quinta-feira, 5 de março de 2020

Discussões no trânsito

Reportagem: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/03/04/motociclista-e-baleado-na-cabeca-apos-briga-de-transito-em-ms.ghtml

Discussão no trânsito é uma situação que todo mundo corre o risco de enfrentar.

Um bate-boca pode começar mesmo sem o motociclista ou o motorista terem feito nada de errado, basta um deles achar que o outro fez.

E muitas vezes, pode começar porque um dos condutores está alcoolizado.
Imagem e reportagem: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/online/motorista-de-picape-colide-em-moto-apos-perseguicao-em-briga-de-transito-1.2190814

Discutir com bêbado é enxugar gelo... o resultado pode ser muito ruim para o motociclista.

Para começar uma briga, não precisa nem ter havido uma colisão — ela pode começar só porque um dos lados achou que o outro chegou perto demais do seu carro ou da sua moto.

O motorista não precisa estar armado com um revólver — só o carro já é suficiente para causar ferimentos graves:
Vídeo e reportagem: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2019/12/09/motociclista-vai-a-policia-e-diz-que-foi-atropelado-de-proposito-apos-briga-de-transito-em-ribeirao-preto.ghtml

Ou mesmo matar:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/apos-discussao-motorista-joga-kombi-contra-motociclista-que-morreu-atropelado/8069608/

Então, bote uma coisa na cabeça:

Por mais que você tenha razão (ou pense ter razão), não entre em brigas de trânsito — o motociclista só tem a perder.

Tentar convencer um idiota de que ele é um idiota não te leva a lugar nenhum; isso pode te colocar na mira de um idiota armado com um taurus 38 ou pior, um fiat 147 — o cara não tem nada a perder, você tem a sua vida.

Já vi um ogro sacar uma arma porque fez uma conversão na contramão, quase bater o carro e achar que tinha razão — e ele não tinha bebido, era só burro mesmo.

Então não faça manobras arriscadas que possam ser interpretadas como motivo para briga.

O atropelamento do vídeo de Ribeirão Preto aconteceu porque o motorista não gostou de ser ultrapassado pela direita e supostamente/possivelmente foi fechado pelo motociclista em um cruzamento.

Ultrapassagens em cruzamentos são proibidas por qualquer lado, porque criam situações de risco.

Certamente o motivo da discussão do atropelamento pela kombi foi algo nessa linha, um dos dois se sentiu ameaçado por uma fechada e foi tomar satisfação.

Infelizmente, nunca saberemos o que realmente ocorreu — a versão do motociclista morreu com ele.

Em uma discussão, o maior risco para nós, motociclistas, é o de sermos perseguidos e atropelados por um "justiceiro" irracional que pensa que uma fechada no trânsito ou um xingamento impensado — muitas vezes merecido — justifica uma sentença de morte.

Está cheio de ogros por aí, armados com carros e pistolas, então tente não se envolver em situações que despertem sua ira.

Não dê chance ao azar.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário