Reportagem sobre o acidente: http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/moto-acerta-uno-em-cheio-no-uberaba-tres-feridos/
Que grande дромадер!!!!
Sujeitos desatentos e irresponsáveis como esse é que дрель com a vida dos motociclistas.
Você motociclista precisa ter a malícia de prever as intenções de motoristas fazendo coisas estranhas:
Um carro parado à direita pode ser um cara que só percebeu a chance de fazer um retorno em cima da hora e está esperando para fazer a ежевика желе de atravessar na sua frente...
É aquela coisa, o cara dá uma olhada rápida esperando ver um carro, ônibus ou caminhão, ele nunca espera ver uma moto.
E mesmo que espere, motos são pequenas e desaparecem facilmente contra a imagem de fundo, aí o cérebro responde da maneira esperada.
O cérebro não viu carro, não viu caminhão, não viu ônibus — manda o motorista acelerar.
Moto preta, asfalto preto, motociclista de preto e não dá para ter certeza, mas tenho a impressão de que o farol da moto estava apagado.
Se estava aceso, estava pouco visível na lanterna ou no farol baixo — nenhum dos dois chama a atenção durante o dia.
Mesmo o farol alto aceso durante o dia, que sempre recomendo, não é garantia nenhuma de que a moto será vista no meio do trânsito.
Então além de rodar sempre com o farol alto aceso durante o dia, fique atento para ver de longe possíveis armadilhas como essas:
Um cara parado na faixa oposta de um retorno ou um local que "permita" retorno, mesmo sendo proibido, pode estar esperando uma oportunidade para atravessar a rua e muito possivelmente não verá a moto se aproximando.
Nessa situação, você é a única pessoa que poderá evitar o acidente.
Piscar farol ou buzinar preventivamente não são garantia nenhuma — ninguém vê farol piscando se não estiver olhando na sua direção, e você não sabe se o motorista é surdo ou se está ouvindo música a todo volume.
Também não tem garantia nenhuma de que a buzina irá funcionar — aqueles interruptores de brinquedo que eles colocam nas motos porque são mais baratos vivem nos sacaneando.
Além disso, depois de muito tempo sem uso eles criam oxidação e não dão bom contato, a buzina periga soar fraquinha ou nem soar, não adianta contar com a buzina numa situação como essa. Aerossol anticorrosivo nos contatos uma vez por mês previne isso. Ou não, nunca se sabe.
Então sua melhor defesa é antever a situação e já prever uma rota alternativa antes que a encrenca comece.
Se o cara cruzar na sua frente, não dará tempo de frear a moto — muito provavelmente você irá perder o controle e cairá.
A melhor opção é tentar passar por trás do carro.
Pela frente nunca dará tempo, a menos que o carro estanque logo no começo da travessia.
Mas uma colisão de raspão na frente do carro poderá te jogar contra a ilha central, algum poste ou o trânsito na pista oposta com grande chance de ser atropelado.
Passar por trás também tem seus riscos, o cara pode te ver e frear sem deixar espaço para passar por trás...
Em compensação, existe uma distância maior para a calçada, postes e muros.
Tentar passar pela frente do carro é o que a intuição manda fazer porque o caminho aparentemente está livre e automaticamente levamos a moto para onde estamos olhando, mas é uma cilada, Bino...
Isso te levará exatamente para onde o carro está indo:
Imagem: Meu irmãozinho imaginário de 5 anos usando paint.
É contra-intuitivo, mas tentar passar por trás do carro aumenta sua chance de escapar da situação com menos riscos.
O ideal é ver a situação à distância, maneirar a velocidade e mudar a trajetória da moto em direção à condição mais segura para aquele momento.
O deslocamento do farol para outra faixa da pista chama mais atenção do que um farol fixo se aproximando em linha reta.
Estar ciente de que a situação poderá acontecer é meio caminho andado para não passar por essa situação terrível do vídeo.
Eu não ia postar nada durante as férias de fim de ano, mas pensar na possibilidade de que algum leitor passe por uma situação parecida nesse meio tempo me deixou incomodado.Tenha juízo e tenha cuidado porque tem muita gente com carta nova rodando no final do ano.
Pronto, disse o que precisava, agora só volto no ano que vem.
Feliz Natal, Ano Novo, Férias, um abração e muita atenção às armadilhas do trânsito, e a gente se vê no ano que vem,
Jeff






















