quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O festival de recalls automotivos que assola o Brasil

Você pode até ficar surpreso (OHHH!!!), mas não precisamos buscar exemplos nos EUA ou no resto do mundo para falar de recall. 

Praticamente toda semana sai uma notícia nova na mídia tupiniquim.

Estes dois recalls aí embaixo são bem atuais.

São os mais recentes por falha de projeto. Até o momento desta publicação.


Já o recall por risco de incêndio dos hyundai HB 20 é do penúltimo dia do ano passado, então vou contar como sendo deste ano. 
Imagem e divulgação: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/12/hyundai-hb20-e-chamado-para-recall-por-risco-de-incendio.html

É bem capaz de ter passado batido no meio das festas e férias de ano novo. 

Por que será que lembrei do recall dos gm Fiero na véspera das festas natalinas? 

Ou do recall das Indian no finalzinho do ano passado?

Pois é, que coincidência, né? 

Defeitos graves parece que preferem ser comunicados ao público em épocas de festa...

E enquanto revisava a postagem tive que atualizar com mais este recall aqui:

Veja que não é um daqueles recalls semanais por airbag assassino que você vê todo santo dia! 

O caso da mercedes-benz é uma falha de programação do módulo eletrônico.

A central eletrônica não se entende com um sensor e o airbag pode deixar de funcionar na hora da pancada... Será que lançaram o carro sem testar o suficiente essa bagaça?

E falando em airbag, não posso deixar de comentar os recalls semanais por "airbag mortal" que atingem todas as montadoras...

Afinal, é apenasmente o maior recall da história mundial e quiçá da galáxia depois daquele caso do duto de ventilação da primeira estrela da morte.
A segunda e a terceira não tiveram recall porque uma foi o Palpatine que não fez o amaciamento e a outra foi vacilo da capitã Phasma.

Afinal, são cinquenta e três milhões de veículos entre carros e motos (Gold Wing, para variar) no mundo todo...

Lendo os jornais você pensa que a culpa é da takata, que fabricou os airbags, e as montadoras não tiveram participação nisso, né?

Errou:
Reportagem: 

Olha a gm aí de novo, geeente!

Esse caso da takata merece uma postagem exclusiva... está a caminho, mas não agora.

A atitude que resultou no escândalo da takata é um caso muito parecido com o que ocorreu com a firestone e os pneus do ford Explorer que eu comentei em outra postagem.


Outra montadora que cometeu os mesmos erros que uma montadora de motos foi a volkswagen.

Ela teve o "mérito" de adotar o famoso óleo sintético de viscosidade inferior à recomendada para a temperatura do Brasil antes da honda. 

Mas já falei sobre isso na postagem Olha só quem se ferrou com óleo sintético menos viscoso!, então não vou entrar no assunto de novo. Só para ilustrar:

E a vw não poderia estar de fora da lista de recalls nacionais de veículos recém lançados...

Não é de hoje que a vw — e as outras montadoras — dão um tiro no pé — dos consumidores — e saem de cena de fininho, assobiando com as mãos nos bolsos.

É que estou falando de recall aqui no Brasil, mas procure por recall vw fire (fogo, incêndio) no google que você encontra casos nos EUA em 2008, em 2010em 2011, um recall voluntário em 2014, em 2015 e dois recalls obrigatórios em 2016, sendo um em abril e outro em outubro.

Não resisti... esse modelo veio para o Brasil também.

O vw Passat americano não tem uma fama muito boa lá nos States — aliás, a vw coleciona recalls por lá — assim como ford, gm....

A fiat não podia ficar de fora tanto lá como aqui. 

Aliás, o que tem de recall da fiat principalmente por causa dos carrões fabricados nos EUA pela antiga chrysler não é brincadeira... são muitos e muitos. 

Vou comentar somente este, a tampa estética do motor (aquela cobertura colocada embaixo do capô para não permitir que o proprietário identifique pequenos problemas de vazamento de fluidos ou mau contato elétrico e seja obrigado a recorrer à concessionária) se solta e encosta no catalisador, derrete e pega fogo... custava ter feito a coisa bem feita? Sim, custaria uns 20 reais a mais...

Nem vou falar do problema do câmbio automatizado da fiat que afetou quase toda a linha... quanto mais detalhes tecnológicos, maiores as chances de falha.

Para que um sistema automático funcione, TODOS os componentes precisam estar funcionando perfeitamente — basta que uma grampola pife para criar uma situação potencialmente muito grave a 100 km/h. Essa é minha bronca com a automação de coisas que não precisariam ser automatizadas.

O mesmo problema de fragilidade de material que vimos no recall do eixo traseiro lá de cima acontece também com os Grand Siena e Fiorino da fiat...
Imagem e divulgação: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/07/fiat-convoca-recall-para-62-mil-unidades-de-grand-siena-e-fiorino.html

Por filosofia de projeto prevendo economia de material e fator de segurança inadequado no projeto, a base da coluna de direção pode trincar e se soltar — e você fica com o volante na mão que nem um bobão. Por pouco tempo, dependendo da velocidade o sofrimento e o arrependimento acabam rápido.

renault, ainda não falei da renault, renault também pode perder a direção...
Imagem e divulgação: http://www.car.blog.br/2016/01/recall-renault-sandero-e-logan-podem.html

Outra fragilidade de componente que pode se romper e te deixar com o volante na mão.

Já imaginou que legal, você no meio da rodovia, vem a curva, você gira o volante e o carro segue reto?

Para não ficar atrás, os peugeot podem perder o servofreio...
Reportagem: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/09/peugeot-convoca-recall-dos-modelos-308-e-408-por-falha-no-sistema-de-freios.html

Aí você calcula a força no freio para parar antes do problema, descobre que o pedal ficou duro e o carro não está parando como devia e enche a lata do carro na frente.

Tem que pagar o prejuízo do outro cara e ainda brigar para ser indenizado porque não há prova de que você não foi imprudente...

Carro perdendo o volante, carro perdendo freio... 

Depois falam que motocicleta é perigosa... ops, esqueci das motos que também perdem o freio.

Ainda falta falar das montadoras de carros japonesas... mas o que eu encontrei é tão interessante que pede postagem especial.

Mas eu cansei de escrever por enquanto e você cansou de ler.

É interessante notar como a percepção de que a qualidade vem caindo em níveis assustadores a cada ano já existia em 2014.

Naquele ano o blogueiro Thiago Padilha já se assustava com a quantidade crescente de recalls e chegava às mesmas conclusões...
Blog Carro para usar: http://carroparausar.blogspot.com.br/2014/01/recall-o-que-era-excecao-esta-virando.html

E dava uma lista de exemplos.

Compare os casos de 2014 com as listas mais recentes para ver como a coisa piorou muito:

Aqui estão os links para as reportagens do g1 com a lista de todos os recalls de automóveis nacionais de 2015 e a lista de todos os recalls de carros nacionais de 2016 — verifique o show de horrores você mesmo.


E uma pesquisa em 2017 prova que o volume de recalls aumenta de um ano para outro...


Cada vez mais as empresas erram, se precipitam e lançam máquinas e equipamentos sem um projeto adequado, sem testar devidamente, sem tomar os devidos cuidados na produção, sem monitorar devidamente a qualidade.

Tudo isso para economizar míseras merrecas em cada unidade — e/ou induzir o proprietário a trocar rápido de modelo.

Mas hoje va
mos parar por aqui.

Na postagem de amanhã vou voltar a falar de coisas que a gente trata normalmente aqui no blog — recalls mundiais de motocicletas de todas as marcas.

Tem cada recall por motivo esdrúxulo e mortal que você não acredita...

Até lá,

Jeff

12 comentários:

  1. A referência ao saudoso Stanislaw Ponte Preta é muito apropriada; é rir pra não chorar...

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    1. Que bom que você entendeu a referência!
      Eu cortei do título o FERECASSOBRA porque achei que ninguém relacionaria ao FEBEAPÁ!
      Grande abraço,
      Jeff

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  2. Jeff,por favor veja este vídeo que o Takashi postou no Youtube,dixzendo que troca de óleo de mil em mil km,é mito e informação FALSA da internet.
    Ele disse que é mentira da internet,veja só:
    https://www.youtube.com/watch?v=mAw5eLEdM-I

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    1. Olá, Pedra!
      Não fique nervoso! E a verdade não precisa estar necessariamente com um ou com outro, ela pode estar na compreensão dos argumentos de ambos os lados. Vamos analisar friamente o que ele disse e aprender ainda mais sobre o assunto.
      Eu entendo como o Takashi chegou nessa conclusão, o que não quer dizer que eu concorde com ela.
      A quantidade de informações furadas vindas de gente com grande credibilidade (e interesses) no assunto motocicleta é enorme. Eu tenho uma postagem rascunhada chamada "Uma mentira contada mil vezes" justamente com recortes de grandes sites falando coisas incorretas com ar professoral. Basta uma análise fundamentada e os argumentos caem por terra, mas é necessário conhecimento técnico do assunto.
      Estou fazendo uma resposta, está ficando muito longa, mas agora são quase 4 da manhã e não estou com cabeça. Salvei no word e continuo amanhã. Pelo jeito vai virar uma postagem, mas eu antecipo a resposta aqui nos comentários.
      Tenha um pouco de paciência que a gente chega lá.
      Obrigado e um abraço,
      Jeff

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  3. "a tampa estética do motor (aquela cobertura colocada embaixo do capô para não permitir que o proprietário identifique pequenos problemas de vazamento de fluidos ou mau contato elétrico e seja obrigado a recorrer à concessionária)" adorei! Kkkk

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    1. Mas não é mesmo?
      Só tiram aquela tampa bem longe dos olhos do cliente para ele não ver a mesma coisa que veria se tivesse um Chevette 76.
      Com baixa quilometragem, claro.
      Porque os motores continuam envelhecendo junta, vazando óleo, vazando fluido de arrefecimento, enferrujando onde têm que enferrujar, alumínio sendo corroído onde tem que corroer, fiação se oxidando, dando mau contato...
      (Para ler ao som de Leo Jaime — uououou, nada mudooou...)
      Um abraço,
      Jeff

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  4. E quando a montadora insiste que o problema não é para recall até matar o próprio produto (infelizmente não ocorreu com os GOL/Voyage 1.0)? Um dos primeiros recalls que lembro, e também lembro da enorme polemica na época, foi do Fiat Tipo, que pegava fogo por conta de uma simples mangueira. Mas a dona Fiat negou até onde pode, nos tribunais inclusive, até finalmente admitir a necessidade de recall, e ai já era tarde, adeus Tipo no mercado (e era um carro bem bacana) .

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    1. A fiat teve esse caso e aquele famoso dos rolamentos da roda. A roda traseira se desprendia do carro e a culpa era dos proprietários. A tática é exatamente essa, negar, negar, até que o pessoal desista ou então sejam obrigados a fazer o recall.
      E as autoridades adoram passar a mão na cabeça dos fabricantes, são tolerantes demais.
      Ah, viu a manchete de hoje? A polícia está atrás daquele milionário, querem botar ele na cadeia. Acabei de ver no jornal.
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Boa Jeff!
    O pessoal que compra veículo deveria ficar muito atento com as manutenções.
    Quando vejo uma Crosser pela rua eu penso "será que ele fez o recall dela? possivelmente não...".
    aqui no meu trabalho aparece muito veiculo que está 'explodindo' por que o dono ignorou manutenção. Peugeot então é o que mais nos dá dinheiro.

    lembra que te falei do cara que apoiava o pé na pedaleira do caroneiro? vi novamente essa cena aqui na frente da auto elétrica que trabalho. em pleno trânsito urbano!
    vi hoje tambem um cara com o pé na marcha e o outro solto no ar. e se ocorre de pegar um paralelepipedo? aí mais um que aprende da maneira dolorosa....

    ultimo assunto: lubrificação de corrente. meu colega de trabalho falou pra mim usar desengripante! e disse que o proprio mecânico falou isso!!

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    1. Bom, é normal o mecânico recomendar... mais trabalho para ele em curto prazo...
      Sobre a pedaleira, a vida ensina. O problema da moto é que pode ensinar e deixar lembretes dolorosos... ou não dá uma segunda chance.
      Sobre a Crosser, falo dela na postagem de hoje à tarde... dela e mais uma pá de motos que passaram por recall.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Opa, tô eu aqui, dono de Crosser que depois de muito sofrimento e mais de 3 meses de espera e briga, consegui fazer o recall. Esse é um grande problema também, a canseira que dão na gente pra fazer o que seria nosso direito.

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    3. Pois é, o pessoal parece que está te fazendo um favor, quando na verdade o erro grosseiro é deles...
      Quanto à canseira, isso contribui para a média baixa de cumprimento de recalls. Sabia que a taxa de proprietários atendidos e buscando o recall fica na casa de apenas 13%?
      no caso da Crosser, o erro foi idêntico ao da Kansas, até a desculpa que usaram foi a mesma.
      Mas pelo menos bem ou mal estão fazendo o recall.
      A dafra há 8 anos faz de conta que não é com ela. E agora estão vendendo ducati a 550 mil reais...
      É revoltante.
      Um abraço,
      Jeff

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