domingo, 4 de dezembro de 2016

Depois deste vídeo, não preciso falar mais nada sobre o óleo da moto nunca mais...

Mas bah, me conheço, sei que não vou parar...

Este vídeo me foi indicado pelo leitor Walter Vecchi, a quem agradeço imensamente!

Assista este vídeo do Furlani e veja (e ouça) a confirmação de tudo que sempre foi dito aqui no blog!

A tampa do cabeçote desta honda CG 150 sempre revisada em concessionária é aberta e, para minha alegria (e tristeza do dono), olha só que coisa pavorosa de se ver:



Parabéns ao Furlani por mais esta iniciativa de denunciar essa prática danosa das montadoras que vai contra todos os princípios éticos pelas quais elas deveriam se pautar.

É por adotar esse óleo inadequado, esses prazos de troca absurdamente longos e permitir que suas concessionárias entreguem as motos aos proprietários com menos óleo do que seus engenheiros recomendam — enquanto posa de dedicada a 'oferecer o melhor óleo para prolongar a vida útil do motor' — que a honda deixou de ser Honda.

(E não se iluda: yamaha, suzuki, kawasaki, bmw, triumph, traxx, kasinski... todas elas perderam as maiúsculas faz tempo. A dafra nunca teve.)

Viu que beleza que fica o motor usando apenas 1 litro do óleo semissintético mágico 10W-30 e rodando os 4 mil km do intervalo de troca recomendado pela fábrica?

(E olha que semissintético resiste melhor à temperatura do que o óleo mineral, hein?)

Ouviu o que o Furlani disse e eu concordo 100%?

Que o interesse dos fabricantes está em você gastar o seu dinheiro comprando peças e fazendo serviços com eles?

Acabando logo com o motor para você comprar outra motocicleta nova?

Aquele cara dizendo isso no vídeo não sou eu não...

É muito bom saber que não estou sozinho nessa briga.

Além do Furlani e do Madeira, Mecânicos Profissionais, vários leitores também estão ajudando a divulgar essas picaretagens do mercado e abastecendo o blog com novas informações!

Nada se iguala à minha alegria neste momento!

Agora fico só imaginando a cara de bocoió daquele pessoal que sempre defendeu com unhas e dentes a honda e demais fabricantes...

Vá nessa onda de acreditar piamente nas montadoras e sua moto ficará do mesmo jeito que essa aí...

Eu queria ter gravado a reação dos mecânicos da concessionária dafra que fizeram a revisão de 6 mil km da minha Kansas 150 — a única que fiz depois de comprar a moto.

Eu comprei a Jezebel com pouco mais de 3 mil km do casal Lobo & Loba, que sempre a trataram com mais 200 ml de óleo do que o fabricante manda. Fui buscar em Volta Redonda (ela é carioca, ela é carioca... basta o jeitinho dela andar...)

Foi nessa primeira viagem que descobrimos que ela precisava era de 400 ml adicionais ao 1 litro falado no manual, mas a baixa quilometragem não chegou a comprometer significativamente o motor.

Naquela revisão de 6 mil km, os mecânicos ficaram admirados que o motor da Jezebel estava limpo, não tinha borra...

Eles nunca tinham visto um motor assim lá na concessionária...

Detalhe: 

Jezebel sempre usou a quantidade correta de óleo mineral 20W-50 trocado de mil em mil km.

Pois é...

Depois disso a motinho já morou em Santo André, Biritiba-Mirim (SP) e São José (SC).

Comigo ela conheceu Rio de Janeiro (de novo), Ilhabela, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu, Paraty, Florianópolis, São Joaquim, Imbituba, Novo Horizonte, Joanópolis, Águas de São Pedro, Americana, Sumaré, Itupeva, Bragança Paulista, Campinas, Santa Bárbara do Oeste, Serra Negra, fora outras, e continua lépida e fagueira. Não foi graças à dafra.

Hoje Jezebel está na casa dos 95 mil km com cabeçote, pistão e cilindro originais (só precisei trocar o câmbio porque extrapolei o peso máximo em viagens várias vezes).

Sabe porque a CG do vídeo tem tanta borra e aquele vazamento pela tampa do cabeçote?

Porque o aquecimento excessivo devido à pouca quantidade de óleo deforma a guarnição de borracha... além de queimar o óleo e formar borra.

Borra é óleo queimado. E o óleo queima porque o cabeçote se aquece muito, e o cabeçote se aquece demais quando o motor trabalha com pouco óleo e/ou óleo de viscosidade inadequada.

Já minha moto não vaza óleo pela tampa. Nem junta borra.

[Espaço reservado para a foto que alguém vai tirar do cabeçote da minha moto porque eu não tenho câmera fotográfica nem smartphone graças a Deus e ao meu vizinho malandro que fez a limpa do apartamento lá em São José.]

[Enquanto essa foto atual não vem, olha o cabeçote da Jezebel aberto quando ela tinha aproximadamente 62 mil km (55.907 no velocímetro + uns 6 mil que rodou sem cabo) o Daniel trocou o câmbio. Borra quase inexistente e nenhuma crosta]:
Imagem: Feita pelo Daniel na época da desmontagem para troca do câmbio. Outros detalhes na postagem sobre descarbonização do motor de 11/092014

Se o motor dessa honda CG 150 usasse 1,2 litro de óleo a cada troca, se usasse um óleo de viscosidade adequada à temperatura daquela região, e se o óleo consumido fosse reposto a cada 200 ml consumidos para permanecer dentro da faixa de segurança da vareta medidora...

Se fizesse tudo isso, o vídeo do Furlani seria para elogiar o estado maravilhoso do motor e não para mostrar toda essa borraiada.

Fiquei muito contente vendo esse vídeo, você nota, né?

E perdoe minha atitude mesquinha e um pouco vingativa, mas merecidamente curtida:

Aproveito para dizer para aquele fã de carteirinha dos fabricantes que ainda duvida deste blogueiro e não se convence nem mesmo vendo esse vídeo:

Continue a acreditar cegamente nos fabricantes, continue a colocar apenas a quantidade recomendada sem atentar para a complementação, continue a fazer a troca a cada 3 ou 4 ou 5 ou 10 mil quilômetros... 

Continue substituindo o filtro de óleo a cada trocentas trocas a cada trocentos mil km...

A moto é sua, você merece, seja feliz. Hehehehe

Um abraço a todos os leitores, menos a esses aí que eu falei por último,

Jeff :)

31 comentários:

  1. E mais uma vez entra em campo o time do bem contra a ignorância colossal!!
    Este mesmo vídeo do Furlani foi postado numa resposta ao "garoto tela azul" porque ele invadiu o canal do ilustre Takashi para tentar alguns views para o canal dele!!Fiquem atentos porque teremos novas notícias a qualquer momento!!rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedra, não vale a pena se desgastar com esse cara.
      Acabei de ver o que ele postou lá e não vou alimentar o barraco que ele está armando no canal do Tadashi.
      Fica tranquilo, ele vai colher tudo aquilo que ele planta e muito mais cedo do que ele imagina.
      As palavras que ele usa são o principal testemunho contra ele mesmo. Deixa o cara se ralar até aprender.
      Se é que ele algum dia vai conseguir aprender alguma coisa, né?
      Mais provável continuar se ralando, ralando... e ralando a moto dele.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Voce tem razão, "grande chefe"!! Só que ele apelou para baixaria atingindo minha moral da mais sórdida maneira possível.
    Então eu mostrei o vídeo que ele copiou do "óleo em seu motor",que voce postou aqui também.
    Pois bem,no canal dele ele afirma que "dublou" o vídeo,mas o vídeo dele só tem 11:18 minutos do vídeo original,enquanto o original tem 16:18 minutos no total!!
    Mostrei pra todo mundo que ele mentiu fingindo "dublar" um vídeo que já estava dublado e postei os link's,tanto o dele como o do original!
    Mas uma informação triste para voce: o ilustre Takashi afirmou que vai usar o 10w40 por 3 mil KM mesmo,ele acha melhor.
    Então é isso.Vai morrer o assunto por aqui.
    Aquele abraço,man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedra!
      Releve... encare o que ele disse no sentido bíblico, Jesus era amado por seus discípulos porque falava a Verdade... fazendo isso, a frase deixa de ser ofensiva e vira um elogio. Como eu digo, ele mesmo fornece os argumentos, fica fácil chutar de primeira.
      O Takashi viu o que eu falei sobre o problema de usar óleo menos viscoso e leu a resposta da suzuki afirmando explicitamente que não se deve usar óleo diferente do 20W-50. Mesmo assim, resolveu fazer o teste. É direito dele, isso se chama espírito científico — fazer experiências para constatar a real natureza dos fatos. O uso de óleo menos viscoso atrai usuários porque o motor passa a rodar mais livre, parece que a moto ganha potência. E ganha mesmo, porque o motor precisa fazer menos força para vencer a resistência interna causada pelo óleo. Com o tempo o pessoal descobre que esse ganho em desempenho devido ao menor atrito viscoso acaba sendo cobrado na forma de desgaste mais acelerado do motor.
      Em breve teremos material para mais postagens esclarecedoras sobre esse assunto.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Fui conferir e não encontrei o vídeo que ele "dublou" no canal dele. Ele removeu ou eu que fui pato de não achar?
      Em relação às ofensas que ele praticou, falei só daquilo que eu vi na conversa de ontem no canal do Takashi, não estou sabendo se ele falou coisas piores.
      Não perca a calma!
      Na falta de algo para dizer, o único argumento que ele conhece é escrever "kkkkkkkkkk". Só sabe kkrejar. Perdi a conta de tanto kk ele espalha em todos os comentários que ele faz. É um verdadeiro mar de kk.
      Deixe ele se atolar sozinho cada vez mais nas kk dele.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Olá jeff! Pretendo comprar minha primeira moto e li uma porrada de textos do seu blog. Ainda bemq ue sou curioso e resolvi aprender muita coisa sobre motos antes de comprar uma. O problema é que estou apaixonado (Ja que você nomeia as suas motos com nomes femininos, não é absurdo haha) pela desgraçada da Horizon 150. Logo, pergunto a você: Se eu seguir as recomendações dos níveis de óleo valeria a pena compra-la? Sinceramente, gostaria muito de te-la, mas tenho pouca experiencia. Você, como possuidor de uma Kansas com 100mil km poderia me falar melhor sobre isso. Muito obrigado cara, de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danilo!
      Eu compraria tranquilo uma Horizon mesmo sabendo tudo que hoje eu sei da dafra. Sou partidário de que a gente deve ter a moto que ama e não aquela mais fácil de comercializar no mercado. Moto é paixão e sorrir todas as manhãs ao olhar para a garagem faz parte dessa experiência.
      A Horizon 150 é fabricada pela mesma zongshen que fabricou a Kansas. A qualidade dela é visivelmente melhor em todos os componentes e detalhes do que aquela que gente encontra na antecessora (Jezebel não nos ouça...). Ficando de olho para não ser tapeado por esse truque feito para induzir o povo a colocar menos óleo que o necessário, conferindo o trabalho feito nas revisões, completando o óleo sempre que necessário e não somente nos intervalos ridículos recomendados, você terá tanta felicidade com sua moto quanto eu tenho com a minha, a menos que entre em cena o Imponderável de Almeida — todo lote industrial tem variações de tolerância e qualidade do produto final, mas isso é uma regra geral válida para tudo que é manufaturado.
      Tem vários canais de vídeos no youtube mantidos por donos de Horizon e todos estão muito satisfeitos com ela. Tem até o vídeo que publiquei aqui sobre o dono que constatou o problema da falta de óleo e recomendou o blog. Ninguém melhor do que eles para trocar uma ideia e avaliar eventuais problemas que eu não esteja sabendo. Fora esses dois, do óleo e da empresa importadora, não conheço nenhum.
      Um abraço, e felicidades com sua primeira moto,
      Jeff

      Excluir
    2. Poxa que legal jeff! Realmente, a dafra tem uma má fama que lhe precede, e vi todos os videos de donos da horizon e teve gente que completou seus 10.000km sem problemas! Mesmo não sabendo da maracutaia do óleo (que todas as montadoras fazem...pasme!). Não ouve notícias de horizon 150 ou 250 com rompimento de painel, ao contrário, a motinha parece ser bem forte. Ficarei de olho nesses segredos, afinal, todo veículo tem seus segredos. Muito obrigado pelo seu blog Jeff, ajuda demais as pessoas! Estou passando o blog a frente para todos lerem! Abraço para você e para jezebel ahahahha!

      Excluir
    3. Obrigado, Danilo!
      Fico feliz que o blog tenha sido útil a ponto de você o recomendar aos amigos!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Mais um post excelente, e concordo com o Jeff. Vamos dar valor aos que estão interessados em manter suas motos em dia com as melhores dicas. Aos que ainda confiam nos fabricantes, vamos deixá-los falando a asneira que quiserem. Nossas motos e bolsos vão agradecer sempre. Já os deles...a única coisa que posso fazer é rir MUITO !!! Rsrsrsrssr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Marcelo!
      Vida ensina a todos nós, mas aprender é responsabilidade exclusiva de cada um.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Bom Dia Jeff,
    Comprei uma bros 160 zera, esta com 3km rodados e a próxima será somente com 6 mil km, sabe me informar se perco a garantia por efetuar a troca do óleo antes da revisão ? e se eu passa-se a utilizar o óleo 20w-50 também perderia a garantia ?
    Obrigado pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que perderia por fazer a troca e também por usar outra viscosidade sim, Otávio. Eles nunca recomendariam o uso de outro óleo que não o deles, a garantia deixa isso explícito. Eles têm como descobrir se você mexeu porque colocam uma marca de tinta-lacre entre o bujão e o cárter, se ele for removido a tinta se rompe e é a prova de que alguém fez algo que não deveria. Agora o curioso é que já vi essa marca de tinta-lacre no bujão de abastecimento/vareta medidora do nível de óleo... qual a intenção de lacrar um bujão que o fabricante recomenda verificar diariamente antes de sair com a motocicleta? Seria cômico se não fosse mal intencionado. Caso sua moto tenha essa marca de tinta-lacre na vareta medidora, por favor, fotografe e envie para mim, terei prazer de fazer uma postagem a respeito. E se quiser esclarecer essas dúvidas sobre a troca do óleo com a concessionária para ver o que eles falam, pode ser interessante.... mas não fale nada sobre a vareta medidora lacrada (caso encontre), senão a coisa perde a graça... hehehe
      Note que medir e eventualmente complementar o nível de óleo com o óleo recomendado por eles é algo que a concessionária não pode contestar, é obrigação do proprietário determinada pelo próprio manual do proprietário.
      Antes de colocar mais óleo no motor é fundamental saber se a sua concessionária joga no time das honestas que entregam a moto com o nível correto, ou se está no time das que entregam a moto apenas com 1 litro de óleo e dane-se o proprietário.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Entendi, a troca de óleo não faz muito sentido, a viscosidade realmente está bem explicito no manual. Existe sim este lacre na vareta medidora e acredito que foi colocada após a revisão dos mil km mas não posso afirmar, no dia seguinte o da revisão dos mil tive que acrescentar quase metade do pote de óleo para deixar no nível correto.
      Assim que sair do trabalho eu tiro a foto e te mando, no e-mail do hotmail, correto ?

      Excluir
    3. Obrigado, Otávio!
      Caramba, a cara de pau desse pessoal lacrando a vareta medidora é uma coisa assombrosa... o que eles querem provar com isso? Que não darão garantia porque o dono descobriu que estava sendo tapeado? Na hora em que as autoridades resolverem agir, vai ser um barata-voa de ganhar destaque no jornal nacional...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Obrigado pelas palavras Jeff.Mas as ofensas dele me deixaram Pt da vida,porque ele não se ateve aos argumentos técnicos que ele diz possuir.
    Mas te mando os link's,só para voce conferir in loco.
    https://www.youtube.com/watch?v=jeLTJbS2rA0&t=4s
    Este é o original.
    https://www.youtube.com/watch?v=Or8lFzbF8DE
    Este é o falsificado.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedra!
      Realmente, ele editou o vídeo original e gravou com a voz dele as mesmas informações que já estavam lá... o mais engraçado é ver ele começar o vídeo falando do "óleo com especificações iguais ou acima do que pede a fabricante" e abastecer a própria moto com 10W-40 abaixo dessas especificações... ele explica o motivo de não poder usar óleo fino, e usa óleo fino...
      Coitado, é a prova de que ele não interpreta as informações que recebe.
      Além disso, o cara gosta de se atribuir méritos que não possui. Notou a marca d'água "COPYRIGHT 2007" que só aparece no vídeo dele? Não sei se é coisa dele ou se ele pegou de alguma outra fonte na internet, mas acho difícil que alguém mais fosse se dar a esse trabalho de simular um direito autoral que não possui. O vídeo "original" foi postado pelo Fernando Rosa em 28/09/2013 e não tem esse "copyright". Desconheço onde ele o encontrou ou se há outros vídeos com esse "copyright" gravado.
      A "jaislan produções" pega vídeos e manuais de proprietário e coloca a marca própria como se tivesse algum direito a fazer isso. Deixa ele. Uma hora vai descobrir que isso é tipificado na legislação de direitos autorais e não vai gostar de ver a encrenca em que se meteu. Perder credibilidade ele não vai, porque não acredito que alguém ainda acredite nele.
      Quanto a ter te ofendido ao ser desmascarado, era previsível. Quando algumas pessoas não têm a capacidade de rebater ideias nem justificar os fatos usando argumentos fundamentados, apelam para o ataque pessoal. É uma tentativa desesperada de manter as aparências. Caráter é aquilo que define a cada um de nós, e nosso caráter é julgado de acordo com nossos atos e palavras. Não se deixe abalar porque, na impossibilidade de ganhar uma discussão técnica, te deixar abalado é a única alegria que ele conseguirá ter.
      O conhecimento técnico que ele pensa que tem está sendo demonstrado na prática por ele mesmo. É só aguardar o resultado, a embreagem já foi para o espaço, agora falta o resto do motor abrir o bico. Tomara que não se envolva em um acidente por causa disso.
      Lembra daquele cara que aos 30 mil km se orgulhava de só usar a quantidade recomendada pelo fabricante? E que aos 40 mil km o motor estourou de entortar biela? É dó dar tempo ao tempo que das leis da Física e da Mecânica ninguém escapa.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Agora eu li na conversa lá que o vídeo veio de uma certa distribuidora, talvez tenha sido ela a editar e colocar a marca d'água do "copyright 2007".
      Detalhe é que aquele filme que deu origem a ambos os vídeos mostrados por ele e pelo Fernando Rosa que divulguei aqui certamente foi feito há mais de 30 anos. Não tenho certeza, mas é capaz de eu ter assistido na escola técnica em 1977. Na época os filmes que assistíamos em sala de aula tinham esse padrão de qualidade e gravação.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. cacete Jeff. se tinha borra assim em cima imagine no fundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!
      Aquela borra se forma por causa do aquecimento, queima e evaporação do óleo, e a parte mais quente do motor é justamente o cabeçote.
      Lá no cárter também forma borra, mas em menor quantidade. O que tende a se acumular ali são as partículas de desgaste das peças do motor. Como lá é menos quente, ela tende a formar uma lama cuja maior parte escorre junto com o óleo escoado em cada troca.
      A postagem de amanhã vai explicar esses mecanismos de formação de borra com mais detalhes!
      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

      Excluir
    2. certo véio. no aguardo de mais posts!
      o blog tá nos favoritos. todo dia dou um clique pra ver se tem novidades. abraço!

      Excluir
    3. Valeu, Rafael!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  8. O leitor Walter Vecchi que falei na postagem comentou no facebook:

    Jeff, obrigado por divulgar o resultado das minhas "andanças" pela internet em busca de material de qualidade. Sempre que posso divulgo o seu blog mas algumas pessoas são teimosas igual mula quando empaca...
    Mais algumas considerações:
    1) no manual da nova xre 190 a Honda ensina direitinho como medir o nivel do óleo, porém, recomenda a quantidade de apenas 1 litro naquele motor;
    2) No ckeck list em inglês da manutenção das Bmws a fábrica recomenda a troca do óleo castrol 15w40 a cada 10.000 km. As concessionárias brasileiras estão trocando por cautela a cada 5.000 km, mas os donos estão reclamando do prazo curto e querem seguir a recomendação da fábrica. Essa história ainda vai dar um bom pano pra manga...
    3) Vc recomenda o flush do óleo?

    Um grande abraço e continue na batalha. Somos os seus soldados.... rsss

    Eu é que tenho de te agradecer, Walter!
    1) Notei essa mudança de atitude da honda e comentei na postagem:
    http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/11/a-honda-atendeu-aos-pedidos-do-blog.html
    A manha continua justamente em não informar de uma vez a quantidade correta. Mais uma vez ela fica fazendo pose e não resolve de uma vez o assunto.
    2) Comentei essa estratégia da bmw na postagem:
    http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/09/como-nao-perder-seu-motor-zero-km-e.html
    Prazo curto 5 mil km? Coitados.
    Os próprios donos das motos esticando a quilometragem mostra o despreparo técnico e o desconhecimento que possibilitam às empresas deitarem e rolarem no mercado. O Brasil é o melhor lugar do mundo para vender motocicletas, só não estão vendendo tudo que podiam porque a água bateu no umbigo e o povo não consegue mais pagar a mensalidade de quatro motos a cada compra: uma para o fabricante, outra para o governo totalizando o preço à vista e mais duas para o banco no financiamento.
    3) O flush se torna uma necessidade quando a moto é usada em condições extremas, ou seja, conforme as concessionárias as entregam aos clientes, isso já é a condição extrema. Um motor bem tratado com a quantidade certa de óleo não acumula borra a ponto de justificar esse tratamento. Amanhã entra no ar uma postagem específica sobre isso, eu limei da de ontem porque ficou muito longa.
    Obrigado pela contribuição e por acompanhar o blog,
    Jeff

    ResponderExcluir
  9. Jeff, é muito importante a limpeza do filtro de óleo da Titan 150? Pois pelos vídeos, é preciso abrir a tampa lateral do motor, e é apenas uma rede fina metálica, um trabalhão que só, não sei se teria coragem de fazer isso com medo de danificar algo ou não fechar bem.

    E sobre o filtro de combustível, também nunca troquei nesses ~23 mil Km, mas esse eu vi que é mais fácil, vou ver se efetuo a troca.

    Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesker!
      Você está falando do filtro de tela, aquele que fica do lado esquerdo do motor, correto?
      Confesso que também negligencio essa limpeza às vezes, mas sempre é importante manter os filtros limpos. A capacidade de retenção de partículas é limitada em função da área livre, e se o fluxo de óleo for severamente restringido, o motor pode até fundir.
      Outro dia fui informado de uma situação que nem tinha imaginado, discos de embreagem se esfarelando e obstruindo esse filtro, Outra coisa que pode bloquear a tela são as limalhas de um câmbio desgastado, as engrenagens soltam muita limalha (cavacos) de aço. Problemas como esse não tem hora para acontecer, e a inspeção desse filtro permite detectar problemas na fase inicial antes que te deixem parado no meio de uma viagem entre as cidades de Cafundó do Mato Brabo e Fedeunópolis.
      Não é complicado abrir esse filtro, só precisa prestar atenção na sequência de instalação das peças para não fazer a montagem invertida nem esquecer a arruela de vedação. Instale a tampa com os dedos tendo certeza de que não está entrando torta na rosca e aperte com força compatível com o comprimento da ferramenta, sem gorilar, e não terá problema algum.
      Agora a Titan tem outro filtro que esse eu recomendo mandar limpar só em oficina porque está dentro da tampa direita do motor. É o filtro centrífugo, e a simples remoção da tampa já exige a substituição da junta de vedação, coisa que você só encontra na concessionária ou terá de fazer recortando uma folha de material apropriado para isso, um trabalhinho chato pra caréu.
      Vou te dizer que o filtro de combustível pode ser até mais ardiloso... instale as abraçadeiras nos lugares certos, uma vez começou a vazar gasolina em cima do motor no meio da estrada, quase viramos Ghost Rider por conta de um aramezinho de 2 centavos fora do lugar...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  10. Deveria ter um botão de curtir e compartilhar para todos do mundo de todas as redes sociais.
    Parabéns pelo fantástico trabalho. Você faz o que todo jornalista deveria fazer, publicar aquilo que não querem mostrar, o resto é publicidade. Não lembro quem mandou essa frase, mas é ótima hahahah.
    Abraços Jeff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel!
      Foi o apoio dos leitores que sempre me estimulou a continuar denunciando esses casos até que aparecessem provas concretas. E graças a essa troca de ideias, felizmente isso ocorreu e posso dizer que o número de visitações de hoje às postagens mais "suculentas" do blog tem sido fantástico!
      Grande abraço,
      Jeff

      Excluir
  11. Muito bom o post jeff.

    Seu blog ja esta nos favoritos no meu navegador a muito tempo kkkk costumo entrar diariamente para ver se tem postagem nova, não vou mentir que fico chateado quando nao vejo post novo kkk mais entendo que nem todo dia tem post, mais a ansiedade é grande kkkk.

    Jeff estou querendo (desejo kkk) comprar uma moto nova para mim no proximo ano (la pra março,ou ate antes, dependendo do dinheiro kkk) como ja mencionei em posts anteriores tenho uma titan 150 ano e modelo 2010 a famosa cara de gato,exatamente essa do video, so que a minha é com rodas de liga-leve, sou o 3° dono dela por isso quero comprar uma nova, pois apesar dela ser bem cuidada nao é msm coisa de cuidar de uma a partir do 0km o amor se torna maior kkk. Queria te perguntar se vale a pena msm fazer as revisões na honda? ja vi donos de motos aqui na minha cidade onde compraram motos desse ano (titan 160 ano e modelo 2016) fazerem revisão de 1 mil km na oficina onde faço revisao na minha pq dizem que as revisoes nao prestam. e por incrível que pareça a moto (titan 160) que cheguei a ver depois que saiu da concessionaria,nao tinha um pingo ou gota de graxa, a moto totalmente no seco e isso sem verificar se a moto tava no nivel de oleo correto, pq nn tive tempo de acompanhar e verificar isso. Comprando uma moto 0km posso optar por nao querer as revisões da concessionaria? pq depois de tudo que ja vi aqui no seu blog nao confio mais de jeito nenhum na honda e nem muitos menos nas concessionarias. De uma coisa eu sei a primeira coisa q vou fazer assim que comprar é verificar o oleo e se tem lacre ate na vareta de mediçao de oleo tenho certeza que vou perder a garantia pq vou verificar o nivel de oleo.

    Abraço jeff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge!
      Obrigado por acompanhar e confiar no blog!
      Não fazer as revisões significa abrir mão da garantia. O componente mais caro da moto é o motor e a principal causa de problema é a falta de óleo, mas sempre existe o risco de alguma peça defeituosa se quebrar do nada por uma falha de produção. É uma questão de se dispor a correr esse risco. Além disso, toda máquina precisa de manutenção preventiva.É sempre melhor trocar uma peça antes que dê problema do que ficar parado longe de lugar nenhum precisando de socorro. Sem falar no risco de acidente.
      Você terá de se programar e assumir o controle de trocar filtros, regular válvulas e fazer outros ajustes, trocar fluidos, peças de desgaste conforme a tabela de manutenção para garantir sua própria segurança. Ou seja, terá que se tornar alguém curioso por mecânica para entender o que acontece com sua moto e não ser induzido a erro por mecânicos desonestos. Encontrar um bom mecânico de confiança permanentemente confiável é um desafio. Essa é uma decisão que somente você poderá tomar em função da qualidade de atendimento na sua região. Caso sua concessionária não permita que você verifique o nível de óleo, é caso para processo na Justiça.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  12. Jeff,veja que preciosidade eu achei hoje! Não podia deixar de enviar a voce.Este vídeo é excelente para esclarecer na prática tudo que voce ensina! veja: https://www.youtube.com/watch?v=RlUieTVRF_Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedra, muuuuuuuuito obrigado!
      Mandou muito bem! Vou adiar a postagem de hoje e antecipar a deste vídeo porque não vai dar trabalho nenhum... hehehe
      Muito obrigado mesmo!
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir