quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Nada como começar o ano com uma postagem impactante

Um ótimo vídeo mostrando o risco que é andar no corredor, principalmente em rodovias e vias expressas nos subúrbios de grandes cidades.

Você imagina o que vem depois da curva?


Pois é, né?

Você nunca sabe quando um pedestre irá dar a cara pra bater.

A gente tende a pensar que não encontrará pedestres em vias de alta velocidade, mas a realidade é diferente.

Na periferia das grandes cidades é comum encontrar pessoas que não estão com sua melhor capacidade de avaliação zanzando pelas rodovias e vias expressas.

São crianças correndo atrás de pipas, correndo atrás de bola, bêbados, noiados, drogados de todos os tipos, desesperados, suicidas, manifestantes, assaltantes... a lista sempre aumenta.
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2017/01/homem-morre-atropelado-em-sp-ao-entrar-em-rodovia-para-salvar-cao.html — Acidente ocorrido em 12/01/17 na rodovia Padre Manoel da Nóbrega em Mongaguá.

Famílias inteiras vivendo no limite da sobrevivência se abrigam debaixo de viadutos ou barracos às margens da pista sem qualquer noção de perigo vivendo no mais absoluto desespero.

Usuários de drogas buscam essas áreas isoladas para seu consumo e podem vagar pela pista ou cruzá-la a qualquer momento.
Reportagem: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/02/23/interna_gerais,849731/motociclista-e-pedestre-morrem-em-acidente-no-anel-rodoviario.shtml

Pessoas buscando a sobrevivência vendendo água "mineral" ou balinhas arriscam a vida no corredor percorrido pelas motos.

Você viu o que pode acontecer em uma fração de segundo.

Então vá com calma ao se aproximar de zonas urbanas ou rodar por locais que favoreçam a ocupação por pessoas sem outra opção de trabalho, moradia ou sabe lá Deus o que eles têm na cabeça. 

Para se proteger, não pilote no corredor — parado ou em movimento — e mantenha uma distância prudente dos outros veículos.

Se uma encrenca acontecer logo à frente, ficar atrás de um carro te dará a chance de escapar para o acostamento ou corredor.

Aliás, se o trânsito parar de repente, você DEVE escapar para o corredor ou acostamento, senão quem vem atrás irá te acertar em cheio — e ficar de moto no meio de um engavetamento geralmente é fatal.

Entre optar pelo acostamento ou corredor, este último sempre será a alternativa mais arriscada porque pode haver outras motos rodando por lá.

E como você viu no vídeo, em caso de queda o risco de atropelamento é enorme

Mas cada caso é um caso e é por isso que você precisa pilotar sempre pensando em alternativas para usar na hora do sufoco, é a famosa "pilotagem defensiva".

O vídeo também mostra uma característica típica de pedestres.

Ao contrário de algum ser irracional atravessando a pista, humanos tentam instintivamente evitar o atropelamento.

Pedestres costumam travar de pavor ou então pulam para evitar o perigo, o que dificulta muito evitar um atropelamento.

Em uma decisão rápida, um pedestre que começa a atravessar e dá de cara com a moto pode pular para trás, justamente o lado que você tenta tirar a moto.

Aproveitando, não posso deixar de comentar:

Fiquei admirado com a falta de solidariedade dos motociclistas de hoje...

E somente dois motoristas pararam...

Antigamente podíamos contar mais com a ajuda das pessoas.

Te cuida, porque se depender dos "irmãos" motociclistas de hoje você estará sozinho na hora em que for para o chão,

Jeff

9 comentários:

  1. Bom dia Jeff! Incrível como o caminhão, a notar pela lanterna traseira, nem pisou no freio e nem parou adiante para ver o ocorrido. É como se não tivesse sido com ele também... Gelou aqui no momento do acidente. De fato, nasceram de novo. Grato mais uma vez pelo alerta e pela partilha. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo! Obrigado!
      Pelo jeito o motorista do caminhão até pensou em parar porque foi para o acostamento. Mas viu pelo espelho que o motociclista se levantou e se mandou para não ter de fazer BO, mais o medo de ser assaltado pelo pessoal esperando o trânsito parar, o que provavelmente seria o caso se o cara não tivesse sido atropelado.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Jeff Feliz 2017, andando aqui em São Paulo e muito pelo corredor (eu sei estou errado) já presencie coisas muito parecidas, quando você não atropela acaba em um engavetamento de motos, enfim é acidente com mais de 90% de chance em um caso como esse. Do vídeo não sei se pararam apenas dois colegas para ajudar, pois depois a gente vê um represamento de motos saindo juntas mas no final para rebocar a moto avariada sim eram apenas dois.
    Mas o que me choca é algo muito pior que isso, onde estava o motorista do caminhão que atropelou o motociclista?? (culpado ou não pelo acidente, acredito que não tinha culpa alguma até ajudou desviando o caminhão a esquerda, ele deveria no mínimo prestar os primeiros socorros).
    Outro dia passei por algo parecido estava no corredor da marginal pinheiros sentido centro e só escutei o barulho de aço raspando no asfalto, olhei no retrovisor e vi moto de um lado e motociclista do outro, no momento apenas pensei em parar o trânsito para evitar acidentes secundários, ajudei o colega a se levantar e levantar a moto e perguntei o que tinha acontecido, ele disse que levou uma fechada de um pegeout preto, de novo pergunto cadê o segundo envolvido no acidente (culpado ou não) para prestar os primeiros socorros.
    Na minha opinião culpado ou não em acidente, se a pessoa fugir do local sem prestar ao menos a assistência imediata, ela deveria ter a carta cassada por uns 5 anos pelo menos, tirando essas pessoas do trânsito o mesmo se tornaria mais humano e as sequelas por acidentes seriam menores, afinal em cidades movimentadas sempre aparece alguém para ajudar agora imagina isso em uma rodovia que passa um carro a cada 10 minutos e que nem todos estão dispostos a prestar ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ygor! Feliz ano novo para você também!
      Como disse para o Paulo, acredito que o motorista do caminhão não quis se envolver para não ter de fazer BO e medo de ser assaltado. Ele ter ido para o acostamento pode indicar que teve a intenção de parar. Certamente ele pensou que o motociclista tinha morrido, porque ninguém sobrevive caindo na frente de um caminhão. Ao ver o piloto se levantando, aliviou o coração e seguiu em frente. Concordo contigo que a obrigação seria parar e fazer a coisa certa, mas se imagine no lugar dele:
      Correria o risco de ter o caminhão roubado, ou perderia o dia inteiro na delegacia prestando um depoimento e seria envolvido em um processo moroso que o obrigaria a perder mais dias de trabalho. Temos o vídeo e sabemos que nada extremamente grave aconteceu envolvendo o caminhoneiro. Mas e se não existisse o vídeo? Como ele poderia provar que não foi o culpado pelo atropelamento? Nosso sistema judiciário é profundamente injusto, mesmo com a melhor das boas vontades não dá para saber o que aconteceu de verdade apenas lendo os relatos em papel contados por pessoas interessadas em um lado ou outro da questão, ou testemunhas que podem ser influenciadas pela imaginação.
      Caminhoneiros autônomos trabalham hoje para ganhar o almoço do dia seguinte, quando não o de ontem... se ele tem família, esse fator pesou muito na decisão.
      Mesmo assim, se o motociclista tivesse morrido, acredito que ele teria parado por falta de condição de continuar dirigindo, matar alguém de maneira tão brutal abala profundamente.
      Quanto a não ter socorrido o piloto, imagino que ele estava muito abalado para socorrer. De todos os envolvidos, ele era o terceiro precisando de ajuda para baixar a adrenalina.
      Tudo que falei não é para justificar ele ter ido embora. Mas para justificar porque eu nunca poderia ser advogado ou juiz de direito. Tenho o costume de tentar entender o ponto de vista e as motivações de todo mundo, e toda situação extrema como essa é bastante complicada...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. poxa Jeff, eu não quis falar antes pois já tinha te falado do meu tombinho no barro do ultimo domingo, mas vamos lá...
    Nessa ultima quarta feira eu fui buscar uma peça com a Biz da empresa. passando por uma avenida o transito nem estava ruim e eu (como sempre) estava andando tranquilo.
    Nisso uma senhora resolve atravessar na faixa... SEM OLHAR SE VINHA MOVIMENTO!!!
    Freei em cima dela e fui direto pro chão.
    Já levantei falando "minha senhora! como tu atravessa sem olhar?!?!".
    Fui pro canteiro central avaliar minhas condições físicas enquanto ela ia embora como se nada tivesse ocorrido.
    Os motoboys me ajudaram logo em seguida e tive que seguir viagem...
    Machuquei meu ombro direito, canela direita e as falanges dos dedos, mas nada muito grave (na Biz não ocorreu nada).
    Agora veja que eu estava devagar. Se fosse outro mais rápido ou de carro poderia ter sido muito mais trágico!
    Não fiquei triste pelo incidente, mas muito triste pela falta de consideração dessa senhora.
    No fim, mais uma lição aprendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Rafael!
      Um vídeo com uma Biz atropelando uma senhora na faixa é justamente o tema da postagem programada para terça-feira... a postagem se chama "Pedestres na faixa de pedestres".
      Vou aproveitar para incluir seu depoimento!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Caralho, por essa eu não esperava...
    O motociclista quase foi atropelado também...
    P.S.: Conheci teu blog hoje ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitor! Bem vindo ao blog!
      Espero que seja útil, há muitas informações sobre pilotagem defensiva e macetes de mecânica básica.
      São quase 1000 postagens (esta é a de número 979).
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Puts comentei e nem foi kkk
    Deixa queto, adoro esse postagens principalmente os comentarios

    ResponderExcluir