segunda-feira, 17 de março de 2014

Outra Cristiane não voltará para casa hoje

Aconteceu de novo, e mais uma vez nas curvinhas em sequência aqui do bairro.

Duas motos se chocaram de frente no "corredor" entre as pistas.

Estavam lá o motociclista sendo atendido pelos Bombeiros e a menina sendo atendida pelo SAMU.


Imagem: http://www.guaranoticias.com.br/noticias/ler/id/15517/colisao-entre-duas-motos-deixa-um-adolescente-morto-em-prudentopolis


Por que esses acidentes são tão frequentes?

Neste caso de hoje, segundo as testemunhas, ambos saíram para as respectivas ultrapassagens ao mesmo tempo e deram de frente um com o outro.

Os dois vão sobreviver, a menina aparentemente não terá sequelas, mas o motoqueiro ganhou uma fratura exposta no joelho, terá de fazer cirurgia e talvez nunca mais possa dobrar a perna; dificilmente poderá voltar a pilotar.

Esse acidente aconteceu por falha simultânea, mas na maioria dos casos, de um lado está um motociclista experiente com bom domínio da moto do outro está alguém que acabou de tirar a carta. 

Um deles (ou ambos) desrespeita(m) as leis de trânsito, mais provavelmente o motociclista mais experiente.

O desastre ocorre no momento em que esse piloto mais experiente, que consegue fazer manobras rápidas com perfeito controle da moto, se acha no direito de fazer uma ultrapassagem invadindo a contramão, contando que os outros motociclistas em sentido oposto terão o mesmo grau de habilidade e prontidão para desviar dele.

Quando esse motociclista experiente se depara com alguém que ainda não tem muito jogo de cintura e que congela diante de uma situação de pânico, ele acaba causando um acidente.

E se sobreviver, ainda dirá que a culpa foi de quem viu ele vindo e não desviou dele.

Isso se chama IMBECILIDADE, não tem outro nome.

Ninguém tem o direito de invadir a pista oposta e esperar que os outros desviem.

Para não ser envolvido(a) nesse tipo de acidente, use uma regra básica:

Sempre considere que os motociclistas da pista oposta poderão tentar ocupar o espaço vazio que você está cobiçando. É o "pote de mel", cuidado com ele.  

Evite ultrapassagens em locais de risco, o tempo que você ganha fazendo isso é mínimo e a perda de tempo em caso de acidente será muito maior.

Procure manter sempre o lado direito da faixa que você ocupa para evitar ficar no caminho dos apressadinhos.

Ficar do lado direito também impede que os apressadinhos trafegando na mesma direção que você te cortem pela direita para em seguida te fecharem a caminho do "corredor".

Se todos seguissem as regras de trânsito, não aconteceriam tantos acidentes.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário