quarta-feira, 5 de abril de 2017

Estou sentindo cheiro de mordida...

Deputados deputando habilitação para motos em 3 categorias:
Imagem e reportagem: http://oglobo.globo.com/brasil/comissao-aprova-texto-que-classifica-habilitacao-de-acordo-com-motocicleta-21158330

– A1 para ciclomotor e triciclos

– A2 para motos até 300 cm3

– A3 para motos até 700 cm3...

Ciclomotor e triciclos sem limite de cilindrada?

Tanto faz pilotar cinquentinha quanto triciclo com motor de Passatão 2.0 Turbo?

Não existem motos acima de 700 cm3???

Ou é incompetência de quem redigiu o texto (seja o da lei, seja o da reportagem), ou estão tramando alguma mordida especial para os proprietários de motos acima de 700 cm3...

Rodar com sua moto 900 ou 1800 em uma quadra de um bairro pacato prova que você está apto a pegar uma rodovia sem saber o que é contra-esterço?

No Brasil tem tanta piranha que até jacaré aprende a nadar de costas...
Imagem: http://travelforever.com.br/2008/06/24/pantanal-fauna-flora-pescaria-e-mosquitos/

Até onde vi, não há a menor preocupação em limitar a categoria em função da experiência acumulada com motos de menor cilindrada.

Será apenas questão de pagar $$$ pela categoria A1, $$$$$$$ pela categoria A2 e $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ pela categoria A3?

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ em dólares para pilotar motos acima de 700 cm3?

A notícia aí de cima do globo não falava nada sobre motos acima de 700 cm3, mas essa agora do infomoney fala coisa diferente:
Reportagem: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6307014/cnh-para-motociclistas-tera-nova-classificacao-estabelece-projeto-lei-aprovado

A2 seria até 700 cm3 e A3 seria para todas as motos sem limite de cilindrada...

E a revista exame da abril diz a mesma coisa que a globo:
Reportagem: http://exame.abril.com.br/brasil/comissao-aprova-nova-classificacao-para-cnh-de-motociclistas/

O link do projeto na câmara confirma a versão do infomoney.

Bizarro grandes veículos de mídia cometerem um erro grosseiro desses, né? Hummm... 

Curiosamente, o link da reportagem do infomoney para o projeto de lei não traz o projeto de lei... 

O que acabou sendo bom, porque tentando encontrar o tal projeto, encontrei este outro mais antigo e muito pior aqui:
Reportagem: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/3115704/limitador-velocidade-podera-ser-equipamento-obrigatorio-veiculos

Os políticos estão querendo limitar eletronicamente a velocidade de carros a no máximo 10% acima do limite máximo de 110 km/h...

E a velocidade das motos limitada a 110 km/h... no máximo.
Reportagem: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/3115704/limitador-velocidade-podera-ser-equipamento-obrigatorio-veiculos

Pelo projeto, você com sua bmw S1000R terá de se contentar a rodar emparelhado a viagem toda com um carinha em uma Fan curtindo uma da sua cara o tempo todo...

E nem vai poder se distanciar dele... já imaginou?

É um absurdo sem tamanho, e de quem é a culpa de surgirem projetos draconianos como esses? 

Todo abuso gera uma reação abusiva, só que da parte dos caras que puxam as cordinhas lá em cima e que têm capacidade de arrancar ainda mais grana dos nossos bolsos.

No fundo isso não vai dar em nada para os donos de motos grandes, quem não está nem aí para as leis de hoje não estará nem aí para as leis de amanhã.

Tentar podar eletronicamente a velocidade de carros e motos somente fará surgir uma indústria de mecanismos para burlar os limitadores... 

Nem pensei no assunto e já imaginei três maneiras diferentes pelas quais isso não vai funcionar — e múltiplas maneiras como o governo se aproveitará para arrancar ainda mais dinheiro da população motorizada.

Penalizados seremos eu e você flagrados fazendo uma ultrapassagem por motivo de segurança a 111 km/h e que não teremos como escapar das multas sanguinárias.

Agora voltando a falar daquele primeiro projeto de lei sobre habilitação pré-aprovado em comissão ontem:

Vale notar que a preocupação é só com o tamanho da mordida para a habilitação em cada cilindrada. 

Farão um exame num circuitinho fechado, agora com a própria moto da vítima, e cobrarão uma bela de uma taxa para isso.

O detalhe é que antigamente a gente tirava carta em um circuitinho de rua com a própria moto... 

Fiz isso no longínquo ano de 1979. Alguém ainda fala longínquo?

Era assim que era, e isso não tinha custo nenhum.

Mas agora tem essa diferenciação por cilindradas, o que só servirá para diferenciar os valores esfolados de cada um de nós com a justificativa da "nova sistemática".

Veja que não estarão fazendo circuitos especiais para um bom treinamento como se vê no Japão — tema da próxima postagem sobre o assunto.

É simplesmente mais uma daquelas propostas "legislamos com seriedade" desprovidas de vínculos com a realidade. Alguém ainda fala vínculo?

Você que quer ter uma moto, independente da cilindrada, é melhor começar a aprender a nadar.

De costas.

Um abraço,

Jeff
PS: Agradeço a indicação do leitor Felipe Rafael Valenzuela que indiretamente acabou permitindo descobrir esse outro projeto dos "ilustres representantes do povo brasileiro".

21 comentários:

  1. Neste link (mais atual) temos a versão apresentada pela Globo: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/528407-COMISSAO-APROVA-NOVA-CLASSIFICACAO-PARA-CARTEIRA-DE-HABILITACAO-DE-MOTOCICLISTAS.html

    É uma lambança que mostra que esse políticos safados e trapalhões nem sabem o que estão fazendo mesmo. Sinceramente não sei qual é a versão "verdadeira."

    De qualquer forma, além disso, diz ali q a nova versão do texto (da lei) diz que quem já for habilitado ou estiver em processo de habilitação qd a lei entrar em vigor não será prejudicado por ela.

    Enfim, capaz de nem virar nada, mas taí mais um pouco desse mais novo e maravilhoso "projeto." :-/

    Abs



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    1. Obrigado, Pedro!
      Esse é o link que está publicado na postagem. Mas conferi agora o sito do o globo e continua com a informação errada.
      Será que esses jornalistas não sabem que existem motos maiores do que 700 cc?
      Tamanho desconhecimento do mundo, ou tamanha incapacidade de ligar os pontos, vindos da parte de jornalistas de empresas enormes como essas, são fatos assustadores.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Saudações.
    Re-lembrando Jeff.... tirei minha primeira carteira de moto em 1986.
    Fiz o percurso em uma PX200. Aqui em MG era: A1 ate 180cc e A2 acima de 200cc.
    Minha CNH constava A2B - podia idrigir carro e motos "grandes".
    Estou errado???
    Ou seja; esta divisão já existiu.
    Ao menos aqui em Minas era assim uai.
    rsrsrsr.
    Abraços e boas aceleradas.
    Ninja.

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    1. Xi, sou de tempos pré-históricos... nem cheguei a pegar essa época.
      Mas é interessante ver como o pessoal fica fazendo esse jogo de faz de conta, desfazendo e refazendo só para fingir que alguma coisa é feita... e a realidade continua a mesma, motociclistas e motoristas totalmente despreparados saindo às ruas e barbarizando adoidado.
      Barbarizar adoidado, por aí você vê como sou pré-pré-histórico...
      E não vejo nada mudar para melhor.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Ninja, tinha mesmo essa divisão.

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  3. Isso é só mais uma maneira de arrecadar dinheiro.
    Subdivide a categoria, mas nada é mudado no exame mixuruca pra tirar uma habilitação, que eu fiz, que não se pode usar o freio dianteiro, não se ensina a acelerar, nem frear, nem fazer curvas e muito menos sobreviver no transito.
    Se o Brasil fosse um país sério seria muito interessante ter subdivisões não só nas motos mais nos carros e ao meu ver seria mais sensato subdividir de acordo com a potência e não pela capacidade do motor, e que o exame de direção se preocupasse em forçar os condutores a realmente aprenderem a dirigir ou pilotar.

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    1. Olá, Deivisson!
      Triste realidade essa nossa... o pessoal cria dificuldades desnecessárias e não cumpre com o básico, como você disse.
      Infelizmente hoje todos vivem tão apressados que pouquíssima gente acha tempo para investir naquilo que é fundamental. Não querem aprender a andar de moto, só querem tirar a carta para sair rodando.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. exatamente assim que foram as minhas aulas.
      em paises desenvolvidos é muuuuito mais rígido e você precisa fazer aulas práticas, mesmo com chuva e neve.
      tambem há divisão em sub categoria, mas será definida por idade e experiencia.
      bem como o Jeff comentou, ele vai explicar como é (dificil) no Japão...

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    3. Olá, Rafael!
      Essa postagem do Japão só ficará pronta no fim de semana, se os ventos ajudarem. A boa nova é que a câmera / filmadora acabou de chegar, a partir de hoje vou poder começar a fazer vídeos e ilustrar o blog com material próprio.
      Bem que eu gostaria de começar com uma reportagem feita no Japão... mas por enquanto não.
      Pelo menos até 2027.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Muito legal! Quando entrei nesse site tambem fiquei garinpando outras noticias rs

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  5. Letícia e Marcus: Pelo que lemos no texto, nós que optamos por tirar provisoriamente a ACC (pela correria, falta de tempo e dependência do ciclomotor para ganhar dinheiro), vamos acabar virando A1. Como informa o texto pelo menos até a presente modificação:
    " Inclui-se a autorização para conduzir
    ciclomotor como subcategoria A1 para adequar-se ao padrão da Convenção Viária de
    Viena e suas atualizações, sem prejuízo às diferenças que existem para a formação do condutor
    nesse tido de veículo, que se diferencia das demais habilitações, estando fundamentada no
    art. 141 do CTB, enquanto o processo de formação para os demais é tratado a partir do art.
    143 do CTB. "

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    1. Olá, casal!
      Vai virar A1 só no nome, né?
      Porque quem tem A1 hoje será obrigado a fazer exame para A2 se quiser pilotar uma moto até 300 cm3. Ou seja, você não ganhará uma habilitação automática...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Verdade! rs
      Se o texto continuar mal redigido desse jeito, vai ser exatamente o que você falou.
      Eles inventam coisas absurdas sobre motos com todas essas teorias de quem não conhece a prática. Mas o mesmo raciocínio que aplicaram, da falta de experiência e imaturidade do recém habilitado em moto também existe em quem se habilita para carro. O cidadão faz as aulas e a prova em um carro popular, e poucos dias depois já está conduzindo um 4.0 executando barbeiragens por aí... É complicado.

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    3. É fato, Letícia!
      Carros possantes sendo mal dirigidos por novatos são outra receita para o desastre. A quantidade de jogadores de futebol, cantores sertanejos e jovens herdeiros que acaba sendo vítima da combinação de carros poderosos e falta de experiência é muito grande neste país.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. a meu ver a idéia é boa, mas está sendo aplicada do jeito errado, vamos lá, categoria A1, para motos até 300cc tempo mínimo de 2 anos de permanencia na categoria, A2 para motos até 800cc tempo mínimo de permanencia na categoria 2 anos também, e A3 para motos acima de 800cc E triciclos, assim seria algo mais ou menos justo, agora para o pessoal que já fez a carteira e está habilitado teria que carregar junto da habilitação um documento do detran (outra carteirinha talvez) expolicando que o condutor fora habilitado antes da divisão da categoria A, e aplicar essa forma nova nas novas carteiras assim impedindo que idiotas morram ao fazer 18 anos numa rórneti 600 depois que comprou a carteira. (não lembro se li essa matéria aqui jeff) qualquer coisa eu procuro e posto depois o link.

    abraços

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    1. Leu aqui sim, Patrick! Mas também não encontrei a postagem, o google já foi melhor do que é hoje...
      Esse tempo de estágio em uma categoria seria o mais correto, garantiria o aprendizado mínimo necessário para migrar para uma moto mais potente. É assim que é feito lá fora.

      Mas aqui é Brasil, a gente sabe que não tem fiscalização... seria mais uma lei para ficar no papel.
      Um abraço,
      Jeff

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  7. Defendo limitador de besteirol para politicos.

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  8. Jeff uma coisa me chamou a atencao na materia, a comparacao que vc fala da BMW andando lado a lado com uma Fan. Fico pensando. Tipo... alguma de nossas rodovias tem trechos onde a velocidade maxima é liberada? Porque é uma incognita, quase td mundo que compra moto de alta cilindrada, dessas esportivas, faz video no Youtube acelerando a 200 25o por hora. Cara isso nao seria por si só um desrespeito as leis de transito? Igual aquele cara que o pneu descascou no seu post anterior, como assim 299 km? Td bem motos a essa cilindrada foram feitas pra isso, mas ae é um paradigma. A pessoa que compra uma moto dessa e anda a essa velocidade e filma, por si só está em flagrante delito contra as leis de transito. E tipo muita gente aplaude e acha massa. Eu com todo o respeito, nao acho graça nenhuma, mesmo se a moto foi feita pra passar dos 300 km por hora, o corpo humano nao, dae quando cai fica chorando no hospital, pedindo um milagre a Deus pra poder voltar a ficar bem e a tentar se matar, aff mano. E o pior eh que nos posts do Youtube vc nunca ve alguem criticando esse abuso, so os fanboy aplaudindo. O que vc pensa a respeito Jeff?

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    1. Vyvern,
      Motos e carros de alta potência pertencem a um mundo que não existe mais.
      Naquela época havia muito pouco trânsito, quem se matava por excesso de velocidade fazia isso sozinho.
      As fábricas continuam despejando motos e carros cada vez mais potentes como se a realidade do mundo não tivesse mudado.
      Pior, fazem isso de olho apenas no dinheiro que ganharão, sem se preocupar em dar um curso de pilotagem para o motociclista/motorista aprenderem a dominar uma máquina potencialmente mortal.
      Estamos em uma época de transição, logo as fabricantes serão pressionadas pelos governos (que pagam as contas dos hospitais) a deixarem de fabricar máquinas que atinjam mais de 160 km (100 milhas por hora).
      E já estará de bom tamanho, ninguém precisa mais do que isso para fazer uma ultrapassagem. Nem para viajar, a menos que esteja em uma autobahn.
      Rodar em alta velocidade em nossas rodovias é perigoso. É um modo suicida e assassino, porque existem pessoas e povoados à margem da pista.
      Já encontrei um skatista na divisa de Paraná e São Paulo no Rastro da Serpente. Se estivesse com uma esportiva e fosse irresponsável, não haveria mais blog, nem o rapaz continuaria andando de skate.
      Essa consciência é o que falta para nosso povo. Lembrei agora do cara que ontem reclamou quando eu não apressei o passo para sair da calçada onde ele queria estacionar o carro...
      Falta educação básica para viver, quanto mais para pilotar máquinas potentes.
      Um abraço,
      Jeff

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  9. Cooncordo plenenamente Jeff. AS pessoas so pensam nelas e fodam se as outras.
    Esse cara da calcada se é comigo sobra ate pra mae dele, nao guento gente folgada.
    Se puder faz também um post sobre esse assunto pq mt mauricinho de GSX aqui na minha cidade ta precisando abrir a cabeça no sentido figurado, antes que abra a cabeça, literalmente.
    Abracao e fique com Deus!

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