quarta-feira, 26 de abril de 2017

O semáforo deu amarelo, o que eu faço?

Pessoal, aí vai um lembrete importante:

Cuidado na hora em que o semáforo acende o amarelo...
Imagem e reportagem: http://www.cadaminuto.com.br/noticia/301958/2017/04/06/motociclista-morre-em-grave-acidente-no-eustaquio-gomes

Parar assim que o semáforo dá amarelo pode ser um risco muito grande, você precisa ter bom senso.

Bom senso e consciência do trânsito à sua volta.

Sempre que for parar a moto, verifique pelo espelho quem está atrás de você, e o mais importante:

Com que velocidade ele está vindo, e qual o tamanho dele...

Não é todo mundo que reduz a velocidade quando vê o amarelo. 

Pelo contrário, volta e meia tem alguém que acelera para tentar aproveitar antes que venha o vermelho.

Ele estará de pescoção esticado olhando para cima, na direção do semáforo, e não para você e sua moto parados bem no meio da rua...

Caminhões e ônibus são um problema especial.

Eles precisam de distâncias maiores para desacelerar e parar, então você precisa levar isso em conta na hora de decidir se deve parar ou não na luz amarela. 

Caminhões pesados carregados evitam perder embalo e têm grande dificuldade de parar, então não seja ingênuo de parar no amarelo na frente de um deles.

Ônibus sendo obrigados a estancar podem derrubar os passageiros em pé.

Mesmo que ele consiga parar antes de te atingir, sua atitude excessivamente cautelosa no sinal poderá fazer com que alguém se machuque.

Você pode rodar pelo meio da faixa, é direito seu ocupar esse espaço mantendo boa distância lateral de veículos nas outras faixas de rolamento.

Mas quando você for o primeiro a parar, mova a moto para um dos lados e pare sobre a marcação que separa as faixas.

Isso dará espaço para alguém distraído passar por você sem te atingir.

Cuidado com a faixa da direita — ônibus e caminhões que transitam por ela são mais largos, não é vantagem buscar esse lado da rua.
Ocupe preferencialmente o espaço entre as faixas esquerda e central, se houver três faixas.

Se não houver, reserve espaço suficiente para a passagem de um grandalhão.

Dependendo da situação, pode ser preferível se arriscar a tomar uma multa do que ser atropelado. 

Iniciar a travessia no amarelo não deveria ser motivo para ser multado, esse é o argumento para usar na hora de tentar reverter a multa.

Se ela vier... existe uma temporização nas câmeras para evitar multas nessa situação.

Agora, se ela é usada aqui no Brasil...

Um abraço,

Jeff

20 comentários:

  1. Parabéns pelo post Jeff.

    Aqui em Recife-PE ocorreu um caso bem semelhante a este, a diferença ficou por conta do veículo que tentou passar no semáforo amarelo, um ônibus.

    O motociclista reduziu a velocidade, nas mesmas situações relatada neste seu post, e não percebeu que havia um ônibus à sua retaguarda com a intenção de passar sob o semáforo amarelo.

    O resultado foi um acidente fatal para o motociclista e sua esposa. Lastimável!

    No trânsito os retrovisores merecem bastante atenção e principalmente no momento de frenagem.

    Situações inesperadas podem ocorrer a qualquer momento, o carro a nossa frente freia bruscamente na intenção de evitar um acidente e instintivamente "alicatamos" o manete do freio e caso não saibas como o veículo à tua retaguarda está o risco de um acidente aumenta drasticamente.

    PS: Além do instinto de "alicatar" o freio o coração vai a 1000bpm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!
      Obrigado por acompanhar o blog e pelo relato!

      Realmente precisamos estar atentos aos espelhos e nos condicionarmos a evitar as situações que obrigam a frear fortemente!

      Você me lembrou de uma dica importante que esqueci de postar, vou complementar o texto, obrigado!

      Isto é, se conseguir, porque hoje passei o dia inteiro tentando abrir a página de edição de texto do blogspot e não consegui.

      Um abraço,

      Jeff

      Excluir
  2. O leitor Marcell Silva comentou no facebook:

    Jeff, um dos grandes problemas dos semáforos é a falta de padronização no tempo que demora para alternar entre o sinal amarelo e o vermelho (que soma com imprudência e inexperiência), enquanto alguns semaforos demoram longos 4 segundos para mudar do amarelo para o vermelho, outros gastam apenas 2 segundos para fazer a alteração, eu nunca sei se acelero em sinais amarelos ou começo a reduzir. Esse tempo varia de semáforo para semáforo sem nenhum critério logo em relação a velocidade ou tipo de cruzamento, etc.

    Mas alguém vai dizer que em sinal amarelo não é para acelerar.. claro que não, a menos que vc esteja em uma moto e vc nunca tem certeza de quem vem atrás não vai acelerar também no sinal amarelo, alguns aceleram até mesmo no vermelho. oO

    Fico impressionado com o fato de poucas pessoas perceberem essa falta de padrozinação, 1 segundo mal planejado entre um acidente ou não, ou seja, é a diferença entre a vida e a morte de alguém no trânsito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcell!

      É verdade, Marcell. Lembro de um semáforo em Floripa que dava raiva, ele permanecia no amarelo quase tanto tempo quanto ficava no vermelho. E a mesma coisa na hora de abrir.

      Como tudo no Brasil, falta rigor técnico na hora de fazer as coisas, tudo se improvisa, do jeito que sair saiu.

      Parece que o pessoal tem prazer em criar essas armadilhas do trânsito, que seriam totalmente evitadas se houvesse interesse dos responsáveis pelo setor de trânsito das cidades.

      Infelizmente, escola no Brasil não ensina o pessoal a pensar em parâmetros, em critérios técnicos, em lógica e racionalidade.

      Todo mundo fica lá fingindo que estuda e no final sai com um certificado de conclusão, na imensa maioria das vezes sem o menor preparo para solucionar problemas técnicos.

      Trânsito é algo essencial em nossas vidas, e que eu saiba não existe uma única faculdade voltada para a preparação de profissionais para atuação nessa área.

      Gente capaz de observar detalhes como esse que você mencionou e relacionar causa e efeito, a falta de padronização causa acidentes.

      Será que um dia veremos?

      Tomara que sim, este país precisa começar a mudar para melhor, já passou da hora.

      Um abraço,

      Jeff

      Excluir
  3. Boa dica essa de parar deixando espaço a direita (ou esquerda). Muito importante acompanhar todo o fluxo em volta para evitar sustos/acidentes. Lembrando sempre que em baixa velocidade tudo é mais tranquilo, porém em velocidades maiores...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos!
      A gente não pode se desligar nem na hora de reduzir para passar em uma lombada. Atrás pode estar um cara bêbado ou no celular, como neste caso revoltante:
      http://www.alagoas24horas.com.br/1055417/video-mostra-atropelamento-de-motociclista-na-forene/
      A monitoração pelos espelhos poderia ter evitado esse crime (não dá para chamar de acidente).
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Olá Jeff.
    Obrigado pelos esclarecimentos a respeito do motor sem óleo. Realmente fiquei com a pulga atrás da orelha até o momento que vc mencionou a precisão do equipamento de medição, aí tudo fez sentido.
    Agora outro assunto, já ouviu falar de filtro de óleo magnético? Achei excelente a iniciativa, e super fácil também. Vou planejar um aqui e fazer pra mim, da uma olhada quando puder.
    https://www.youtube.com/watch?v=0b7S8f0xrfI
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel!
      Vídeo muito interessante, vai virar postagem sim!
      Único cuidado é que precisa tomar é que alguns magnetos se desagregam, esfarelam (ímãs à base de ferrite) e ele se precaveu usando um ímã de neodímio, e ainda encapou (dá para fazer a mesma coisa com fita isolante).
      Quem assistir o vídeo poderá ficar tentado a improvisar com o ímã mais fácil de encontrar, o de alto-falante, que é de ferrite. E só dá para aplicar em motos com cartucho externo, a maioria usa cartucho interno. Se alguém tiver a ideia infeliz de colocar dentro do cartucho, correrá o sério risco de danificar o motor.
      Vou abordar com detalhes na postagem, inclusive a quantidade de partículas magnéticas depois de apenas 2 mil km, que me pareceu excessiva.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Só quando alguem toca no assunto a gente fica pensando o que faz rs alem desse metodo do corredor eu sempre vou mais devagar quando sou o primeiro da fila, justamente se ele ficar amarelo tenho mais tempo de reduzir, logico que quando chega uma determinada distancia volto a acelerar rs
    Mas cruzamentos e curvas com entrada para nova pista sempre me deixam com muito medo, sempre fico imaginando alguem vindo voando ao meu encontro inclusive nas entradas para uma nova pista chego a aguardar o encontrao rs é realmente uma sensacao muito louca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é essa consciência de que a encrenca pode vir que te salva a vida.
      O pessoal se acidenta na inocência justamente por não imaginar que alguém possa estar desrespeitando o semáforo ou a preferencial.
      E a gente que fica ligado nessas paradas evita virar manchete.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Jeff,sou eu de novo!!Não tem nada a ver com o assunto,mas como voce insere palavras em russo(?) segundo um leitor do blog,se for verdade,veja se este vídeo é útil para voce.É sobre óleo,mas tem a ver com o tal tempo de resistência ao calor.
    https://www.youtube.com/watch?v=7cnveg4bhq8
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedra! Obrigado, valeu!
      Escrever em russo é muito fácil, uso o tradutor do google e copio o texto... mas não conte pra ninguém, é segredo!
      Assisti o vídeo colocando legendas em inglês, o youtube dá a ferramenta CC para colocar legendas e nas ferramentas (a engrenagenzinha) você pode determinar a tradução automática para o português ou qualquer língua. Funciona melhor para o inglês, e mesmo assim ele perde metade das palavras.
      Interessante ao final ele mostrar o estado do motor aberto de um carro usado no trânsito diário de Moscou... mesmo óleos sintéticos ficam naquele estado no para e anda do trânsito em um país sem verão rigoroso.
      Aquela degradação não se deve à temperatura, que só é atingida na cabeça do pistão.
      O dono daquele carro deve ter confiado na propaganda e rodado pela quilometragem que eles dizem que o óleo aguenta sem nunca ter conferido o nível e reposto o óleo. Tipo fiat Marea.
      Agora imagina isso nas motos onde o pistão trabalha com o dobro da velocidade e sem arrefecimento líquido. E no verão do Brasil.
      Vou ver se consigo traduzir melhor o vídeo para fazer uma postagem.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Legal,Jeff,mas eu só te mandei,porque além do teste,tem ainda outros vídeos onde ele esquenta o óleo num tubo de ensaio a 1.000 graus,não sei dizer se C ou F,pois mudam depois,além de mostrar os óleos noutro teste de corrosão em máquina Tinken,tudo no mesmo canal!
    Aquele abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sem tempo de conferir o canal, tradução urgente para entregar... assim que puder eu confiro, valeu pela dica!
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  8. Aqui em Natal no começo do mês aconteceu um acidente parecido o motorista também não respeitou o sinal e motociclista bateu na lateral dele e morreu o mas absurdo foi o motorista dizendo que fazia 30 anos que dirigia sem habilitação, a gente tem que tá ligado sempre não pode confiar em preferencial, condução defensiva sempre. o link da matéria http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/motorista-de-caminhao-avanca-sinal-fechado-bate-em-duas-motocicletas-e-mata-um-homem-em-natal.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Torres!
      É lamentável ver coisas como essas acontecendo... e o motorista trabalha há 30 anos sem nunca ter tirado uma habilitação... às vezes tenho a impressão de que estamos sozinhos nesse mundo, e todos contra nós.
      Obrigado pelo link, e um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Na verdade, a situação é meio paradoxal: ter habilitação não implica necessariamente em ter competência para dirigir. Me lembrei de um caso que vi no cidade alerta há alguns anos: durante a madrugada de um final de semana, uma kombi foi atingida em cheio por um carro de luxo cujo condutor estava bêbado, em altíssima velocidade voltando de uma noitada, mas com a habilitação em dia. O condutor da kombi, que não estava fazendo nenhuma condução irregular, apesar de estar com a habilitação vencida há 12 anos, morreu na hora, e estava indo trabalhar na feira.

      Excluir
    3. Olá, McGyver!
      Realmente, a habilitação não é garantia de competência. Na melhor das hipóteses, apenas atesta que o condutor teve acesso a um livro que explicava as regras de trânsito. Se ele leu ou não, se entendeu ou não, se aplica essas regras no dia a dia, realmente a habilitação não tem como comprovar.
      Mas esse cara que aprendeu a dirigir há 30 anos pegou condições de trânsito mais amenas, mais tolerantes a erros.
      A moçada hoje em dia é jogada às feras do circo sem preparo mesmo depois da habilitação, principalmente no caso das motos.
      A habilitação é só o patamar mínimo que se espera encontrar por aí. E o cara estar há tantos anos dirigindo sem ela, mostra o quanto o sistema que deveria fiscalizar isso é ineficaz, inoperante e incompetente no sentido de não ter competência para tal e não no sentido ultrajante.
      Bem...
      Ineficaz, inoperante e incompetente, exceto na hora de arrecadar multas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  9. Jeff. Tem outra coisa que acho que mereceria um post também: motoristas que batem em motoqueiros que param para o pedestre passar na faixa. Ja vi muito acidente igual esse do sinal amarelo, so que ae no caso é a faixa. Ae muita gente tem medo de parar par ao pedestre e ser atingido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vyvern!
      Colocarei na pauta da programação.
      Já são uns 300 rascunhos, alguns iniciados e outros somente com a ideia para desenvolvimento posterior, um dia eu acabo fazendo.
      Ou então faço que nem o Belchior, me mando por este mundo de meu Deus.
      Aí ficarei devendo.
      Abração,
      Jeff

      Excluir