quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Minha moto nova não funciona - Parte III

Você acabou de comprar sua moto 0 km e está todo feliz com ela. 

Mas, como todo bom e honesto brasileiro (os desonestos não precisam fazer poupança nem pagar juros pornográficos, eles pagam com dinheiro vivo guardado na cueca), o dindin só deu para pagar as despesas da compra....


Então você chega no posto e manda colocar só 5 reais, torcendo para o frentista errar e colocar uns centavos a mais (sei como é, sou brasileiro honesto)...

Não cometa esse erro!

O tanque de combustível da moto vem da fábrica protegido com um óleo protetor anticorrosivo para evitar oxidação enquanto a moto espera por um dono no pátio ou concessionária.

Esse óleo é mais viscoso e não queima igual à gasolina, então ele precisa ser bem diluído numa boa quantidade de gasolina para evitar problemas de falha de combustão.

Se você colocar apenas 2 ou 3 litros de combustível, todo o óleo se diluirá nessa pequena quantidade de gasolina, formando um líquido gosmento que vai entupir as passagens estreitas do carburador.

Mesmo que sua moto seja flex, nos primeiros 2 ou 3 abastecimentos use apenas gasolina, e de preferência aditivada.

Se você não tomar esse cuidado de encher o tanque logo no primeiro abastecimento, sua moto poderá apagar no meio do trânsito, criando uma situação perigosa. 

E será muito difícil conseguir fazê-la funcionar novamente até que toda essa contaminação seja eliminada do tanque e carburador.

Isso deve estar recomendado no Manual do Proprietário de sua moto, mas como todo brasileiro (infelizmente), você não leu antes de sair da concessionária, né?

Pois devia, porque lá há muitas informações importantes que podem impedir vários problemas de sua moto.

E poupar grandes prejuízos e evitar risco de acidentes.

Mas isso é assunto para outras postagens...

Um abraço,

Jeff

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