terça-feira, 17 de outubro de 2017

A falta de visão que o caminhoneiro tem de motos e bicicletas

Três vídeos com a visão do caminhoneiro para você entender a dificuldade que é ver uma moto no trânsito:



Te poupei todo o tempo que ele ficou preso sem poder sair da garagem porque os manés não deram vez... 

Se quiser e tiver 7 minutos para perder, veja a tensão que ele passa já no começo do dia de trabalho só para sair da garagem.

E agora vendo a cabine, note como os veículos, principalmente moto e bicicleta, aparecem pequeninos nos espelhos.

Elas desaparecem totalmente quando entram no ponto cego da cabine: 

A moto já sumiu do espelho, mas ainda não está visível na janela da porta.

Imagem: Vídeo https://youtu.be/MZPLsoPDmII aos 07:33

Esta imagem foi feita aos 7:33, note que a moto ainda não apareceu e o ciclista de camisa preta permaneceu oculto à frente da coluna e do visorzinho da câmara de ré em cima do painel (coisa ainda rara por aqui).

Se o motociclista ou o ciclista tentassem aproveitar o trânsito lento para costurar na frente do caminhão, dificilmente seriam percebidos a tempo de evitar um esbarrão suficiente para derrubar a moto ou bicicleta debaixo da roda dianteira.
Imagem: Vídeo https://youtu.be/eHoRMhq_uaI aos 7:15. Esse vídeo foi incluído na postagem Nunca ultrapasse um veículo lento pela direita com outros bons exemplos de situações complicadas com caminhões e caminhoneiros.

Fica ainda mais fácil não perceber motos e bicicletas porque os caminhoneiros aproveitam esses momentos de trânsito quase parado para checar os compromissos do dia...

E veja o espelho do lado direito:

É praticamente impossível enxergar uma moto nos espelhos do lado direito — esse é o motivo de ultrapassagens pela direita serem proibidas.

O segundo vídeo é bem legal, mostra a rotina diária de um caminhoneiro de carga líquida, a moto aparece aos 4:55Recomendo fortemente não assistir os primeiros 30 segundos do vídeo, se você assistir não conseguirá desassistir, depois não reclame, quem avisa amigo é.


Eu avisei, não avisei? Teimoso!

O que vale destacar aqui é que cargas líquidas são as mais perigosas.

Mudanças bruscas no volante desequilibram a carga, esses caminhões tombam com mais facilidade, então não conte com a possibilidade que um deles venha a desviar de você em uma emergência.

Entre botar fogo (ou despejar leite) num quarteirão inteiro, perder o patrimônio de meio milhão e arriscar parar no hospital ou além, mais alguns meses sem faturar o frete de cada dia — ou atropelar um motociclista imprudente — adivinha qual a melhor mais tentadora opção para o caminhoneiro?

Neste terceiro vídeo, é apenas um furgão, mas a dificuldade de visualização nos espelhos é a mesma.

Note como o espelho direito raramente é monitorado.

O espelho direito somente é olhado no momento em que o motorista quer voltar para a pista de veículos lentos depois de ultrapassagens.



A imensa maioria dos motoristas não procura por motos no espelho, motos só são lembradas na hora de falar "cara, desculpa, não te vi!"...

E motos têm o péssimo mau hábito de rodar bem acima da velocidade dos outros veículos, causando surpresas.

Se um motociclista apressado resolve se enfiar pelo lado direito de um caminhão ou ônibus, e até mesmo um carro ou uma moto pilotada por mim, ele não será visto.

Dificilmente haverá tempo de evitar um susto — ou um acidente bem feio.

Note que tanto no furgão quanto nos caminhões as colunas da cabine encobrem tranquilamente uma motocicleta e até um carro inteiro.

Agora você entende porque tem tantos vídeos no youtube de caminhões arrastando carros por aí.



Ao compreender a dificuldade que é dirigir um veículo com mais de quatro rodas, ainda mais os grandalhões, você aprende a respeitá-los.

Assim você não cria situações difíceis para eles e extremamente perigosas para você.

Um abraço,
Jeff

6 comentários:

  1. Olá Jeff, tudo na paz?
    Da uma olhada nesse acidente, que bizarro...
    Um pneu se solta, bate no carro e ricocheteia no motociclista. Ainda bem que ele estava todo equipado.

    https://9gag.com/gag/aoOYXjn

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!

      Pois é, contra azar não tenho nenhuma dica não... talvez rezar antes de sair de casa?

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Boa Jeff, excelente dica, é preciso muita cautela e calma, o que parece que muitos motociclistas não tem.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, José Carlos!
      A cada dia o pessoal parece ter mais pressa... Não é a toa que o Brasil é o país com a maior taxa mundial de acidentes em proporção à população.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Boa postagem, por isso que eu sempre dou a preferência para os coletivos e caminhões pois sei que esses motoristas tem um nível de estresses maior do que nós motoristas e pilotos de motocicletas. Muitas vezes os motoristas não acreditam que estou dando passagem de tão pouco comum que é essa atitude no trânsito. Acho que devemos tentar dar o exemplo e quem sabe fazer com que outros também abrace a ideia. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Takashi!

      É bem por aí, também acontece muito comigo, a gente facilita para o caminhão e o motorista não acredita porque "sabe que o motoqueiro vai aprontar".

      Sempre digo que todos os aprendizes do trânsito deveriam conhecer um pouco das dificuldades que os outros enfrentam, teríamos um trânsito muito mais humano.

      Retribuo o forte abraço,
      Jeff

      Excluir