quarta-feira, 12 de abril de 2017

Novidades que talvez apareçam por aqui

Cinco Quatro acessórios interessantes para motocicletas:


O primeiro foi comentado pelo leitor José Carlos Aires, e é uma lanterna / luz de freio / setas de LED com bateria que detecta automaticamente a desaceleração da moto, alertando até mesmo quando você usa freio motor.

Freio motor é aquela desaceleração da moto simplesmente reduzindo marchas ou aliviando o acelerador, coisa que não é sinalizada pelas luzes normais da moto.

Como essa desaceleração pode ser intensa, contar com um sistema como esse será muito útil.
Imagem, outro vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/luz-de-freio-para-capacete-promete-aumentar-seguranca-do-motociclista.ghtml

Além disso, serve de reserva para o caso de a iluminação traseira da moto falhar.

E por estar em uma posição alta, facilita a visualização da moto no trânsito — lanternas de motos são muito pouco visíveis, são ocultadas facilmente pelo carro atrás de você.

O brake light dos carros reduz acidentes porque permite que vários motoristas antecipem a frenagem quando ele se acende lá na frente, e motos nunca tiveram isso, até agora.

Você encontra mais informações sobre essa novidade neste link da reportagem da globo enviado pelo José Carlos.

A segunda novidade é uma luva equipada com GPS (ou um GPS embutido em uma luva, você decide).
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=UePIvvNmd8E

Eu não me adaptaria com um GPS fixado no guidão da moto, e tenho dúvida se me adaptaria com um desses.

Aliás, tenho dúvida se me adaptaria com qualquer novidade tecnológica que distraísse minha atenção da pilotagem...

Mas de repente pode atender a uma necessidade de muita gente, o tempo dirá.

A terceira novidade é um headset que permite receber ligações de celular, além de gerenciar uma série de funções úteis para quem pilota.
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=UePIvvNmd8E

Poder atender ligações do pessoal atrasado e perdido errando o caminho que gosta de pesquisar caminhos alternativos no meio dos passeios seria uma função muito bem vinda lá nos WD±40...

E a quinta novidade interessante é a bota de proteção com sistema de iluminação que reproduz a sinalização de setas e luz de freio:
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=UePIvvNmd8E

Além de ser uma alternativa com reforços de proteção para as pouco práticas botas de cano longo, esse sistema de iluminação melhora a visibilidade do piloto.

Entretanto, não reproduz a lanterna, o que traz uma desvantagem em relação à luz de freio de capacete lá em cima:

A lanterna no capacete sinaliza a posição do piloto em caso de queda.

Bom, se não voar longe com o impacto...

Mas em casos de queda simples, de longe os mais comuns, indicar a posição de um motociclista caído pode salvar vidas.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Jeff, sobre a luz de freio, realmente o breaklight faz diferença. Aqui na auto elétrica é comum chegar veiculo que queimou as 2 lampadas de freio.
    no caso de moto é bem mais complicado. já me ocorreu de queimar e eu só notar quando fui guardar na garagem. não tem uma segunda ou terceira lampada para backup.....

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeff. Segurança é um item básico, sendo que no último vídeo, na parte final das botas sinalizadoras, observei na moto usada como exemplo, aquilo que você aponta como absurdo em nome da aparência, do visual moderno, as setas embutidas na única lanterna traseira, com luz de freio e luz de serviço. Observei que fica praticamente impossível perceber que tem uma seta ligada.
    Aí entra aquela máxima que diz "Criar dificuldade para vender facilidade".
    Jeff, este seu blog é o único que vejo religiosamente todos os dias. Acredito que outros amigos, seguidores e leitores fazem o mesmo.
    Abração e que Deus te abençoe, a sua família e a todos os seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos!
      Muito bem observado!
      Quando eu escrevia a postagem, esse detalhe da baixa visualização da lanterna/luz de freio/setas me chamou a atenção, mas acabei esquecendo de comentar.
      A preocupação deles não é só o design não... o custo dessas lanternas integradas também é muito mais vantajoso porque elimina cabeamento para independente para os piscas, reduz 22 segundos no tempo de produção da linha de montagem...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. E obrigado por acompanhar o blog todos os dias!
      Você tem uma paciência enorme!
      Tem hora que nem eu me aguento... hehehe
      Abração de novo,
      Jeff

      Excluir
  3. aquele kit de iluminação no capacete, eu usaria o primeiro do vídeo. os outros talvez se me dessem.

    ResponderExcluir