segunda-feira, 3 de abril de 2017

O outro depoimento do outro dono da Lead

Transcrevo o ótimo comentário do leitor Ygor Pessoa, proprietário de uma honda Lead, feito na postagem Meninas, scooters, propagandas e mundo real. [Alterei o título da postagem porque já havia uma outra postagem com o mesmo título com o depoimento do leitor James Locke... my sorry... my bad...]

Naquela postagem eu comentei uma série de desvantagens das motonetas no trânsito diário, vale a pena conhecer a experiência, a opinião em primeira mão e as dicas de um proprietário que usa sua motoneta Lead diariamente:
Imagem: Divulgação honda

Jeff Bom dia.

Como dono de motoneta venho aqui defendê-las (trabalho difícil), porque simplesmente não dá, contra fatos não existem argumentos.

Mas não se pode generalizar, a época das rodas de 10 polegadas está acabando, as burgman's e dafra's smart quase não vendem e as lead's pararam de ser fabricadas no Brasil.

As scooter's hoje já saem com [rodas de] no mínimo 13 polegadas, não é muito, mas melhor que antes, um duro aprendizado que foi feito com os pilotos de teste do Brasil (nós), ou seja simplesmente não tropicalizam os produtos produzidos lá na Ásia.

A maioria das fabricantes estão priorizando rodas de 16 polegadas na dianteira e 13 ou 14 na traseira, a ciclística está boa, continua não sendo muito, mas lembro que muitas motocicletas tem diâmetros parecidos de 15 a 18 polegadas.

O problema é para quem vai comprar e não analise este pequeno detalhe (tamanho das rodas).

Como dono de uma Lead, posso ajudar os iniciantes.

Nunca caí devido a buracos (já passei até por boca de lobo sem tampa), aqui vai o macete:

Nunca tente desviar do buraco por que na maioria das vezes (90%) não dará tempo e se a roda dianteira pegar de lado você vai sair da trajetória e fatalmente cairá.

Jogue seu peso para trás como se fosse empinar a moto, aliviando totalmente a frente da moto, trave bem os braços — pronto, a parte da trajetória e controle resolvidos.
Imagem e postagem sobre empinar motos: http://www.blogmotos.com.br/como-empinar-motos-de-trilha-fotos/ — É similar a empinar uma moto de trilha, mas a motoneta tem a vantagem de ter a frente mais leve, o que facilita a manobra. Como a motoneta não tem torque suficiente para levantar a frente da moto, a manobra conseguirá elevar a roda por poucos centímetros, aliviando o peso da roda dianteira apenas o necessário para que ela não se encaixe no buraco.

Só que na hora que a traseira entrar no infeliz do buraco (aí você chora) porque você nunca sentirá uma dor tão grande na coluna.

O segredo aqui é tentar ficar em posição meio em pé para que seus joelhos amorteçam parte do impacto, caso não faça ficará uns dias com a coluna doendo, mas ainda sim é melhor que um tombo.

A questão aqui é como o produto é vendido (biz que faz mais de 50 km/l, motos que sobem montanhas como o corcovado, propagandas em ruas sem buracos).

Enfim, o produto vendido às vezes não corresponde com expectativa criada pela propaganda, e é aí que mora o problema.

Para os iniciantes a maioria escolhem motonetas pela ausência de câmbio, mas lembro que em menos de uma semana usando qualquer moto você estará cambiando igual a carro, é um processo automático.

Existem outros excelentes motivos para se ter uma scooter: 

Não existe ajuste de corrente e muito menos sujeira de óleo, capacidade de carga muito superior, proteção aerodinâmica maior (quem gosta de velocidade parte para outro estilo), são infinitamente menos visadas para roubo. 

E também existem as desvantagens, uma ciclística menos apurada (fazem menos curvas), nas de rodas pequenas o risco de acidente é maior, custo de aquisição superior e de manutenção também. 

Quem vai definir o uso tem de saber escolher o produto, um executivo em São Paulo tem preferência por uma scooter de maior cilindrada.

Que não tem risco por não ter rodas pequenas e o protege do tempo melhor que as outras, não perde tempo com manutenção rotineira das motos (grave falha, pois esquece de ao menos conferir nível de óleo e água), e gasta um pouco mais nas revisões (geralmente especializadas dentro ou fora das concessionárias).

Ygor, agradeço imensamente seu comentário esclarecedor!

Nada como a opinião de quem tem e usa a moto diariamente para falar com conhecimento de causa.

Sua dica sobre como enfrentar buracos com uma scooter irá salvar muitas vidas!

Logo publicarei uma postagem falando da diferença entre os diferentes tipos de motonetas e o motivo de algumas terem rodas maiores que outras.

Muito obrigado por essa contribuição inestimável!

Um forte abraço,

Jeff

10 comentários:

  1. Eu acho que prefiro um tombo do que uma lesão na coluna. De qualquer modo eu faço diferente: eu levanto do banco alguns centímetros na hora do buraco. É mais difícil fazer isso na motoneta, mas com um pouco de treino dá pra fazer tranquilamente. Não é pra ficar em pé, nem dá. É mais como se eu desse um saltinho de alguns centimetros bem na hora do buraco. Funciona comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio!
      Bom, há tombos e TOMBOS, há lesões e LESÕES. Tenho certeza que o Ygor se referiu a lesões de menor gravidade. E um tombo na frente de um carro certamente não será algo preferível a uma dor na... ahn... região sensível.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  2. Oi Jeff, tudo bem?
    Me passa seu email por gentileza pra eu compartilhar algo contigo?

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!
      Meu email é jefferson.tradutor@gmail.com ou jefferson.tradutor@hotmail.com
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Bom dia Jeff, tudo bem?
    Estou ansioso para a chegada da nova kawasaki versys-x, já ficou sabendo?
    Pois bem. Ela será uma moto trail com o motor da z300/ninja300. Não pesquisei a funda, mas li de proprietários que a troca de óleo dessas motos segundo o manual deve ser feita a cada 3000 km.

    Tive a curiosidade de pesquisar no manual da versys-x (que está em inglês por enquanto) sobre a periodicidade de manutenção e te dou 3 opções pra adivinhar o valor: 3000, 6000 ou 12000? Pasme, no manual está que a troca deve ser a cada 12000, e reduzida em caso de uso severo... (Página 96)

    Continuando com a leitura sobre a medição do nível de óleo, na página 98 diz assim: aqueça por vários minutos, espere outros vários e verifique se o nível está no meio. E na página 102 está: preencha até o nível máximo com um óleo de qualidade.
    Brincadeira né... Quero ver o manual em português, se terá alguma modificação nesses valores, pq se não tiver já sabemos o final da história.

    Segue o link do manual para conferência: https://drive.google.com/file/d/0BwmYWlzMWkPhZ1dIWGRFb0ZfVUE/view

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!
      12 mil km é para acabar mesmo... seria ótimo para eles se os donos já começassem a pensar em trocar a moto junto com o óleo do motor, né?
      Na segunda troca o cara já é convencido a trocar a moto antes de começar a dar problema...
      Felicidades com a nova moto!
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Eu tava namorando essa verdinha tambem mas o preço ta muito salgado rs

      Excluir
  4. Oi,Jeff,e aí podes crer,amizade?( rsrsr essa é das antigas!!)
    Bem,seu blog é muito grande por isso eu quero te pedir um post sobre líquido de arrefecimento,visto que as motos também precisam deste auxiliar antitérmico.( ficou chique né?)
    Deve ter alguma coisa no blog,mas é difícil de achar.Então,se for útil te mando este link duma avaliação de tais aditivos feita pelo Imetro. São uns 12 ou 13 e dentre eles alguns só com água!!
    Vê se te interessa:https://drive.google.com/file/d/0B5PKeRACjPwaVG5BbERmWXJIQkk/view
    É só baixar o PDF! aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedra!
      É verdade, tinha a intenção de fazer postagens a respeito usando a Edith como referência, mas a vida nos separou... Vou programar alguma coisa, obrigado pela sugestão e contribuição!
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  5. Falae galera!!!

    Eu faço quase como o Ygor... na minha lead eu puxava a frente pra cima...

    Realmente a escolha por uma scooter depende de muitas variantes... eu por exemplo ando muito pouco dentro de bairros (OBS para qm não é de SP, por aqui as grandes avenidas tendem a ser um pouco melhor cuidadas) então a questão das rodas é ligeiramente amenizada...
    []s a todos!

    ResponderExcluir