Outro dia, fazendo uma reciclagem sobre pilotagem defensiva, conheci uma garota com uma história muito interessante.
Ela tinha acabado de tirar carta, se não me engano estava na primeira semana, e sofreu um acidente mais ou menos como este do vídeo:
Ninguém na motoescola a tinha alertado sobre o risco de colisão traseira numa parada súbita.
Trafegando pela BR-101, na faixa da direita, ela parou atrás de um caminhão e não imaginou que o caminhão atrás dela não conseguiria parar.
Ela teria tido tempo de sair daquela situação de risco, mas não tinha experiência no trânsito e não teve a orientação de quem deveria ter ensinado isso a ela.
Felizmente, a lesão na coluna não deixou sequelas graves e depois de meses de fisioterapia ela recuperou os movimentos, está pilotando novamente.
Mas tomou a iniciativa de fazer um curso de Pilotagem Defensiva.
Eu recomendo enfaticamente esses cursos, o que aprendi ali me salvou a vida tantas vezes que perdi a conta.
Existem cursos particulares e cursos gratuitos, estes últimos geralmente patrocinados por montadoras ou concessionárias de motos.
Informe-se sobre o que há na sua região e não perca essa oportunidade, aproveite para levar os amigos.
O que se aprende ali pode ser a diferença entre pilotar por 30 anos ou 30 dias.
Um abraço,
Jeff
Oi Jeff, tudo bem? Estou pegando minha primeira moto esse mês e conheci seu blog, está de parabéns, muito bom! Tanto é que estou pegando desde a primeira postagem e lendo uma a uma.
ResponderExcluirNessa situação qual seria o correto? Sair por outra faixa no "corredor"?
Olá, Caio!
ExcluirObrigado por acompanhar o blog!
Fico contente que esteja gostando!
Sim, neste caso de parada total da rodovia, ir para o corredor seria a opção mais segura. Em caso de emergência, vendo que o caminhão de trás terá dificuldade de parar, até mesmo procurar abrigo no acostamento, o importante é sair da frente de um veículo que não conseguirá parar.
Mas isso também tem seus riscos.
A ida para o corredor precisa ser feita com atenção, sabendo que ninguém está vindo por lá. Ou seja, você precisa monitorar a situação para não ser pego totalmente de surpresa.
E ir para o acostamento também pode ser perigoso:
Um caminhoneiro vendo que não conseguirá parar a tempo certamente irá para lá na tentativa de evitar a batida.
Então não bastaria ir para o acostamento, seria necessário garantir uma distância de segurança suficiente para o caso de ocorrer um engavetamento.
Para quem está começando, tudo parece confuso e complexo, mas essa é uma vivência que a gente adquire com o tempo.
Então, a melhor dica é: nunca entre em pânico.
Aja sempre de acordo com a opção que te dará maior segurança e não causará sustos nos outros condutores.
Evitar manobras bruscas é sempre prudente, mas às vezes são necessárias... é importante saber distinguir uma situação de outra.
Mais uma vez, é questão de adquirir experiência no trânsito, e isso só com o tempo.
Parabéns pela primeira moto, tenha muitas felicidades com ela!
Um abraço,
Jeff