quinta-feira, 5 de março de 2015

Um novato e uma moto potente



Pilotar motos de alta cilindrada sem experiência com motos menores dá nisso.

Quando chega a hora em que precisa agir, o cara trava — toma decisões erradas que podem ser fatais. 


Mesmo que tivesse ficado sem o freio dianteiro, ou sem ambos os freios, o piloto poderia ter usado o freio-motor da moto — reduzindo rapidamente as marchas para fazer a moto desacelerar — e isso já no primeiro shit. 


Um pouco mais de vivência e ele não passaria por essa situação.


Veja este depoimento:




Esse rapaz, o Vinícius (não é o nosso Vinícius aqui do blog) comprou logo de cara como primeira moto uma 750. 

Como relatado por amigos, "ele andava a milhão", mas como todo novato, apenas achava que tinha condição para isso. 


Ele não tinha experiência, não tinha noção do perigo, achava que conseguiria dominar a moto em qualquer situação e velocidade.


Os amigos comentaram que ele não tinha bom domínio da moto, ele frequentemente aparecia nos próprios vídeos abrindo nas curvas e indo parar na contramão, escapando de acidentes por sorte.


A fatalidade que o vitimou era plenamente evitável.

Para não diminuir a alta velocidade em que estava, nem voar sobre uma lombada, ele tentou passar pelo espaço da sarjeta entre a lombada e a guia.


A moto resvalou, ele perdeu o controle e voou contra um poste.


Por ironia do destino, justamente o poste que ele publicou no primeiro vídeo que fez com sua câmera, quando passava pela sarjeta para evitar uma lombada, exatamente esta aqui. 


Reportagem: http://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=82643

Quinze dias depois o Vinícius fez a mesma coisa, no mesmo lugar, mas errou.

Morreu com apenas 25 anos. Uma imagem igual a esta foi a última coisa que ele viu.

Nos dois vídeos que assisti com depoimentos sobre esse acidente (o outro é este aqui), o pessoal foi unânime e enfático: 

Não sonhe em ter uma moto potente como primeira moto.

Ganhe experiência com uma moto pequena, vá subindo de cilindrada gradativamente, aprenda as manhas traiçoeiras das motos antes de se aventurar com uma moto potente e, muitas vezes, indomável.

Algo que falo desde o primeiro dia aqui no blog.


Um abraço,


Jeff

Um comentário:

  1. Jeff coloca mais ênfase na palavra novato, por que muito alem da inexperiência de 90% das pessoas que compram uma moto de alto rendimento como primeira, ela compra na bacia das almas as vezes mal sobra dinheiro para a gasolina, enfim o que quero dizer é que esse pessoal coloca a moto com valor maior que a própria vida, é dessa inversão de valores que estou falando.
    Um motociclista que subiu os degraus sabe o devido valor de cada coisa, nesse caso seira preferivel bater na traseira do caminhão do que cair entre eles perigando ficar em baixo de suas rodas, em ultima instancia já no corredor da morte ele teria de travar os braços e abrir mão dos seu carissimos retrovisores, alem do que posso estar engado mais cabia quase outra carreta ali no meio kkkk.
    O maior problema dos novatos é social, no Brasil devia ter sim escala de categoria na categoria A na B nem tanto me deculpe sou motociclista e andar de carro é totalmente diferente de andar de moto, e deviamos ter um seguro obrigatório como na Australia o bonito de 18, 19 anos quer andar de hayabusa, que bom pode sim pague o valor dela em seguro obrigatório a terceiros, e o valor do seguro iria diminuindo a medida que a experiencia aumentasse, assim a ultima categoria de carta não precisaria desse seguro.

    ResponderExcluir