terça-feira, 14 de março de 2017

Você nunca chega na lombada com os freios acionados

Ops...
Esta postagem estava na pasta de rascunhos e acabou sendo publicada na data em que estava prevista, sem estar finalizada. Mas como foi revertida para rascunho antes da publicação, estava programada para uma data anterior... e acabou entrando no ar fora do meu radar. Segue a republicação devidamente finalizada:

Este acidente aconteceu porque o motociclista não viu a lombada sem pintura no asfalto, e chegou freando... 

Primeira coisa:

Você nunca chega acionando os freios em uma lombada.

Fazer isso é pedir pra cair.

Você precisa frear antes da lombada (ou valeta, buraco, seja o que for) e aliviar o freio antes da roda chegar lá, senão a pancada será forte demais.

Note a mão e pé nos freios no momento em que ele passa pelo colega filmador:

Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=RrAdweNgMq4

Chegar com os freios acionados fará você perder o controle da moto exatamente como no vídeo.

Uma frenagem intensa faz os amortecedores da suspensão dianteira atuarem perto do limite de sua capacidade.

Portanto chegar acionando o freio elimina a capacidade de absorção de impactos da suspensão.

Justamente no momento em que a suspensão precisa fazer o seu trabalho de absorver a pancada, ela já está no fim de curso sem condição de absorver mais nada.

O impacto vai todo para o chassi e o corpo do piloto, impedindo o controle da força do freio e o domínio da moto.

Segunda coisa:

Fique atento à sinalização alertando sobre lombadas.

A pintura podia não estar lá, mas as placas de alerta sobre a existência de lombadas à frente estavam posicionadas alguns metros antes.

Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=RrAdweNgMq4

Só que elas foram ignoradas pelo piloto em excesso de velocidade.

Você terá mais chance de encontrar essas placas do que uma lombada pintada e sinalizada de maneira decente.

A tinta vai embora, mas as placas costumam ficar por mais tempo....

Se você pilotar confiando apenas em seus olhos, não distinguirá lombadas do asfalto em volta delas.

À noite então, sem chance.

Então maneire na velocidade, porque neste Brasilzão velho de guerra, lombada sem pintura abunda. Diacho, por que falando sobre lombada sem pintura fui lembrar do Nelson Rubens logo agora depois do carnaval?

Um abraço,

Jeff

9 comentários:

  1. Não precisava ver o quebra-mola p evitar o acidente, basta o cara andar em uma velocidade compatível com o trânsito, ele veio a mais de 80, onde o transito fluía a 40~50, o esperto ia passar todo mundo de uma vez só..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, isso é fato..
      Mas fiz o alerta porque o pessoal tem mania de colocar lombada até em autoestrada...
      Velocidade compatível com o trânsito local é a regra básica para evitar acidentes, sempre.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  2. Recentemente quase me acidentei em uma lombada criminosa em uma estrada, estava chovendo, escuro, vinha a uns 60 por hora com a família no Corsa, quando de repente visualizei o morro preto da lombada... meti o pé no freio com tudo, até próximo a dita cuja, soltei o freio e dei aquela pequena decolada com o pouso em seguida (minha esposa vinha no banco traseiro e bateu com a cabeça no teto do carro, sem maiores danos). Saibam que eu já faço isso automáticamente, isto é, nunca continuo freando enquanto colido com algum obstáculo, pois isso multiplica a energia e destrói suspensão assim como se perde o controle do veículo.
    Graças a Deus, foi só um susto, mas lhe garanto que pela altura daquela lombada, se eu estivesse de moto, seria um tombo na certa, mesmo utilizando a técnica de soltar o freio antes do impacto.
    Acho que toda a lombada é um crime legalizado... Famílias se foram graças a essas MALDITAS LOMBADAS. Só aqui neste País tem isso. Será que algum dia a gente vai conseguir proibir o uso deste infeliz recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lombadas são criminosas, isso é fato.
      Aqui perto de casa construíram uma e deixaram para pintar e sinalizar no dia seguinte.
      Naquela noite uma kombi foi arremessada contra uma árvore ao passar pela lombada criminosa e o motorista morreu na hora.
      Mas prestadores de serviços para prefeituras e vendedores de tachões são parceiros dos políticos. Se fizessem uma Lava-Jato em nível municipal, a roubalheira empatava com o que é desviado em nível federal.
      E falando em Lava-Jato, quando farão investigações em nível estadual, hein? Ia ser um pega pra capar geral...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  3. Oi Jeff! E para lombadas e demais obstáculos na pista, vale aquela levantadinha básica do assento para não sobrecarregar a suspensão, correto? Aprendi a fazer isso por amor à minha bizota e virou hábito mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Paulo!
      Eu fazia isso quando era jovem... agora só reduzo mesmo, dá um trabalho levantar do banco, dói tudo... hehehe
      É uma técnica válida que eu não comento nas postagens para não estimular o pessoal a passar nas lombadas sem reduzir a velocidade.
      Nem todo mundo tem o bom senso de somente fazer isso dentro dos limites de velocidade, iriam acabar passando pela lombada bem acima, e se tem lombada, tem cruzamento ou faixa de pedestres à frente...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Pra isso é um habito, ate falo que andar de moto é uma atividade fisica

      Excluir
    3. A primeira queda de moto que tive, foi mais ou menos assim, freiei em cima da lombada (aqui no caso, era uma depressao) e o pior, com o freio da frente, mas isso era com um mes de moto, nao tinha dominio, hj eh quase instantaneo, eu freiar antes, eh automatico no meu cerebro ja.

      Excluir
    4. Bom, dizem que ninguém é motociclista de verdade se não cair pelo menos uma vez...
      Eu comprovei que era motociclista várias e várias vezes.
      Algumas comprovadas tão ridículas que nem foram comigo, foram de um amigo meu.
      Abração,
      Jeff

      Excluir