PORQUE NÃO É UMA BOA IDEIA:
Essa é uma técnica de pilotagem para motos esportivas usada em competições.
É uma postura cansativa que pode ser mantida durante pouco tempo, e que não oferece firmeza, conforto e segurança para a pilotagem.
No trânsito do dia a dia, você ficará com a mão dolorida de manter os dedos nessa posição.
Como resultado, na hora de uma frenagem realmente de emergência, no susto, você poderá não ter força suficiente em apenas dois dedos para frear a moto.
Imagem: http://www.ehow.com/how_7251797_change-throttle-grips-motorcycle.html
É preferível ter controle total do acelerador e, se for necessário frear fortemente, usando os quatro dedos, conforme mostrado abaixo (mas só na hora de frear!).
Muitas e muitas vezes você poderá escapar de uma encrenca acelerando fortemente a moto.
Mas para isso, você precisará ter controle total do acelerador, segurando-o firmemente com toda a mão.
Frear usando os quatro dedos também impede que, numa situação de pânico, você continue a acelerar ao mesmo tempo que freia.
Nessa batalha entre o motor os freios, quem perde é você.
Um abraço,
Jeff
PS: Fui alertado pelo meu amigo Cássio que o texto poderia ser interpretado como se eu estivesse recomendando pilotar o tempo todo com os 4 dedos no manete!
Não é isso não, a foto só mostra como se deve frear corretamente.
Você deve segurar o acelerador com toda a mão, e somente levar os dedos ao manete na hora de frear.
Obrigado pelo aviso, Cássio!
PS: Fui alertado pelo meu amigo Cássio que o texto poderia ser interpretado como se eu estivesse recomendando pilotar o tempo todo com os 4 dedos no manete!
Não é isso não, a foto só mostra como se deve frear corretamente.
Você deve segurar o acelerador com toda a mão, e somente levar os dedos ao manete na hora de frear.
Obrigado pelo aviso, Cássio!
Jeff, eu discordo em partes, utilizo a técnica do "Ok" o de mergulho, sabe? Deixar a mão por cima da manopla pode fazer perder o equilibrio em algum buraco ou obstáculo na pista então, utilizo os ultimos 3 dedos e sinto uma certa segurança em frenagens e na pilotagem. Abraços
ResponderExcluir