quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Festival de acidentes facilmente evitáveis

Vídeo do canal DirtBike Lunatic com vários acidentes totalmente evitáveis com um pouco menos de velocidade e um pouco mais de atenção.



Logo no começo chama a atenção o acidente espetacular no Japão (onde todo mundo anda na contramão em relação a nós):

As motos vão em alta velocidade sobre uma pista molhada e não esperam encontrar alguém fazendo uma ultrapassagem permitida... nem o motorista espera encontrar motos em alta velocidade. 

Esse é o perigo de contar apenas com a sorte.

O acidente no cruzamento aos 01:20 acontece porque o carro não respeita a preferencial — note que o filmador foi precavido e reduziu a velocidade porque sabia que o cruzamento era problemático.

O outro piloto foi na inocência e se machucou. E o motorista se mandou.

Um belo exemplo da eficiência da pilotagem defensiva em nos livrar de encrencas, e da falta que ela pode fazer. Tendo oportunidade, faça um curso presencial de pilotagem defensiva!

Aos 2:09, veja a dificuldade que é parar uma moto em alta velocidade... se você deixar para frear na última hora, acontece isso aí. Um amigo meu fez isso com uma CG, minha primeira moto dele.... mas eu tinha a desculpa da pista molhada. 

Outro caso interessante é o atropelamento aos 2:24.

Ele acontece apesar da baixa velocidade (15 milhas por hora são 24 km/h).

Quem está mais errado, o piloto ultrapassando desatento?

Ou a pedestre atravessando sem olhar uma via com o trânsito parado? 

E quem poderia ter evitado o acidente?

Se o cara não pula fora da moto no acidente dos 3:00, a história dele tinha acabado ali naquele poste.

Ao entrar em uma curva no limite de velocidade e inclinação da moto, basta uma pedrinha ou uma poeirinha para o pneu perder a aderência e você sair surfando o asfalto.

Já o piloto de via urbana japonês demonstra aos 3:45 porque autódromos são importantes. 

Se viesse um carro enquanto ele está andando na contramão, tinha comprado um terreno ainda mais cedo. Ou um carro batido.

Aos 4:43 uma bela demonstração de fixação do olhar — a moto vai para onde você olha — e porque você não pode se descuidar da própria rota. Preocupado com o amigo, o filmador se machucou mais do que ele.

O cutucão aos 5:22 serve para mostrar como você não pode se desligar do trânsito à sua volta.

Rotatórias desviam o olhar e a atenção para a outra pista, então o risco de alguém levar um crau por trás (ui!) é grande (epa!).

Aos 5:40, hehehehehehehehehehehehe. Se preocupe em pilotar e não  em dar tchauzinho para o seu amigo te filmando.

E os acidentes com o pessoal fazendo wheelie e com as motos de trilha eu nem comento — entendo que fazem parte da diversão de quem os comete.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. O acidente na curva em que o motociclista vai na direção do poste... Ele se salvou porque se jogou para a direita, no mato, evitando a colisão de seu corpo com o poste, deixando a moto bater no mesmo... Foi a cena que me chamou mais a atenção. E destaco a importância imensa que é se descolar da moto e usar a mesma como apoio para se jogar, evitando o pior.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos!
      Realmente, bater contra um objeto fixo de pequenas dimensões, como um poste, árvore ou coisas do tipo é uma situação de altíssimo risco. O grande esforço sobre uma área pequena do corpo costuma ser fatal. Estar preparado mentalmente para pular fora da moto pode ser a diferença entre sobreviver ou não a uma experiência desse tipo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Ví agora a aprovação do comentário. Parabéns, assim pode evitar aquelas malandragens das tentativas de propaganda em forma de comentários. Sem falar nos comentários abusivos e mau educados.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, detesto censura, mas fui obrigado a tomar essa atitude chata por causa de uns sujeitinhos sem ética e sem noção... veicular propaganda de fabricantes de motos disfarçadas de comentários em um blog que critica esse pessoal é patético.
      As propagandas que aparecem no adsense são colocadas pelo próprio google, dono do blogspot, e não tenho como controlar porque são específicas para cada leitor com base nos seus gostos pessoais deduzidos pelo algoritmo do google.
      Quanto aos comentários abusivos, bem... fica feio para os autores e não para mim. Cada um fala sobre aquilo que tem capacidade de falar.
      Ou não.
      Tem gente que não consegue elaborar uma única argumentação inteligente, mas sabe como é, a molecada de 12 anos anda tem muito que aprender e alguns não tem filtro entre o cérebro e as pontas dos dedos.
      Todos os dois.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Infelizmente, isso leva ao atraso na publicação de comentários, nem sempre estamos disponíveis para exercer a moderação.
      Peço desculpas a todos os leitores pelos atrasos na publicação de comentários e respostas, e peço sua compreensão.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir