quarta-feira, 29 de março de 2017

Olha só porque você não deve andar colado...

De moto a gente tem mania de andar colado à espera de uma chance para ultrapassar.

Mas fazer isso com veículos opacos como caminhões e ônibus tem seus riscos:



Mesmo carros são um perigo, você nunca sabe quando ou porque um motorista irá parar de repente na sua frente.

Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/goias/transito/noticia/2017/03/personal-trainer-morre-apos-acidente-de-motocicleta-na-br-153-em-goiania.html

O motorista pode resolver parar de repente porque ouviu ou pensou ter ouvido um barulho de alguma peça solta no carro...
Imagem e reportagem: http://www.emaisgoias.com.br/motociclista-morre-apos-bater-na-traseira-de-um-caminhao-na-br-153/

Ou parar no acostamento para atender um celular.

O acostamento sempre é um lugar perigoso, ainda mais se ele estiver próximo a um acesso à rodovia.

Então o prudente é sempre ficar longe de quem vai à frente, coisas inesperadas acontecem e nem sempre você terá reflexo para desviar.

Não é porque você se criou jogando videogame e tem outra velocidade de reação em relação a pilotos fósseis jurássicos pré-ouriços supersônicos azuis que você está imune a esse tipo de coisa, viu, meu irmão?

E vou aproveitar para contar uma pequena discussão familiar sobre prudência na pilotagem depois de pegar carona com meu irmão. 

Temos estilos de pilotagem ligeiramente diferentes.

Ligeiramente é a palavra certa. Já meu irmão me chama de грязевой вулкан.

Pois bem, essa é uma característica de gerações mais novas.

O treinamento no videogame lhes deu ótimos reflexos, mas isso lhes causa uma certa arrogância na hora de avaliar a própria suposta capacidade.

Alguém já disse que o maior problema que derruba motociclistas é o próprio ego.

Não desejo isso para meu próprio irmão, mas temo pelas consequências desse erro de avaliação.

Estou muito bravo com ele. Ainda mais depois que ele fez almoço só pra ele e não lavou a louça.

Um abraço,

Jeff

11 comentários:

  1. É proibida a circulação de motorizados no acostamento (reservada a pedestres e bicicletas), conforme artigo 193 do CTB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis!
      É fato, mas existe aquele momento transitório em que o acesso à via principal se confunde com o acostamento. Muita gente acaba parando o carro sobre o acesso pensando que está no acostamento, por isso eu mencionei.
      Fora isso, a circulação no acostamento realmente é proibida.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Jeff, Eu apresento este vídeo:
    http://www.clarin.com/sociedad/insolito-accidente-cordoba-moto-choco-novia_0_HkcAWrKnx.html

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ric!
      Muchas gracias!
      Será ótimo para uma postagem mostrando como ocorrem ocultações depois de pequenas elevações do terreno!
      E apesar de o piloto falar da noiva... quem estava totalmente na contramão era ele. Muita gente se machuca em estradas sem nenhum movimento justamente por imaginar erradamente que não encontrará nenhum veículo...
      Obrigado pela recomendação de vídeo e reportagem!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Jeff, vou compartilhar uma situação vivida por mim no trânsito.
    Quando estou no carro, sempre mantenho distância suficiente para brecar em caso de qualquer emergência, porém, quando estou de moto, eu noto que esta distância fica menor (bem menor) e aí brigo comigo mesmo, pois se deixo uma distância razoável quando de carro, porque não faço o mesmo quando de moto?
    Tenho a resposta... a visão de campo que um motociclista tem é privilegiada, isto é, a postura é mais elevada e não há toda aquela tralha do seu carro na sua frente (volante, painel, parabrisa, tampa do motor e para choque), fazendo com que o motocilcista sem querer se aproxime em demasia do veículo à frente, que se de repente resolve frear (não interessa o motivo, pois quem vem atrás deve manter distância segura para frear a tempo) não dá tempo de parar a moto e bate mesmo (ainda mais com estas porcarias de freios a tambor e pneus finos, o que não é o caso da minha moto).
    Rodo pouco com a moto, mas já passei uns sustos bons, inclusive com minha filha na garupa. Graças a esta minha postura me safei de todos sem danos.
    Meu amigo, temos que nos conscientizar que o motociclista é a figura mais FRÁGIL no trânsito e como tal tem que se conscientizar disso. Um pequeno toque de outro veículo em uma fechada e já era... o causador nem amassa o carro, vai embora e você já era... Temos que ter esta consciência.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, José Carlos!
      Autoconsciência dos limites próprios e da moto é a melhor arma para combater a mortandade no trânsito. E mostrar situações reais que a moçada nem imagina eu considero uma ótima maneira de fazer isso.
      Outro motivo que nos leva mais à frente quando estamos de moto é a pressão dos motoristas atrás da gente. Ficam impacientes se mantemos uma distância de segurança em relação ao carro da frente, consideram isso um espaço onde eles poderiam estar. Como se ficar 5 metros à frente fosse mudar alguma coisa. Infelizmente, o primeiro contato que o brasileiro tem com a experiência de um automóvel muitas vezes é através da tv vendo corridas ou jogando videogame... confundem trânsito com automobilismo.
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff ja passei por diversas situacoes por causa dessa tal "pressao", os motoristas desprezam as motos e qualquer oportunidade tentam ultrapassar mesmo a motoca estando no meio da faixa, vingança? Kkk bom isso me ensinou a ficar no cantinho mesmo e quem quer passar que passe o importante é a nossa segurança, porque assim como citei qualquer coisinha os carros jogam pra cima da moto mesmo.

      Excluir
    3. Pois é, tem muito motorista sem noção por aí. Consideram que a rua é só para os carros e tratam as motos como invasores do espaço "deles".
      Mais ou menos o nosso sentimento em relação aos ciclistas... hehehe...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Por coincidencia passei por essa situacao(ou parecida), la vou eu transitando no bairro em uma via de duas faixas busao parado a direita e eu suave na esquerda, acelero pra passar a terceira nesse momento ja estou quase ultrapassando o busao parado quando percebo que ele nao parou por acaso, ele parou para dar passagem a uma garota de mochila e fones(as os fones de ouvido 😫) tudo foi muito em cima, a unica coisa que deu pra fazer foi frear e mesmo assim só parei uns 3 metros... apos a garota kkk
    Sei que isso é ate normal de acontecer mas essa vez realmente me marcou pois foi o mais proximo que cheguei de atropelar alguem e olha que eu estava devagar, foi realmente uma surpresa e a garota? Bom ela n expressou nenhuma reacao nem antes e mem depois ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Típico... se bobear, capaz de nem ter percebido que quase morreu.
      Veículos opacos são um grande problema para motociclistas.
      Quem está de carro, dependendo da situação, até consegue ver pés ou sombra de pernas por baixo do ônibus. Mas de moto em uma posição mais alta precisamos sempre estar prevendo que crianças ou alguém usando fones de ouvido possam estar atravessando na frente do ônibus.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Esqueci de falar que isso foi ontem de manha rs
      Apesar de nao estar atras do busao(colado) o final foi praticamente o mesmo do video.

      Excluir