segunda-feira, 6 de março de 2017

O depoimento do dono da Lead

É com muita felicidade que transcrevo o depoimento do leitor James Locke, atuação destacada em Lost e grande filósofo iluminista: 

Falae Jeff, blz?

Bem, comigo não... minha brava gorduchinha (Lead 110 2012) com TODAS as revisões feitas na mesma CC está "cansada" e não é de pegar a marginal pinheiros inteira todo dia, graças a vc eu sei como e porque!

Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Honda_Lead_110

Vou te contar o que aconteceu na esperança de que outras pessoas não sejam levadas ao erro.


Quando comprei minha scooter estava decidido que cuidaria muito bem dela para que durasse muito (não ligo em não ter a scooter mais moderna ou mais nova).


O plano era simples, seguir a recomendação do fabricante! Sem ler o manual atentamente é claro!


E foi executado com maestria por mim e minha parceira CC, até o dia que a levei para a revisão de 40.000 km... 


Me ligaram informando que seria necessário trocar um retentor do motor e que custaria R$ 21,08. Troca autorizada.


No dia de buscá-la fui informado pelo mecânico que executou a revisão que sou um cara de muita sorte, ele tirou cerca de um copo de café de óleo do motor!!! 

Imagem: http://www.mexidodeideias.com.br/cultura/quadrinhos-no-copo-de-cafe/

A minha sorte era que o motor não havia travado.


Indaguei sobre o vazamento e fui informado que não vi poças de óleo em razão do óleo ter vazado para o câmbio...


Na revisão seguinte (44.000 km) informei que a moto estava "manca" quando fria, sem força... disseram que como padrão regularam as válvulas... a moto melhorou um pouco...


Chegamos a revisão de 48.000 km, novamente a moto "manca" quando fria, sem força para vencer o menor aclive... 


Novamente um copo de café de óleo retirado, a ladainha sobre um homem de sorte e as válvulas reguladas... 

Imagem: http://www.mexidodeideias.com.br/cultura/quadrinhos-no-copo-de-cafe/

Mas desta vez veio a notícia, se isto não resolvesse teria de trocar o cabeçote!!!

A esta altura esbarrei no seu ótimo blog e comecei a me informar... 


E vc deve ter imaginado que é óbvio que eu NUNCA havia medido o óleo entre as trocas... sequer sabia o procedimento correto...


Entendi a razão da moto melhorar imediatamente após as revisões... vc já adivinhou? 


Era o óleo!!! Eles punham óleo no motor!!! Tente não rir por favor!


Bom, estou caminhando para os 52.000 km (rodo em média 950 km/mês) e a verdade é que a moto não está boa... 


Em pouco mais de 3.000 km completei cerca de 800 ml de óleo e com isso ela está apenas razoável... 


Não conheço mecânicos de moto de confiança e o reparo na CC é caro demais (claro que fui ver, por baixo ficaria R$ 1.500,00)...


Perdi o tesão, entreguei os pontos... 


Vou apenas entregá-la em uma CC a preço de banana (como alguém que devolve um presente) e tentar novamente.

Imagem: http://www.top1price.com/boyan-diy-mug-creative-cup-keep-calm-banana-coffee-cup-stainless-steel-20-cm-14-oz-travel-water-cup-fe1b46258c15435b.html

Meu consolo é que nesta nova empreitada entro mais preparado e com a esperança de alcançar 100.000 km sem ter que abrir o motor... minha nova companheira será uma PCX.


E a propósito, não sei se vc já viu, mas a Honda aperfeiçoou a armadilha do óleo... 


Usando o mesmo óleo e sem mudanças significativas (pelo menos que eu saiba) as revisões da PCX agora são a cada 6.000 km!!!


Se vc leu até aqui, gostaria muito de agradecer a atenção...


E aproveitar para tirar uma dúvida... 


Posso usar óleo 20W50 semissintético por cima do óleo da Honda? (quero dizer que vou fazer a troca por outro óleo) 


Pq é isso que pretendo fazer... Vc conhece algum além do Castrol Actevo Extra 4T 20W50?


Muito obrigado pela atenção, pelo espaço e por compartilhar com todos suas experiências e conhecimento!


[]s


Nem preciso dizer que fiquei muito feliz com esta mensagem, porque já disse lá em cima...

Mas vou dizer de novo, porque a felicidade é muita.

Saber que as pessoas estão descobrindo a realidade (triste realidade) por elas mesmas e aprendendo a se livrar das armadilhas criadas pelas fabricantes e concessionárias...

Isso significa que atingi meu objetivo de conscientizar as pessoas.

Que essas notícias se espalhem cada vez mais para que as empresas lucrem somente com o que é de pleno direito delas, sem recorrer a expedientes lesivos aos consumidores...

Se bem que a honda colocando a quilometragem para a troca aos 6 mil km... nem preciso dizer, né?

E essa estória de que o óleo vazou para o câmbio, sério que tiveram a cara de pau de dizer isso na concessionária?

Porque a Lead não tem propriamente um câmbio, não no sentido tradicional:
Imagem: Motor Lead / PCX com transmissão CVT, divulgação honda

Nas motocicletas de motor tradicional, as engrenagens e eixos do câmbio são integrados ao cárter do motor, lá dentro é tudo uma coisa só, o mesmo óleo circula sem divisão.

Mas o motor da Lead não tem engrenagens nem câmbio!!!

transmissão é do tipo CVT, continuamente variável. 

Ela usa polias expansivas e uma correia de transmissão.

A correia muda a profundidade na polia conforme a velocidade aumenta... o que altera a relação de transmissão sem os degraus chamados "marchas".

Na Lead não existem engrenagens, não existem marchas, não existe câmbio de marchas.

Como não tem câmbio, o óleo simplesmente não pode ter vazado para o câmbio...

E nem poderia ficar preso ali na caixa de proteção da transmissão, porque vazaria e deixaria poças — ou faria a correia patinar impedindo a moto de sair do lugar...

Ou seja, o funcionário da concessionária que disse isso faltou na aula do curso de treinamento obrigatório da honda e falou uma grande bobagem, sabe-se lá com que intenção... 

Por que ele não disse que o que faz o óleo sumir do cárter é o consumo natural por queima e evaporação?

Será que dizer a verdade daria a ideia para os clientes de que esse óleo 10W-30 não vale 10% do que a honda gastou em propaganda para ele?

Note que a concessionária não cumpriu com a obrigação fundamental de avisar o cliente de que o óleo precisa ser reposto nos intervalos entre todas as revisões até chegar aos 40.000 km — quando o estrago já estava feito.

Se é que falou, né?

Porque o James não comentou sobre isso, é capaz de nem terem falado nada...

Sem contar a política de colocar uma marca de tinta lacre na tampa de abastecimento / vareta medidora...

O único efeito dessa tinta lacre é desestimular os proprietários a fazer a manutenção por conta própria com medo de perder a garantia e deixá-los na ilusão de que o motor durará mais apenas com as revisões da concessionária...

Ou a honda dá um péssimo treinamento aos funcionários de suas concessionárias, ou contratam gente muito incapaz para trabalhar e falar em nome da empresa...

Parece que estão totalmente desinteressados em fazer o melhor pelos seus clientes... essa era a filosofia do sr. Soichiro Honda que, ao que tudo indica, jogaram fora há muito tempo. Acho que nem sabem quem foi...

Já passou muito da hora de arrumar essa casa, e a dona honda continua não fazendo nada...  

Sobre a PCX, estou preparando uma postagem somente sobre ela... já está há algum tempo no mercado, já deu tempo de descobrir coisas bem interessantes.

Sobre o óleo, realmente não há muitos semissintéticos 20W-50 no mercado.

Além do castrol, só encontrei o motul 5100, que é 15W-50 (ou seja, para nós é totalmente equivalente, já que praticamente não temos temperaturas abaixo de zero para que 15W ou 20W façam qualquer diferença). 

Tem também os óleos automotivos, que supostamente as motos não podem usar porque os aditivos comprometeriam irremediavelmente a embreagem...

Digo supostamente, porque uso óleo mineral automotivo na minha moto e não tenho problemas de embreagem...

Mas como não há diferença de preço entre os semis automotivo e para motos, não compensa arriscar.

Um abraço,

Jeff

23 comentários:

  1. O leitor Fabio Pra Souza fez um comentário no facebook... e o leitor Daniel Wippel avisou que eu não recebo informações de postagens no facebook, mas eu vi aqui na página.
    Obrigado a ambos!
    Esse depoimento sobre a PCX vai virar uma postagem ainda esta semana.
    Abração,
    Jeff

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  2. Jeff, bom dia.
    Não sei vai lembrar do caso do colega que teve a Lead parada em uma ponte, naquela postagem eu tinha dito sobre os problemas frequentes sobre estouro dos retentores na Lead, e disse que vaza pouco e vaza atrás do cambio com a motoneta em movimento de forma que quando ela esta parada quase não vaza evitando o empoçamento de óleo, o proprietário não percebe a ausência de óleo e ai já era.
    Quanto a postagem não sei se o óleo vaza através do cambio pelo eixo (neste caso polia, roletes...) ou por eles , quero dizer o local onde o óleo vaza quando estoura os retentores é sempre o mesmo, atrás do conjunto do cambio (polias), bem próximo a roda traseira, talvez ele apenas percorra a carcaça do cambio pelo efeito da gravidade.
    Quanto ao óleo, alem é claro de eu sempre recomendar semi ou sintético de 10w40 para cima o 15w50 mencionado serve perfeitamente, lembrando que a Lead tem refrigeração liquida, a minha já tem quase 47 mil km's sempre usando semissintéticos 10w40, tive inúmeros retentores estourados, mas como verifico e completo o nível nunca tive problemas.
    Outra peculiaridade das scooter's como você mesmo disse é a ausência de cambio e engrenagens banhadas a óleo, portanto é possível utilizar os melhores óleos para carros no mercado (que para variar são muito mais baratos, lubrax supera 10w40 sintético api SN encontra-se a 20,00), utilizo óleos para carros desde os 12.000km's, no final os motores a combustão tem o mesmo funcionamento não tendo embreagem banhada a óleo, não tem problemas em sua utilização (caso das harleys é diferente pois são óleos em compartimentos diferentes).

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    1. Obrigado por me lembrar, Ygor!
      Vai virar postagem!
      Abração,
      Jeff

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    2. Relato maravilhoso vou ate favoritar pra nao perder

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    3. Boa tarde, tive uma lead 110 q tirei zero e Rodrigo com ela 35.000 km,sempre usando óleo sintético de carro, 10w40 e nunca me deu um único problema, minha mulher está na segunda Pcx,a primeira foi vendida com mais ou menos 20.000 e sempre usando óleo sintético 10w40,essa nova dela,foi tirada zero e só fiz uma revisão,eu mesmo faço as manutenções,e só com óleo sintético de carro, tenho tbm uma Titan ESD 2009, q comprei com 12.000 e agora tá com 65.000,sempre coloquei óleo sintético de carro nela,10w40 e nunca,repito,nunca foi mexido em nada no motor,nem embreagem,tudo em estado de novo, podem ir pelo q estou falando, use e não vai na conversa desses caras.Unica coisa que vai acontecer,é que seu motor vai durar muito mais muito mais.

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    4. Luiz Antonio Ferreira...

      Você está impressionado com quilometragens como 35 mil km, 20 mil km e 65 mil km sem fazer o motor?

      Pesquise mais aqui mesmo no blog e descubra que essas quilometragens são insignificantes para falar de confiabilidade do motor.

      E olha que eu tenho uma dafra Kansas com 100 mil km sem fazer o motor.

      Se alguma de suas motos chegar lá com apenas a quantidade recomendada sem medir e complementar do jeito correto descrito no manual, poste aqui que eu pedirei desculpas.

      Mas prometa que se não chegar, você volta aqui e conta para a gente o que aconteceu a fim de que outras pessoas tomem consciência e não caiam no mesmo erro, ok?

      Não precisará nem pedir desculpas.

      Um abraço,

      Jeff

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    5. Ah, desculpe... você já está usando óleo mais viscoso do que o recomendado pela fábrica.

      Sua moto atingirá uma boa quilometragem por causa disso.

      Usar óleo mais viscoso é uma das principais dicas daqui do blog.

      O engraçado é que você entra aqui para falar para as pessoas "não ir na conversa desses caras", mas não usa o óleo recomendado pela montadora manda e faz exatamente aquilo que está na conversa destes caras.

      Olha, coerência é uma coisa demais de boa e faz bem para todo mundo.

      Principalmente para quem a aplica antes de escrever comentários.

      Passar bem,

      Jefferson

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    6. Para a hipótese de estar havendo um mal entendido e erro de interpretação de minha parte sobre quem são "esses caras" a que você se referiu, o pessoal das concessionárias ou o pessoal do blog, já me desculpo antecipadamente.

      Ando calejado com os ataques injustos feitos a este blog.

      Um abraço,

      Jeff

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  3. Olá, Jeff!

    Eu gostaria MUITO (MUITO mesmo!) que tu comentasses sobre uma manobra importantíssima em rodovias: abortar ultrapassagens - com segurança, é claro. Tenho certeza que será utilíssimo a muita gente.

    Desde já grato,
    Evandro.

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    1. Olá, Evandro!
      Essa postagem é um desafio, hein?
      É o tipo de manobra difícil de fazer com segurança... e não sei se sou a pessoa mais indicada para falar a respeito, porque minhas motos sempre foram de baixa potência (125, 150 e 230), o que sempre me obrigou fazer ultrapassagens sempre com boa margem de segurança...
      Mas vou encaixar o assunto em uma postagem que já está esboçada sobre ultrapassagens que não dão certo, essas são fáceis de encontrar material ilustrativo na internet (viram notícia trágica).
      Grato pela confiança e por acompanhar o blog!
      Abração,
      Jeff

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  4. Tenho uma PCX desde que lançaram, em 2013, e posso dar um testemunho sobre a questão do óleo. O manual dela recomenda troca de óleo a cada 8 MIL KILÔMETROS. Qual estúpido faria isso? O que segue a recomendação do fabricante, é claro. Eu troco a cada 4 mil, às vezes menos. O óleo sai em boas condições, o pessoal da CC até estranha. A refrigeração dela é líquida e eu moro no Sul, então uso o óleo "genuíno" mesmo, 10w30. Se eu morasse no sudeste ou mais pro norte já usaria um 20w50. Acho tolice usar óleo mineral, pelo menos um semisintético. Se está com medo use o motul 5100. Ela consome pouco óleo, talvez porque o cambio seja CVT (não usa óleo). O motor dela é muito bom. Agora a questão do nível do óleo, a vareta dela é totalmente enganosa. Se medir com a moto fria, se ferrou. Tem que fazer o procedimento correto, e use o cavalete central. Uma das revisões eu fiz em uma CC diferente e o nivel veio baixinho baixinho, o motor ficava estalando, adivinhe o motivo? Foi justamente nessa época que encontrei esse maravilhoso blog. Voltei para a CC antiga que fazia tudo certo. A troca sem filtro dela é 800 ml, então pode comprar 1 Litro e ficar com 200 ml pra completar depois. Em geral você precisa colocar 20% a mais do que vem no manual, então 200 ml é suficiente (tem sido pra mim). Se o novo modelo pede revisão aos 6 mil km, então troque a cada 3 mil km sem medo. E seja bonzinho com ela nos primeiros mil km que ela te recompensa depois. Coloque um parabrisa da GIVI, fica muito maneiro.

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    1. Olá, Fabio!
      Obrigado pelo esforço para entrar em contato e prestar seu depoimento!
      Apesar de não receber informações de comentários no facebook, aconteceu de eu visitar aquela postagem e consegui ver seu comentário no FB.
      Vou fazer uma postagem sobre a PCX e incluirei seu testemunho!
      Muito obrigado!
      Abração,
      Jeff

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    2. Não precisa medo,pode usar um óleo 100% sintético pra caro,10w40,e a temperatura externa não influencia nada dentro do motor,a não ser na partida a frio,em casa,temos 4 motos e só uso óleo 10w40 sintético de carro nelas,todas estão vendendo saúde,e tbm não faço revisão em cc nunca mais,só mecânicos trapalhões, a última comprada foi uma Pcx 2016,só fiz a de 500 km e não voltei mais.

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  5. Meu depoimento sobre a PCX era apenas sobre a questão do óleo, eu posso falar mais sobre ela.

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  6. pensei que fosse so eu que tivesse abismado com o novo manual com troca a cada 6 mil km kkkkkkkkk acho que fui o primeiro a da essa noticia p jeff kkkkkk
    nesses dias fui perguntar a um amigo jeff que tem uma moto igual a minha (titan 160) perguntei com quantos km ele tava trocando o oleo e ele me disse que trocava com 2 mil km, falei p ele trocar com mil km ele quase me bate kkkkk bom, se ele quer realmente da dinheiro de mao beijada p cc nao posso fazer nd ainda fui bom em alertar. abraço jeff

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    1. Olá, Jorge!
      Realmente você falou disso, mas a informação é tão surreal que eu sempre me surpreendo...
      Para a Lead e PCX haveria a pretensa explicação de uma quilometragem ainda maior por causa do arrefecimento líquido e da inexistência de engrenagens de câmbio ajudando a acabar com a integridade física do óleo...
      Mas eles padronizaram 6 mil km para todas as motos... é pra acabar.
      E agora pesquisando descobri que a Lead saiu de linha junto com a CB 1000... eita, dona honda...
      Um abraço,
      Jeff

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  7. o 5100 uso tbem na minah Apache, apesar de ter tido que trocar o disco de embreagens agora (Com 45 mil km, a moto ja tava escapando as marchas ja e sem potencia, tipo acelerava ela e com 5 mil rmp parecia que tava a tres), se tivesse usado esse oleo a mais tempo, talvez a relacao durasse um pouco mais

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    1. Olá, Wyvern!
      45 mil km é uma quilometragem razoável para trocar os discos de embreagem (não a embreagem inteira). O principal segredo da vida longa da embreagem é o bom ajuste do cabo.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Vc falando fico mais tranquilo rsrs eh sempre bom uma segunda opiniao principalmente de quem entende mais do assunto.
      Eh, a embreagem inteira nao trocou nao, so os discos mesmo, e fiz questao de pedir os usados para certificar-me de que houve a troca mesmo. E na hora de repor o oleo comprei eu mesmo em outro lugar o Motul e vi eles colocando na minha moto, pra nao ter riscos, ou pelo menos diminuir eles né?
      Abraçao!

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    3. Melhor coisa a fazer!
      E sempre checar no dia seguinte pela manhã, esses serviços são feitos com o motor meio aquecido e o óleo meio dilatado.
      Abração,
      Jeff

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  8. Pse, Depois de ver suas dicas aki no blog, esses mecanicos aqui nao terao sossego comigo rsrs

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  9. A leitora Eliane Garone comentou no facebook:

    Ois! Esse blog é fantástico! Preciso de uma ajudinha/sugestão ...

    Tenho lido tudo sobre troca de óleo para tentar me manter mais informada... eu tenho uma YBR 125 ED de 2002, velhinha já, mas minha companheira faz tempo ^^

    Só fiz o motor uma vez após um acidente e sempre confiei no meu mecânico (há 15 anos cuidando das motos da família).

    No final do ano, outro funcionário, falou que minha moto estava queimando óleo... foi quando comecei pesquisar para entender.

    Ele comentou que eu teria de fazer o motor... fiquei atenta desde então, mantive medindo o óleo e completando quando ficava baixo.

    No sábado passado fiz a troca de óleo, e hoje resolvi medir, não estava no mínimo, mas também não estava no máximo, bem no meio mesmo... Preciso completar, certo?

    Tenho notado muito que sempre pela manhã, quando vou ligar para ir trabalhar, ela fica "manca" como o rapaz descreveu no post... parece ficar rouca e faz uma forcinha para "pegar no tranco". Depois fica tudo normal >.<

    Vou ter que mandar mexer no motor mesmo?

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    1. Olá, Eliane! Desculpe a demora, não sou informado sobre postagens no facebook e não dá para monitorar mais de 1000 publicações.

      Sobre sua dúvida, somente um mecânico vendo a moto poderá avaliar com precisão.

      É recomendável repor o óleo quando chega à metade da vareta, ainda mais se você estiver programando uma viagem.

      Rodar perto do mínimo prejudica a condição de lubrificação, mas as consequências dificilmente são mensuráveis.

      Fazer isso sempre certamente diminuirá a vida do motor. Mas uma vez ou outra é tolerável, desde que não seja por tempo prolongado.

      Boa sorte com sua máquina,
      Jeff

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