sexta-feira, 3 de março de 2017

Como identificar óleo na pista

Óleo na pista é uma coisa muito traiçoeira, mas olhos atentos não caem nessa. Pelo menos, nem sempre.

O acidente acontece aos 04:50, mas os comentários que o autor do vídeo faz antes do acidente são bastante interessantes.



Notou o rastro brilhante bem no meio da faixa logo que começa a curva?

Você precisa ficar de olho nesses rastros para evitá-los.

É mais fácil encontrar óleo na faixa da direita porque quem vaza óleo geralmente são os caminhões e algumas vezes os ônibus.
Imagem: Vídeo acima em https://www.youtube.com/watch?v=hJGkN7dGHJY aos 04:58

O óleo costuma aparecer mais frequentemente nas curvas e subidas de serras.

Curvas são inclinadas, permitem que o diesel do tanque cheio do caminhão / ônibus vaze pelo gargalo.

O diesel (e mais raramente o óleo lubrificante em falhas mecânicas) vão deixando esse rastro brilhante, o negócio é fugir dele. 

Aí você me pergunta:

O filmador também passou por cima do óleo, por que ele não caiu?

Por causa da velocidade em que ele estava.

Quanto maior a velocidade, mais você inclina a moto para fazer a curva. 

E quanto maior a inclinação, maior a força de atrito aplicada pelo asfalto sobre o pneu para impedir que a moto derrape.

Exagerando para ficar bem claro (ops, acho que ficou meio fora de centro...):
Coloque óleo nessa equação da alta velocidade e a força de atrito do asfalto desaparece, só resta a grande força tangente, é tombo certo.

Você precisa ficar de olho não apenas nos rastros de óleo que aparecem do vazamento do tanque dos caminhões e ônibus.

Acidentes de moto em curvas deixam suas marcas e você pode ser surpreendido por uma delas:


Olha lá o rastro de óleo que derrubou a Ninja:
Imagem: Vídeo acima em https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=g94zzA7Nl9c

Desconfio que uma moto em sentido contrário desgarrou na curva, entrou na contramão, acertou aquele poste e atravessou a pista deixando um rastro de óleo... 

Levaram ela embora, mas esse rastro acabou derrubando mais uma moto.

Quais os locais para ficar especialmente atento a vazamentos de óleo?

– Proximidades de garagens de ônibus ou transportadoras

 Proximidades de pontos finais e iniciais de rotas de ônibus urbanos

 Saídas e proximidades de postos de combustíveis frequentados por caminhoneiros

– Subidas íngremes nas proximidades de postos de combustíveis na estrada

Em vias de três pistas, procure permanecer na faixa do meio. 

Se não tiver jeito e você precisar ficar na faixa mais suja da direita, fuja do trilho de óleo que geralmente aparece no meio ou mais à direita da faixa.

E se tiver que passar por cima do óleo?

Nunca freie nem incline nem acelere a moto sobre o óleo. 

Mantenha a moto o mais neutra possível pelo máximo de tempo, os pneus continuarão sujos e escorregadios por várias voltas.

Faça tudo com muito cuidado e suavidade para evitar perder o controle enquanto os pneus estiverem oleados.

E se cair, tente escapar do tráfego o mais rápido possível... 

Aquele lance da Kombi me trouxe lembranças da minha primeira moto... bons tempos aqueles....

Abração,

Jeff

9 comentários:

  1. Faltou só corrigir o vídeo Jeff, o link após a foto está correto, apenas o vídeo embutido que continua com o vídeo da postagem de ontem, endoscopia no motor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesker!
      Esse é um bug do blogspot, volta e meia acontece comigo.
      É só recarregar a página que aparece o vídeo correto.
      Aqui está funcionando normalmente. Infelizmente o google dá umas pisadas de bola feias com o blogspot.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  2. Fala, Jeff.
    Pode parecer bobagem, mas tem outro ambiente que pode ser traiçoeiro pra nós: dentro de garagens e estacionamentos.
    Nesses locais, mesmo carros e outras motos pingam óleo ou água (ou ambos), e a combinação com o piso geralmente já escorregadio é perigosa.
    Soube de um caso de um conhecido da minha família que morreu na garagem de casa, manobrando a moto. Por qualquer razão ele perdeu o equilíbrio, a moto tombou e ele bateu de cabeça não sei exatamente onde, mas acabou morrendo. Pode ser que tenha mesmo escorregado em óleo...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Péricles!
      É uma situação semelhante aos postos de gasolina... chocante o que aconteceu com o seu conhecido!
      Ninguém imagina usar o capacete dentro da garagem enquanto está manobrando a moto, mas talvez isso tivesse evitado algo tão trágico.
      Se bem que esse parece mais um daqueles casos do tipo "chegou a hora"... não haveria como evitar. Essas coisas deixam a gente pensando...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Sim, tem coisas que são tão ridículas que parece impossível de acontecer... Se bem que essa história é bem antiga, já ouvi algumas vezes, faz parte do ritual "Não Compre Moto Porque Moto é Perigoso" da minha família...
      Abraço!

      Excluir
    3. Bom, no Brasil acaba sendo mesmo.... ninguém respeita as leis de trânsito e e se a gente não se cuidar, dança... agora deu saudades das minhas tias...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  3. Legal ver a quantidade de motociclistas dospostos a ajudar o cara.

    ResponderExcluir