segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Paradas repentinas

Outro dia, fazendo uma reciclagem sobre pilotagem defensiva, conheci uma garota com uma história muito interessante.

Ela tinha acabado de tirar carta, se não me engano estava na primeira semana, e sofreu um acidente mais ou menos como este do vídeo:




Ninguém na motoescola a tinha alertado sobre o risco de colisão traseira numa parada súbita. 

Trafegando pela BR-101, na faixa da direita, ela parou atrás de um caminhão e não imaginou que o caminhão atrás dela não conseguiria parar.


Ela teria tido tempo de sair daquela situação de risco, mas não tinha experiência no trânsito e não teve a orientação de quem deveria ter ensinado isso a ela.


Felizmente, a lesão na coluna não deixou sequelas graves e 
depois de meses de fisioterapia ela recuperou os movimentos, está pilotando novamente.

Mas tomou a iniciativa de fazer um curso de Pilotagem Defensiva.


Eu recomendo enfaticamente esses cursos, o que aprendi ali me salvou a vida tantas vezes que perdi a conta.


Existem cursos particulares e cursos gratuitos, estes últimos geralmente patrocinados por montadoras ou concessionárias de motos. 

Informe-se sobre o que há na sua região e não perca essa oportunidade, aproveite para levar os amigos.

O que se aprende ali pode ser a diferença entre pilotar por 30 anos ou 30 dias.


Um abraço,


Jeff

2 comentários:

  1. Oi Jeff, tudo bem? Estou pegando minha primeira moto esse mês e conheci seu blog, está de parabéns, muito bom! Tanto é que estou pegando desde a primeira postagem e lendo uma a uma.

    Nessa situação qual seria o correto? Sair por outra faixa no "corredor"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caio!
      Obrigado por acompanhar o blog!
      Fico contente que esteja gostando!

      Sim, neste caso de parada total da rodovia, ir para o corredor seria a opção mais segura. Em caso de emergência, vendo que o caminhão de trás terá dificuldade de parar, até mesmo procurar abrigo no acostamento, o importante é sair da frente de um veículo que não conseguirá parar.

      Mas isso também tem seus riscos.

      A ida para o corredor precisa ser feita com atenção, sabendo que ninguém está vindo por lá. Ou seja, você precisa monitorar a situação para não ser pego totalmente de surpresa.

      E ir para o acostamento também pode ser perigoso:

      Um caminhoneiro vendo que não conseguirá parar a tempo certamente irá para lá na tentativa de evitar a batida.

      Então não bastaria ir para o acostamento, seria necessário garantir uma distância de segurança suficiente para o caso de ocorrer um engavetamento.

      Para quem está começando, tudo parece confuso e complexo, mas essa é uma vivência que a gente adquire com o tempo.

      Então, a melhor dica é: nunca entre em pânico.

      Aja sempre de acordo com a opção que te dará maior segurança e não causará sustos nos outros condutores.

      Evitar manobras bruscas é sempre prudente, mas às vezes são necessárias... é importante saber distinguir uma situação de outra.

      Mais uma vez, é questão de adquirir experiência no trânsito, e isso só com o tempo.

      Parabéns pela primeira moto, tenha muitas felicidades com ela!

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir