quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O recall da falha mortal dos quadriciclos Ranger da polaris

As motos da indian apresentaram risco de incêndio e foi feito um recall, falamos disso na postagem de terça-feira.

E também foi dito que o projeto das Indian modernas pós 2013 foi feito pela sua nova empresa matriz, a polaris.

A polaris é uma tradicional fabricante de motos de neve (snowmobiles) e quadriciclos.

Antes de adquirir a indian, a polaris já produzia nos EUA as motocicletas Victory, divisão que infelizmente está sendo encerrada agora em janeiro. Na internet um assunto puxa outro.
Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Victory_Motorcycles

A concorrência interna com as Indian não deu chance às Victory, que nunca conseguiram se firmar na concorrência contra as Harley no mercado americano.

Uma pena, era um belo motorzão, um dos mais bonitos do mercado — e era a marca com o mais alto índice de satisfação de seus proprietários nos EUA.

Certamente o recall feito ainda em 2014 de 122 unidades por problemas no seletor de marchas dos modelos 2015 não ajudou a sustentar a marca.

Coincidentemente, também da polaris há um outro recall por risco de incêndio para os quadriciclos Ranger RZR.
Imagem e reportagem: http://oglobo.globo.com/economia/carros/uma-trilha-radical-com-utv-polaris-rzr-que-parece-um-jipe-das-antigas-13806322

E o motivo fundamental é semelhante, compactação excessiva do projeto mantendo componentes de alta temperatura muito próximos de outras partes do veículo e do sistema de combustível.

Essa é uma condição inerente de veículos compactos, mas as máquinas modernas (de todos os fabricantes) estão ultrapassando limites que não deveriam ser ultrapassados de acordo com as boas práticas de Engenharia.

Para começar, vamos falar um pouco sobre quadriciclos.

Existem dois tipos de quadriciclos:

ATV (All-Terrain Vehicle, veículo todo terreno) quando têm assento único e guidão. Basicamente, uma moto de quatro rodas (abaixo à esquerda).

UTV (Utility Task Vehicle, veículo utilitário para tarefas) quando têm gaiola de proteção, volante e um ou mais pares de assentos com encostos posicionados lado a lado (abaixo ao centro e à direita)Opa, isso pareceu papo anarquista? Abaixo a anarquia!!!
Imagem: http://www.motonauta.com.br/tag/polaris/

ATVs são mais voltados para o lazer, enquanto os UTVs foram concebidos para uso a trabalho no campo / floresta — são muito utilizados por fazendeiros e lenhadores no Canadá, Texas e extremos norte, oeste e noroeste dos EUA.

Alguns modelos do UTV Ranger são praticamente caminhõezinhos 4x4:
Imagem: Pesquisa no google por UTV polaris

Aqui no Brasil os UTVs têm grande potencial para se popularizarem como veículo de trabalho no agronegócio, mas por enquanto são usados principalmente para lazer e competição fora de estrada.

Por coincidência, no dia em que escrevia esta postagem soube que dois brasileiros, Leandro Torres e Lourival Roldan, tinham acabado de ser campeões inéditos do Rali Dakar 2017 com um quadriciclo polaris.
Imagem e reportagem: http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2017/01/dupla-brasileira-surpreende-e-garante-o-primeiro-titulo-do-pais-no-rally-dakar.html

A relação entre indian e polaris é que esta última é a empresa norte-americana que em 2013 comprou, levantou a empresa e reprojetou os motores e motocicletas da tradicional fabricante indian.

Não sei se foram os mesmos engenheiros, mas o resultado final em ambos os projetos foi o mesmo, risco de pegar fogo. 

Pior, mortes por incêndio. Na internet você pesquisa um assunto e descobre outro relacionado.

Devido ao superaquecimento de vários componentes muitos quadriciclos Ranger RZR foram consumidos pelas chamas, e também foi feito um mega recall por parte da polaris.

Pelo menos esse recall foi devidamente noticiado no Brasil:
Imagem e reportagem: http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/risco-de-incendio-leva-polaris-convocar-recall-de-veiculos-no-brasil-19422571

Note que no Brasil os quadriciclos não têm qualquer participação da dafra, eles sempre foram comercializados diretamente pela própria polaris.

E como a polaris é uma empresa séria, idônea e respeitável, ela não empurrou o problema para baixo do tapete, e convocou e anunciou publicamente o mega recall. Nos EUA e Canadá o Ministério Público atua com rigor quando tem de atuar com rigor.

Mas a imprensa tupiniquim nunca noticiou os fatos que deram origem ao mega recall:
Imagem e reportagem: Star Tribune
Basicamente, a notícia na seção de Economia diz que a polaris reduziu a previsão de lucros em 43% por conta desse recall e, presumo, futuras indenizações.

Tradução:

Um veículo recreativo fora de estrada Polaris RZR 900 alugado pegou fogo após tombar em julho no Condado de Juab, Utah [EUA]. 

Um dos quatro ocupantes, uma garota de 15 anos, sofreu queimaduras em 65% do corpo e morreu em novembro.

Mais de uma centena de quadriciclos pegou fogo.
Reportagem: http://www.startribune.com/polaris-industries-reduced-earnings-forecast-43-percent-because-of-latest-recall/393120271/

Tradução:


Até abril, mais de 100 veículos Polaris de assentos lado a lado pegaram fogo, um deles matando uma garota de 15 anos. Em 2 de setembro duas mulheres do Arizona morreram em Moab, Utah, depois que o veículo tombou durante um percurso com obstáculos e pegou fogo.

Uma garota de apenas 15 anos e duas mulheres morreram por causa desse pequeno erro de projeto dos engenheiros...


Pois é, todos os recalls por incêndio e possível incêndio 
(não encontrei notícias de motos pegando fogo) envolvendo a polaris e sua divisão indian foram emitidos no segundo semestre do ano passado para produtos recentes da empresa.

Como se explica que várias divisões de uma empresa moderna com produtos modernos recém lançados apresentem tantos problemas graves em projetos tão recentes?

Esse não é um mal que afeta somente a polaris, muito pelo contrário!

As próximas postagens irão relacionar muitos e muitos exemplos de falhas gritantes de projeto ocorridas em lançamentos recentes de praticamente todo mundo.

Que explicação pode ser dada para esse verdadeiro escândalo cada vez mais comum nas montadoras de automóveis, motocicletas e afins?

Chegarei a uma conclusão nas postagens de amanhã e sábado.

Até lá e um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Amigo. Sei que esse tópico não se refere ao assunto mas estou em pânico.
    Tenho uma Dafra Next 250. No manual diz que tenho que usar óleo 15w50. Porem não acho em lugar nenhum.
    Na autorizada eles vendem 20w40 kk. Então n quis colocar.
    E o único que eu acho semi sintetico como é indicado é esse 10w30 que não presta. Pode me indicar algo ?
    Recente achei um 15w50 porém sintetico. E tb n quis colocar.
    Pode me sugerir algo ?

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    1. Rodrigo, respondi sua pergunta na outra postagem, reproduzo aqui:

      Nunca use um óleo de viscosidade inferior à recomendada. A honda fez essa besteira de determinar o uso do 10W-30 e o resultado foi todo mundo reclamando dos motores abrindo o bico com baixa quilometragem.
      Sua região é muito quente e o 10W-40 também não vai dar conta, o óleo correto é realmente o 15W-50.
      Você não precisa se preocupar com o número 15W, ele indica a viscosidade do óleo apenas em temperaturas abaixo de zero.
      Para a gente aqui no Brasil, exceto no auge do inverno no RS e SC, o número indicado com W é irrelevante.
      Óleos 10W-50, 15W-50 ou 20W-50 terão o mesmo desempenho para proteger e lubrificar corretamente o seu motor. Se o seu motor estiver bastante rodado, caminhando para a velhice, sua moto poderá até usar um óleo 25W-60, que é o que eu uso na minha com quase 100.000 km.
      Muita gente está se iludindo em usar óleo menos viscoso 10W-40 ou 10W-30 porque a moto "desenvolve melhor". É verdade, o motor irá girar mais livre porque o óleo é mais fino. Mas a conta virá em pouco tempo na hora de pagar a retífica do motor.
      Carros e motos de competição usam óleo super fino. Mas ninguém está preocupado com a durabilidade, o motor só precisa aguentar e vencer uma corrida, a premiação cobre os custos.
      Mas quem tem moto para usar de verdade não pode jogar fora o motor indo na conversa dos vendedores que não entendem nada de Mecânica.
      Um abraço,
      Jeff

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