sábado, 16 de março de 2013

Buracos alagados

São as águas de março, fechando o verão....

E essas águas podem esconder grandes surpresas.

Fonte: http://www.zedudu.com.br/?p=18623


Buracos como esses aí são mais ou menos raros, mas as tampas de bueiro arrancadas pela pressão da água nas galerias pluviais são extremamente comuns.

Reportagem: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/06/motocicleta-fica-presa-em-bueiro-aberto-em-joao-pessoa.html

E basta uma pequena camada de água para que esses bueiros fiquem praticamente invisíveis, engolindo a roda dianteira de sua moto.



Fonte: http://www.clickpb.com.br/noticias/paraiba/moto-foi-engolida-por-bueiro-em-joao-pessoa-nesta-quarta/

Bueiros destampados costumam ficar abertos por vários dias até que os responsáveis(?) providenciem o reparo, e você corre o risco de se deparar com um desses aparecendo de repente, oculto pelo carro à sua frente.


Fonte: http://metro.co.uk/2011/08/08/motorcyclist-rides-head-first-into-open-manhole-106885/

Como se livrar dessa encrenca?

Em dias de chuva, evite transitar em áreas alagadas. Fácil de falar, difícil de fazer. Mas se não tiver jeito, fique atento a essa possibilidade.

Geralmente os bueiros seguem um alinhamento na rua, então identificando pelo menos um deles, tente não colocar sua moto nessa trajetória.

Uma boa dica para não cair em bueiros é alinhar sua moto com uma das rodas do carro à sua frente. 

Os motoristas sempre tentarão desviar as rodas dessa armadilha. Acompanhando os movimentos do carro à frente a uma distância segura, você escapará dos buracos.

E mesmo que o motorista não consiga desviar, o impacto no carro à frente servirá de alerta para você e, estando alinhado com uma das rodas, também estará em melhor condição de escapar para o lado.

Mas e se um buraco desses aparecer de repente e não der tempo de fazer mais nada?

Não tente frear, que será pior. Em vez disso, acelere e jogue o peso de seu corpo para trás, puxando o guidão para tentar levantar a roda dianteira.

A roda traseira poderá ficar amassada, mas você provavelmente não cairá e certamente não será jogado de cabeça contra o chão.

Testar (sem trocadilho) a eficácia do meu capacete é a última coisa que quero fazer na vida.

Pensando bem... frase infeliz... não quero testar de jeito nenhum.

Esse é o tipo de teste onde o primeiro pode ser o último, então o negócio é tomar cuidado.

Um abraço,

Jeff
PS: Rodas muito amassadas devem ser trocadas e não recuperadas, ainda mais se forem de liga leve. O metal pode apresentar fissuras difíceis de visualizar que poderão estourar sua câmara de ar ou causar o rompimento repentino da roda, e isso não é legal.

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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