quinta-feira, 30 de março de 2017

Pequenas distrações e viseiras abertas

Usar corretamente um capacete não é apenas colocá-lo bem afivelado na cabeça.

Também é manter a viseira sempre bem fechada para evitar que ela cause situações como esta:

Imagem e reportagem: http://www.rondoniagora.com/policia/motociclista-morre-ao-se-chocar-na-lateral-de-carreta-na-br-364


Viseiras abertas causam distrações, podem ameaçar ser arrancadas com o vento ao ultrapassar um caminhão.


Essa pequena distração momentânea pode causar um acidente fatal como esse aí de cima.

A gente costuma pensar que a única utilidade da viseira é impedir a entrada de insetos e pequenos ciscos no olho.

Isso não deixa de ser verdade, e é sua utilidade mais comum:

Imagem e reportagem: http://www.atualfm.com.br/site/capacete-com-viseira-levantada-causa-acidente-em-concordia/

Abrir a viseira para conversar com a garupa pode ter sido a causa primária deste acidente, o inseto foi a causa final.

Mesmo motociclistas que costumam rodar de viseira fechada costumam abri-la para poder ouvir a garupa.

Aliás, essa atitude pode ter sido a causa deste segundo acidente aí em baixo.

A viseira bem fechada do capacete também oferece proteção para situações que o pessoal nem imagina, como esta:

Imagem e reportagem: http://www.midiamax.com.br/transito/retrovisor-perfura-olho-motociclista-colidiu-camionete-ernesto-geisel-321801
Reportagem: http://www.midiamax.com.br/transito/retrovisor-perfura-olho-motociclista-colidiu-camionete-ernesto-geisel-321801

Por estar aberta, a viseira não impediu o impacto contra a haste do espelho retrovisor.

O que poderia ter sido um acidente besta teve um resultado trágico e irreversível.

Situações como essa são extremamente raras.

Muito mais fácil de acontecer é o piloto ser arremessado contra o mato na beira da estrada, onde tem um monte de arbustos com muitas hastes capazes de fazer o mesmo estrago.

E para finalizar, duas reportagens curiosas relacionadas à viseira do capacete:
Imagem e reportatgem: http://www.piracurucaaovivo.com/2015/06/homem-morre-em-acidente-apos-viseira-de.html

A coitada da viseira e o capacete acabaram sendo responsabilizados por matar o piloto que já havia quebrado o pescoço com o tombo...

Essa notícia não resiste a um mínimo de análise, é uma pena que o pessoal não avalie as informações antes de publicá-las.

O capacete somente impede ferimentos à cabeça, não impede que o pescoço seja quebrado.

Única coisa que pode talvez impedir um pescoço quebrado é manter a velocidade dentro dos limites permitidos.

Alguém com o pescoço quebrado já está morto, a jugular cortada não influi em mais nada.

Sabe, a viseira faz algumas coisas ruins, mas matar o piloto... acho que não.

Uma viseira mata no máximo um pombo:
Imagem e reportagem: http://www.visordown.com/news/bizarre/rider-survives-140mph-pigeon-crash

O pombo bateu na viseira a 80 km/h, desacordou o piloto que abriu o acelerador e saiu da pista a 225 km/h.

O piloto só não morreu porque o capacete era bom.

Se a viseira estivesse aberta, a manchete certamente seria muito pior.

Viseiras fazem coisas ruins, como embaçar em dias de chuva e impedir a entrada de ar nos dias quentes.

No entanto, a proteção que ela oferece fechada compensa as desvantagens, e muito.

A única situação aceitável para abrir a viseira apenas um pouquinho, coisa de um dedo, é em dias de chuva para deixar entrar um pouco de ar para desembaçar — e somente pelo tempo suficiente para isso.

Se a viseira estiver embaçando muito, será hora de parar e esperar a chuva melhorar.

Melhor abrir um pouco a viseira do que pilotar às cegas até achar um lugar seguro para parar.

Mas não abra o suficiente para entrar muita água, porque a água suja respingada nos olhos por um carro passando ao seu lado é um risco muito grande.

Mantenha a viseira sempre fechada e você não se arrependerá.

Um abraço,

Jeff

18 comentários:

  1. Boa Noite Jeff e pessoal do blog,

    Viseira fechada é coisa séria e absolutamente necessária, já perdi as contas das pedradas que elas já levaram no meu lugar, a quantidade de insetos espatifados e o número de vezes em que ela segurou um ou outro Besouro.

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    1. Olá, Washington!
      Obrigado pelo depoimento e por acompanhar o blog!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Gostei do Besouro com B maiúsculo, passou bem a ideia do tamanho do bicho!
      Eu de novo,
      Jeff

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  2. Me fez lembrar o rapaz aqui do blog que ficou com um passarinho engatado entre a viseira e o capacete. Varias situações citadas na postagem de hoje atualizou as minhas definicões sobre o assunto.
    Sobre a viseira embaçada é só comprar um produto anti embaçante de mascara de mergulho, ele cumpre com excelência o papel, é barato e com um fraco pode passar varias vezes, eu prefiro esse do que colocar aquela viseira pela parte de dentro da viseira.

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    1. Boa dica!
      Me fez lembrar a dica do xampu por dentro da viseira. Essa eu aprendi com um motorista de ônibus em uma excursão para Caxambu... ou era Campos do Jordão? Aquelas coisas que você faz quando é adolescente e ainda não tem habilitação.
      Xampu é mais fácil de encontrar do que anti-embaçante de máscara de mergulho, eu nem saberia onde encontrar. Bom, xampu também não, eu só usava quando tinha cabelos, não compro faz um século.
      Hummm... quase um século.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. O anti-embaçante vc acha facil na internet e em lojas que vendem artigos de pesca. Nao recomendo shampoo, detergente ou qualquer outro produto nao recomendo porque no sol faz um reflexo parecendo um arco-iris, em carro é normal o novato comprar produto pra tudo e só depois da merda que aprende, um amigo meu que me deu essa dica e ele disse que depois disso só passa jornal e diz que é maravilhoso kkkk
      Eu nao gosto daquelas viseiras anti-enbaçante internas porque as que encaixam bem sao caras e as paralelas sempre tem que fazer alguma gambiarra e todas uma hora ou outra descola, cai e voce passa um aperto dos grandes.

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    3. Jornal não falha... hehehe...
      Só está cada vez mais difícil de achar, jornais impressos estão em extinção.
      Nunca tive problemas com arco-íris na viseira... ou então usei xampu na época em que estava tomando antidepressivos, então nem notei porque ver arco-íris era coisa super normal, tipo a OVA de Bakuon...
      Um abraço,
      Jeff

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    4. Kkk realmente jornal esta com seus dias contados, dia sim dia nao vou passear com meu cachorro vou justamente nos dias em que os panfleteiros passam e descaradamente vou retirando a quantidade de papel que preciso rs os melhores sao aqueles de super mercados 😂
      Esqueci de flr que o pior de passar detergente na viseira é em dia de chuva, tanto o calor da respiração com a baixa temperatura do lado de fora da viseira quanto aquelas horinhas que vc da uma abridinha na viseira pra respirar legal(sempre entra agua) caga tudo, e se passar a mao é pior kkk
      Hoje cedo consultei o manuel do meu capacete e la diz pra nao se passar quaisquer produtos na viseira, sobe o risco de danifica-la, me lembrou meu primeiro capacete eu cuidava tao bem dele mas o proprio vento o riscava, danificava e deixava na cor amarela rs

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    5. Por isso que quando encontrei um capacete que se encaixou perfeitamente na minha cabeça, com viseiras fáceis de trocar e possibilidade de sobrepor fumê por cima da branca, nunca mais arrisquei outra marca.
      Como proteção contra impacto não sei se vai valer alguma coisa, mas também não pretendo testar.
      Testar é a palavra perfeita para essa situação.
      Fico imaginando que a palavra surgiu nos tempos do exército romano quando o PROTESTE deles resolveu experimentar a eficiência da proteção para os coitados dos legionários... e tome porrada na testa.
      Um abraço,
      Jeff

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    6. Acho que não foi o PROTESTE, deve ter sido o INMETRUS.
      Eu de novo,
      Eu

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  3. Nunca vi no Brasil, mas lá fora há capacetes com headset embutido que permitem conversar com o carona tranquilamente. Imagino o preço de um par...

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    1. Capacete já com isso embutido não conheço, mas há aparelhos que você mesmo pode instalar e que permitem a conversa não apenas com garupa, mas com todos os pilotos e garupas dentro do alcance do bluetooth dos aparelhos que fica na casa de 1 km. Bakuon, episódio 3.

      Você encontra à venda no mercado com o nome de "intercomunicador bluetooth para capaccete" a partir de 219 reais, mas acredito que os mais baratos só tenham capacidade de atingir a garupa. Para até 3 pilotos estão na faixa de 350 reais. Claro que esse "até 1 km" é em condições perfeitas, sem obstáculos.
      Até uns tempos atrás, os hômi estavam proibindo o uso porque o Brasil é um país muito respeitador das leis e isso dava uma ótima desculpa para enfiar uma multa.

      Multar é a solução para tudo neste país.

      Só não sei se o pessoal consegue rodar em segurança sem se distrair com alguém buzinando na orelha o tempo todo. Já viu vídeos de casais discutindo em cima da moto?
      O coitado do piloto chega a levar cascudos com a moto andando. Se são merecidos eu não sei, mas dar cascudos em quem está pilotando uma moto com você na garupa não é a mais saudável das atitudes.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Eu utililizo uma com fio na epoca paguei uns 50 reais, só da pra flr com o garupa em estrada ate que é bom mas em bairro esse tipo de aparelho é inutil. O aparelho funciona como uma central e pode ser incrementado outras coisa com p2

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    3. Olá, Felipe!
      O que é p2?
      Abraço,
      Jeff

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  4. Meu depoimento a respeito do assunto, em dois tópicos:

    1. Uso da viseira em velocidades baixas:

    Muita gente só baixa a viseira quando começa a pegar velocidades acima de 60km/h ou mais, na falsa ideia que abaixo disso não tem problema.
    Bom, além de pilotar, eu também ando bastante de bike (há 12 anos). Obviamente, uma bicicleta não atinge altas velocidades como uma moto, mas esses anos de ciclismo me renderam um hábito que jamais largarei: óculos escuros de dia e óculos transparentes à noite. Numa velocidade baixa, cerca de 20km/h, temos o reflexo de piscar involuntariamente ao perceber a aproximação de algo vindo em direção ao olho. Alguns insetos voam a mais de 30km/h, pela soma básica já percebeu que que temos um treco de alguns milímetros vindo a 50km/h no seu olho né? Pois é, como não temos super-poderes, só temos o reflexo de piscar nessa situação após o impacto. Mas ok, nada que seja suficiente pra perfurar o olho, mas geralmente o inseto possui alguma substância que reage com a lubrificação natural do olho, se tornando uma verdadeira pimenta malagueta queimando tudo, e o reflexo nesse caso é meter o dedão pra coçar e manter o olho fechado. Pela lei de Murphy, essa série de eventos quase sempre vem precedida de alguma emergência na qual você precise das duas mãos no guidão.
    Eu acho que tenho pleno controle da bicicleta, mas jamais esquecerei da vez que me acidentei por causa disso: estava numa curva aberta a uns 30km/h, o inseto veio no meu olho, ardeu na mesma hora e institivamente tirei a mão esquerda do guidão pra coçar e nisso surgiu um buraco enorme na minha frente. No susto, freei só com a mão direita. Esse freio da direita na bike freia a roda traseira. Como foi um susto e precisei fazer força, fora a velocidade, não deu muito certo: a roda deslizou, a traseira escapou, caí no buraco e fui ejaculado pro meio da pista. O carro que vinha atrás queimou pneu pra não passar por cima de mim. Uma coisa inacreditável, bem ao estilo daqueles filmes de premonição. Felizmente, o motorista não vinha muito rápido e conseguiu parar antes de me atropelar.
    Nunca tive problemas com isso na moto, mas acho prudente esse relato comparativo. Você que leu até aqui, tenha em mente uma coisa: se a moto começou a sair do lugar, seu olho já está vulnerável. Eu sei que são dois, mas um deles inoperante diminui bastante sua visão periférica das coisas ao redor e o resto... torça pra Murphy não te descobrir. Não banque o super-herói.

    (continua)

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  5. 2. Uso de óculos com viseira aberta:

    Eu realmente não entendo aquelas imagens das pessoas em motos custom potentes e usando aqueles capacetinhos coquinho estilo skatista, com a cara totalmente exposta e um óculos escuros que usamos muito no clube ou na praia.
    Deve ser só pra posar pra foto mesmo.
    Tudo bem que os óculos protegem os olhos de pequenos impactos diretos, mas é totalmente ineficiente contra aves, pedras, besouros pre-históricos, poeira, fumaça que arde nos olhos etc e etc.
    De acordo com o relato anterior, eu jamais saio em duas rodas sem óculos. Quando pegava a moto, nas velocidades baixas, eu deixava a viseira aberta (contradizendo meu conselho anterior, eu sei), mas sempre com um bom par de óculos. Assim que aumentava a velocidade, eu abaixava a viseira.
    O problema é que os óculos protegem os olhos, mas não impedem a entrada de abelhas no seu capacete, por exemplo. E quando a dita cuja entra, dicilmente ela consegue sair, por conta da pressão de vento empurrando ela pra dentro. De duas, uma: ou ela vai te ferroar em algum canto ou vai ficar andando pelo seu rosto procurando uma fenda pra escapar. O difícil é controlar o impulso de ficar quieto deixando a pequena fabricante de mel fazendo aquela cosquinha e dando a impressão que vai te ferroar a qualquer momento.
    Bem, isso que me aconteceu há alguns meses... num corredor... A uns 40km/h mais ou menos. Tudo ia tranquilo até que uma dessas danadas passou na minha frente e foi pescada pelo meu capacete de viseira aberta (mas com óculos). Ficou ali, zanzando perto da minha testa e o meu reflexo foi o que? Bater cabeça igual um roqueiro na tentativa dela sair, mas não adiantou. Quando se balança a cabeça, você perde coordenação motora de equilíbrio. O resultado foi um retrovisor de carro quebrado, a lataria de outro arranhada, uma moto caída e a dignidade estraçalhada. Arquei com tudo, mas a vergonha de se acidentar desse jeito é indescritível. O pior é que a abelha, culpada por tudo isso, simplesmente fugiu sem prestar socorro.
    Compartilho isso aqui pra evitar que mais algum jovem padawan passe por isso.

    Hoje, além dos óculos, ando sempre com a viseira abaixada.
    Parabéns ao blog.

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    1. HAHAHAHAHA!!!!!
      Essa foi a melhor descrição de um acidente que eu já li...
      E que abelha safada...
      Onde se viu fugir sem prestar socorro...
      Vai virar postagem!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. E valeu pelas dicas sobre pilotagem em baixa velocidade com viseira aberta!
      Ambos os comentários irão virar uma postagem porque nem todo mundo lê os comentários.
      Abração,
      Jeff

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