terça-feira, 25 de março de 2014

São João, São João

Uma postagem que venho adiando há tempos é sobre a conveniência ou não de fechar a torneirinha do combustível quando a moto não estiver em uso.

http://www.bloguito.com.br/por-que-acendemos-a-fogueira-no-sao-joao
Todos os fabricantes recomendam que você feche o registro de gasolina depois de desligar o motor, e há um bom motivo para isso:

Impedir o vazamento de gasolina no caso de encantamento da boia (quando ela trava e não fecha a entrada de combustível no carburador, aí começa a vazar gasolina pela mangueirinha do ladrão).

Uma poça de combustível debaixo da moto pode dar origem a um incêndio, e isso não é bom. Não mesmo.

Na minha primeira moto, eu não descuidava de fechar a torneirinha todas as vezes. E vivia tendo problema de encantamento da boia e entupimento dos giclês do carburador.

Na minha segunda moto, quase três décadas depois, vivia esquecendo de fechar o registro, até que relaxei e não fechei mais, afinal nesta moto nunca tive um problema de vazamento de gasolina pelo ladrão por esse motivo.

O que mudou de uma moto para outra?

Sempre usei filtrinho adicional entre o tanque e o carburador nas duas motos, esse não foi um fator.

Sempre procurei manter as motos no cavalete central durante a noite, então isso também não influiu.

Sempre usei gasolina aditivada, que impede a formação de borra no carburador. Isso é muito importante, mas não é fundamental. 

Restou o óbvio: 

A principal causa de problemas no carburador é fechar o registro de gasolina durante a noite.

Motivo:

Com a torneirinha fechada, o combustível da cuba do carburador se evapora e não é reposto. A parte volátil vai embora e o que sobra forma uma borra.

Essa borra atua como uma cola, imobilizando a válvula da boia e entupindo os giclês. 

Manter o registro de combustível sempre aberto elimina a formação de borra, contribuindo para manter o carburador limpo e funcionando bem por muito mais tempo.

Quando estaciono a moto por períodos prolongados, sempre a deixo no cavalete central e verifico se não está vazando gasolina pelo ladrão.

São mais de três anos e até agora não tenho do que reclamar, nunca precisei mandar limpar o carburador, nunca precisei sequer mandar regular.

O motivo?

Sempre uso gasolina aditivada. 

Tem muito "entendido" na internet dizendo que moto comum não pode usar gasolina aditivada porque é o que está escrito no manual do proprietário.

Não seja trouxa! 

O fabricante diz isso porque se ele fizer a besteira de dizer que a moto roda muito melhor com gasolina aditivada, o povão vai dizer que "essa moto dá muita despesa" e "essa moto não presta porque não pode rodar com gasolina comum". 

Além disso, as concessionárias precisam que você retorne periodicamente para serviços, é o ganha-pão deles. E a limpeza do carburador é um dos serviços que leva clientes à oficina regularmente.

E os fabricantes não querem ser processados se amanhã sua moto vazar gasolina e o pessoal começar a dançar quadrilha e assar batata-doce em volta dela.

Nem eu. 

Então faça de conta que você nunca leu esta postagem e decida o que você prefere fazer por sua conta e risco.

E não me convide para festa de São João.

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. É verdade, Xará Sato.
    Nunca usei esse método por falta de paciência. E um pouco de sovinice... :)
    Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
    Jeff

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