Domínio da moto e conhecimento da estrada é isso:
Saber os limites da moto e fazer uma pilotagem limpa, sem necessidade de corrigir trajetória ou invadir a pista contrária (o maior erro de pilotagem que existe).
Você não precisa estar a uma velocidade superior à que é razoável para a estrada.
O cara do vídeo tem uma 250.
Ele conhece muito bem essa estrada, porque mesmo um cara bom e experiente não poderia manter esse ritmo em uma estrada desconhecida, ele teria que acabar fazendo correções de trajetória.
O legal é que o vídeo mostra que você não precisa ter uma superesportiva para curtir os maiores prazeres que uma moto pode te proporcionar.
Aliás, em uma estrada deliciosa como essa, uma supermoto atrapalha mais do que ajuda.
De novo aquela história de ultrapassar os próprios limites para acompanhar o grupo...
Postei os dois vídeos para você ter uma ideia dos limites de inclinação e velocidade em uma estrada sinuosa que são possíveis (ou não) com sua moto.
A diferença entre contornar a curva na boa e comprar um terreno é muito pequena, e influenciada por detalhes como a calibragem correta dos pneus para a condição sozinho ou garupado, seu desgaste e outras variáveis — por isso, margem de segurança é fundamental.
Outra coisa:
A guria se ralou por não usar jaqueta, mas poderia ter quebrado o pescoço nesse tombo. A proteção da garupa é tão importante quanto a do piloto.
Aprenda com os caras do primeiro vídeo — é importante saber o que dá para fazer para não ter medo de fazer na hora em que for necessário.
Mas lembre que tentar fazer uma pilotagem dessas sem ter alguns anos de estrada é igual a comprar um terreno na primeira curva mais fechada.
Mais ou menos como no segundo vídeo.
Então aprenda com quem conhece, e contenha o entusiasmo... um dia você chega lá, se não abusar nem se afobar tentando fazer o que ainda não está pronto para fazer.
Importante:
Aquilo que é possível fazer com uma moto street ou esportiva, não é possível fazer com uma custom ou motoneta.
Elas têm pedaleiras mais baixas e raspam no asfalto com inclinação muito menor, então a velocidade também precisa ser menor para não morder barranco.
Em compensação, você curte muito mais a bela paisagem.
Um abraço,
Jeff
Acho q vc postou só um vídeo
ResponderExcluirNegativo, são dois vídeos diferentes.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Acho que é porque eu estava olhando pelo celular, aqui no notebook apareceu ambos os videos
Excluir