quarta-feira, 5 de março de 2014

Como parar uma moto sem freios?

Essa foi a pergunta que trouxe um leitor ao blog, e eu espero sinceramente que ele não esteja precisando da resposta com urgência... 


Brincadeiras à parte, taí uma situação interessante que permite conhecer um pouco mais sobre sua motocicleta.


Imagine que por um motivo qualquer você ficasse de repente sem nenhum dos dois freios da moto...


Digamos que o cabo ou a mangueira do freio dianteiro estourou e você, por negligência, estava adiando trocar as sapatas do freio traseiro, o conjunto já estava no osso, não segurava nada, nada.


Você está num mato sem cachorro. Helpless.


O único recurso disponível para você nesse momento é o freio-motor.


Mas o que é e como funciona o freio-motor?


O motor 4 tempos de uma moto é uma máquina que trabalha durante dois tempos (ciclos) como um compressor de ar (aspirando e comprimindo a mistura ar/combustível), um ciclo gerando trabalho (explodindo a mistura) e outro ciclo expulsando os gases de escapamento.


Nos dois primeiros ciclos, o motor consome energia (dá trabalho aspirar e comprimir a mistura num espaço 10 ou 12 vezes menor que o original), no terceiro ciclo a explosão gera energia (empurra a moto para a frente) e no quarto ciclo ele expulsa os gases queimados.


Ou seja, ele só gera energia em um dos quatro tempos, nos outros três ele absorve energia — elimine o combustível ou a ignição, o tempo de explosão não ocorrerá, e o motor somente absorverá energia em todos os tempos.


O motor passará a trabalhar contra o avanço da moto — esse é o freio-motor.


Você sente a atuação do freio-motor quando corta o acelerador e a moto dá aquela reduzida que te joga para a frente. 


Quanto mais baixa a marcha que você estiver, maior será a atuação do freio-motor, maior a desaceleração.


Então naquela situação hipotética da moto totalmente sem freios, sua saída é cortar a ignição e ir reduzindo as marchas rapidamente em sequência até chegar na primeira marcha, quando a moto praticamente irá parar.


Se for uma emergência, faça o giro do motor ir lá nas nuvens e já troque para a próxima marcha mais baixa, nem que o motor estoure... melhor ele do que você.


É importante reduzir as marchas, não basta simplesmente cortar a ignição do motor. Uma marcha alta tem muito pouco freio-motor.

Cortar a ignição elimina a ajuda do pequeno fluxo de gasolina da marcha lenta. Sem o corte da ignição, a atuação do freio-motor não será tão eficaz.


Nas motos com trava de direção na ignição, o guidão pode travar... sem freios e com o guidão travado... ô, dureza...

E se a sua moto for equipada com um motor 2 tempos?


Aí, meu amigo, é melhor pular fora, saltar de para-quedas, bater as asas, acertar as contas com Deus, porque motos 2 tempos não têm freio-motor. 


Não existe uma fase de compressão bem definida como nos motores 4T. Em vez de válvulas que vedam completamente a câmara de combustão, o motor 2T usa janelas abertas no cilindro pelo movimento do pistão — a mistura comprimida sempre encontra um caminho para escapar.


Espero sinceramente que você nunca precise usar isso na prática. 

Muito menos com um motor 2 tempos.


Um abraço,


Jeff

3 comentários:

  1. 2 tempos tem menos mas tem, entao nao fala besteiras

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    1. E o pouco freio motor de uma moto 2 tempos segura a moto o suficiente em uma emergência?
      Desculpe ter falado besteira, hein?
      Só espero que você nunca precise usar para parar a sua no sufoco.
      Um abraço, e se não quiser acompanhar o blog, é problema seu, felicidades,
      Jeff

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  2. 2 tempos tem menos mas tem, entao nao fala besteiras

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