitores!

Olá, pessoal !!!

Voltando de "férias" com energia renovada!


Imagem: Filhota

Estas foram as férias mais malucas que eu já tive...

Começou que minha filha me avisou que viria para cá no dia 2 de março. 

Como suas visitas são sempre de três ou quatro dias, não cancelei a viagem programada para quase dez dias depois a fim de participar do encontro dos WD±40 em Penedo, no Rio de Janeiro.

Sucedeu que minha filhota queria me fazer uma surpresa surpresaça e veio para ficar um mês inteiro... bom, acabei ficando com ela um mês menos uma semana, porque eu não podia cancelar a viagem (que vou contar em outra postagem). 


E tudo isso sem deixar de entregar as traduções com prazo curtíssimo de umas novidades muito da hora que estão pintando por aí... 

Então começo o ano mês de março abril respondendo aos leitores de fevereiro que ficaram aguardando esse tempo todo (foi mal, desculpa aí gente, mas com minha filha aqui em casa, viajando, trabalhando e com tão pouco tempo para a gente passar junto, eu não tinha como ficar cuidando do blog... vocês entendem, né?)

O primeiro comentário que vou responder é o da Mariana Alves na postagem Um novato e uma moto potente .

Como a Mariana confirmou posteriormente, o motivo da quase torção do pé ao quase cair com a moto foi realmente um calçado inadequado — os pés precisam ficar bem firmes dentro das botas para evitar sustos como esse que você passou.


Quanto à sua dificuldade em saber dosar a força de frenagem, realmente não há outra coisa a fazer senão praticar muito em todas as situações. 


Somente o tempo e a convivência com sua motocicleta lhe darão essa percepção das reações da moto durante a frenagem.


E mais uma coisa:


Não descarte a possibilidade de que a real culpada por sua dificuldade seja sua moto!


Minha primeira moto foi uma CG e eu vivia caindo com ela por causa do travamento e derrapagem da roda traseira durante a frenagem.


Eu achava que era por minha inexperiência (aprendi a pilotar depois de comprá-la) e não imaginava que poderia haver uma condição de frenagem melhor, afinal, era uma hoooonda.


Passei 28 anos afastado do guidão e quando comprei minha segunda moto, a Kansas Jezebel com freio dianteiro a disco, tive dificuldade inicial para me adaptar porque ao frear eu aplicava no freio dianteiro a mesma força de alicate necessária para parar a moto com o ineficiente freio a tambor da CG.


Depois que me adaptei, fiquei maravilhado com a eficácia do sistema de freios da Kansas, justamente por não travar a roda traseira nem causar desvios de trajetória.


Várias vezes cheguei a levantar a roda traseira do solo sem que a moto se desviasse para lado algum... Em compensação, usando a CG do curso de pilotagem defensiva que fiz aqui em Floripa, travei a roda traseira várias vezes. Edith (minha lifeng Fenix Gold) também freia sem desviar, então o problema realmente é de projeto da moto.


Uma experiência ruim ocorreu no mesmo mês em que troquei as sapatas de freio da Kansas Jezebel por outra marca não original — as sapatas eram mais eficientes, mas causavam uma frenagem mais abrupta, e acabei caindo do mesmo jeito que eu caía com a CG.

O que eu quero dizer é que talvez sua moto não colabore contigo nas frenagens por conta da necessidade de um pequeno acerto como esse, encontrar a melhor marca para as sapatas de freio a fim de obter a máxima eficiência de frenagem da sua moto.


É um ajuste fino que os pilotos de competição fazem, mas os fabricantes não, porque estão presos a contratos de fornecimento de peças.

Quanto à sua preocupação com o contra-esterço, lembre-se de que você já o pratica inconscientemente em todas as curvas que faz.


Ao inclinar a moto, você a está contra-esterçando de maneira quase imperceptível.


Uma boa técnica para ficar craque nisso é a prática do slalom que o Daniel sugeriu no comentário posterior ao seu.


Slalom é aquela prática de mudança de trajetória em espaços muito curtos.




Você domina essa técnica quando solta a cintura e deixa a metade de baixo do corpo acompanhar a moto, e a metade de cima cuidar do guidão.

Ou seja, é algo que você só consegue fazer quando faz uma pilotagem relaxada (no bom sentido), sem medo de cair, e tem muita intimidade com sua moto.


É praticamente como se você guiasse a moto com os quadris. Aplicando esse jogo de cintura durante as curvas (em vez daquela postura tensa típica dos iniciantes) seu domínio da moto melhora muito.


E aproveitando, no vídeo da postagem Posso frear durante a curva?, onde você comenta que não entendeu o motivo da queda no segundo vídeo: me parece que ele passou por uma pequena mancha de óleo.

Mas ele também pode ter derrapado por ter acelerado mais do que o possível para aquela inclinação, ou ainda mais provavelmente porque os pneus estavam frios ou com pressão muito alta (portanto muito abaulados).

Quando você chega perto do limite, qualquer motivo é motivo, por isso que insisto tanto na necessidade de sempre contar com margens de segurança.

Quase abusando (só um pouquinho) em umas curvas deliciosas, Edith e eu quase fomos parar embaixo de um caminhão durante a viagem do começo do mês (é, teve outras...).

Mas esses são assuntos para outras postagens.

E como esta postagem ficou longa, pretendo ir respondendo aos outros leitores na medida do possível ao longo deste mês.

Um abraço, e é muito bom voltar à atividade no blog (mas ficar com minha filha foi muito ótimo — felicidade não tem preço!)

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário