domingo, 11 de junho de 2017

Parabéns pelos 200 anos, Vovó!

Neste dia 12 de junho, há exatos 200 anos, surgia a primeira máquina que iria mudar o ritmo da vida e alvoroçar os pacatos cidadãos...

Nada foi como antes depois que os jovens em seus cavalos de aço madeira de duas rodas começaram a barbarizar as ruas e a atropelar pedestres distraídos:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine)

Radical, hein? Nada mudou...

12 de junho de 1817 é a data de nascimento de uma máquina significativa para a história da motocicleta, a draisiana:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine) - Ilustração da patente

Pela primeira vez a humanidade usava para seu transporte e principalmente diversão um mecanismo complexo de propriedade individual. Barcos não contam. Nem canoas.

A primeira magrela foi também a primeira máquina pilotada que permitia atingir altas velocidades sem depender de um animal — a não ser o próprio proprietário. Patins e esquis não contam.

A invenção do barão alemão Karl von Drais batizada de Laughmachine Laufmaschine — "máquina de corridas" — causou sensação no seu lançamento.

Em um mundo devagar quase parando, corridas eram disputadas para ver quem chegava primeiro para um café: 
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine) — A cena mostra aquele que foi o avô da MotoGP...

Foram as primeiras café racers.

Notou o registro do primeiro acidente em duas rodas lá no fundo? Pois é...

E como a moçada entusiasmada como sempre logo aderiu à novidade, a draisiana foi apelidada pelos ingleses de dandy horse — algo hoje como "cavalo de playboy".

Como as motos atuais, a revolucionária draisiana logo acabou sendo adotada também como veículo de trabalho.

Esta era usada na França pelo serviço de inspeção de estradas:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em francêshttps://fr.wikipedia.org/wiki/Draisienne

Foi portanto a primeira estradeira custom.

Em pouco tempo a draisiana recebeu pedais diretamente acoplados à roda dianteira, e nasceu o velocípede. Se bem que o nome já fosse usado para a draisiana sem pedais... mas prefiro manter a distinção para evitar confusão.

Não demorou muito para que alguém tivesse a ideia de instalar um motor para poupar o trabalho de dar impulso com os pés:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine)

Já em 1818 alguém imaginou incorporar um motor a vapor no ainda não velocípede de Drais, imaginando a Vélocipèdraisiavaporianna.

Era só uma ideia impossível para a tecnologia da época... ficção científica.

Mas 50 anos depois, lá estava ele:
Imagem e história do velocípede a vapor em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Michaux-Perreaux_steam_velocipede

O velocípede a vapor de Michaux-Perreaux. (Pronuncia-se michô perrô.)

Apesar de rodar com um motor, o velocípede a vapor foi uma ideia que não vingou, não consigo imaginar o motivo, e por isso não é considerado o ancestral da motocicleta.

Não que a ideia tenha sido totalmente abandonada...
Imagem e reportagem: http://revistamoto.com/wp_rm/la-perla-negra-una-motocicleta-a-vapor/

Então aquela que é considerada a primeira motocicleta com motor a gasolina é a invenção do também inventor do primeiro automóvel.

Não por coincidência, Gotlieb Daimler, um dos fundadores da Mercedes-Benz, junto com o fundador da Maybach, criou o Reitwagen — o "carro de cavalgar":
Imagem e história da primeira motocicleta na wikipedia em português: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daimler_Reitwagen

Mas Daimler achou o invento muito perigoso, apesar das rodinhas auxiliares, e não o desenvolveu — a Mercedes nunca fabricou motocicletas.
Coisinha: Hoje na Segunda Guerra Mundial

Já Maybach partiu para a fabricação de automóveis e outras coisinhas com rodinhas.

Note que a primeira motocicleta não tinha pedais.

Então fica a questão, a motocicleta é filha da bicicleta ou da draisiana?

Por usar um chassi robusto para a instalação do motor, e não usar pedais, a draisiana é realmente a verdadeira mãe da motocicleta.

Ou avó, para quem considera o velocípede.
Imagem e história do velocípede na wikipedia em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Velocipede

Hummm... definitivamente não, o velocípede não conta.

O legal é que mesmo depois de 200 anos, os dias da draisiana não estão acabados.

Ela continua muito popular entre a faixa mais jovem dos fãs de duas rodas...
Imagem: Busca no google por safety balance

É uma boa opção para quem não quer depender das concessionárias autorizadas e mecânicos em sua região...
Imagem: https://www.wired.com/2008/06/gallery-of-wood/

E 200 anos depois, a draisiana ensaia sua volta às ruas das grandes cidades em versão motorizada:
Imagem e reportagem: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/06/170607085734.htm

Os motores elétricos e baterias se tornaram tão pequenos que conseguem ser ocultados dentro do chassi de uma draisiana de madeira...

É muito possível que além das bicicletas elétricas, patinetes elétricos e skates flutuantes, você ainda acabe vendo uma vetusta draisiana agora elétrica, eletrônica e computadorizada rodando por aí.

Devemos ser gratos a esses ancestrais malucos audazes e suas máquinas formidáveis. Para a época...

Para aqueles pioneiros que tiveram essa ideia maluca, nós vivemos em um mundo de tecnologia alienígena.

Desfrute com moderação.

Um abraço,

Jeff

11 comentários:

  1. Bom dia Jeff.
    Muito boa essa postagem, parabéns. Conhecimento e cultura nunca é demais. Eu confesso que desconhecia totalmente a Draisiana. Os alemães são admiráveis, muitas invenções sensacionais que nos ajudam até hoje. É uma grande pena eles serem mentores das duas grandes guerras na Europa (mundiais), o que prejudicou muito o desenvolvimento deste povo e do nosso planeta.
    Abração, tenha um Domingo abençoado e em Paz.

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    1. Obrigado, José Carlos!
      Temos muita sorte de viver em um período pós-segunda guerra (que nada mais foi que a consequência da primeira, que foi consequência da guerra de 1870, quer foi consequência das guerras napoleônicas... História é um barato.
      Um abraço, e o mesmo para você e sua família, e todos os leitores,
      Jeff

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  2. Essa moto a vapor é invocada, hein?!... Curioso pra saber quantos BTUs por quilometro ela faz.

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    1. Caso sua curiosidade seja sobre a velocidade máxima, ela faz 10 km/h...
      Neste link tem um vídeo dela andando, o som é da hora...

      https://www.youtube.com/watch?v=Ee9DP3M5Vtg

      Um abraço,

      Jeff

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    2. Esta outra aqui andava mais rápido em 1896:

      https://www.youtube.com/watch?v=t93QlgBu4Is

      Um abraço,

      Jeff

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    3. É como pilotar uma locomotiva no asfalto! kkkkk

      Mas Eu fiquei mesmo foi imaginando o quão cedo Eu teria que acordar pra ligar essa segunda máquina! Minha esposa já briga quando Eu resolvo medir o óleo de manhã... Imagina se ainda tivesse que colocar água e carvão, acender, esperar esquentar... kkkkkk

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    4. Pois é, Max!

      Seria um pequeno inconveniente... daria para contornar mantendo a caldeira acesa a noite toda, era só ir lá colocar mais carvão de hora em hora...

      Hummm... pensando bem... melhor dormir a noite toda e dar partida logo cedo... hehehe

      Um abraço,

      Jeff

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  3. Não sei onde estava com a cabeça quando escrevi BTUs no comentario acima... Segundona braba...

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    1. Olá, McGyver!

      Sendo BTU uma unidade de potência de máquinas térmicas, não vejo incoerência.

      Ela certamente gerava (ou consumia,depende do referencial) várias e várias milhares de BTU a cada km rodado...

      Um abraço,
      Jeff

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  4. Tinha lhe perguntado sua opinião sobre motores com 3 cilindros. Achei esse video que corrobora que motores 3 cilindros dariam ótimos motores pra motos.

    https://youtu.be/skh6u9CK-kI

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    1. Olá, Adriano!
      Pena que essas brincadeiras custem tão caro!
      Um abraço,
      Jeff

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