sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Virei para um lado e a moto foi pro outro

Motos são máquinas fantásticas porque têm personalidade.

E essa personalidade lembra muito um gato: ela faz o que quer na hora que quer, e muitas vezes ela faz o contrário do que você gostaria.

Tipo você virar o guidão para um lado e a moto ir para o lado oposto.


No acidente de ontem, além de travar o olhar no veículo, o piloto provavelmente tentou consertar a curva aberta girando o guidão para a direita, o que o jogou contra o carro na contramão.


Mas por que as motos fazem isso?


O problema é que as leis da Física pregam algumas peças brincando com o ângulo das rodas e da direção dos veículos de duas rodas.


Se você manobrar sua moto em baixa velocidade para tirá-la de uma vaga, ela fará exatamente o que você quer. Virou o guidão para a direita, a moto foi para a direita.

E quando você faz curvas, você inclina a moto com seu jogo de cintura e ela obedece. 


Mas motos têm alma, vontade própria e senso de humor; pode acreditar, ela está só fingindo para te sacanear se você não aprender seus segredos.

Se você tentar virar o guidão depois que a moto ganhou um pouco de velocidade, vai descobrir que ela reage ao movimento do guidão virando para o lado oposto ao que você queria.

Se você puxar o guidão para a esquerda, a moto fará uma curva para a direita

Se virar o guidão para a direita, ela fará uma curva para a esquerda

É contra-intuitivo, mas é assim que é. Essa reação é chamada de contra-esterço.

Imagem: Gentilmente escaneada de www.hdforums.com 
Maluco, né? Parece que vai se estabacar, mas acaba fazendo a curva numa boa. E isso funciona em velocidades bem mais baixas do que essa.

Tome muito cuidado quando tentar fazer isso, a reação da moto será intensa e poderá te surpreender. Comece aos poucos. 

Você já faz o contra-esterço intuitivamente quando inclina a moto para fazer uma curva.

Ao se inclinar, seus braços movem o guidão muito discretamente, realizando um contra-esterço quase imperceptível, mas suficiente.

Você aprendeu isso instintivamente, mas agora que sabe que isso acontece, poderá usar esse truque em seu favor.

Contra-esterçar intencionalmente permite fazer curvas muito mais fechadas do que simplesmente inclinando a moto. 


Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Countersteering , mas há o site em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contra-esterço

Foi por isso que eu disse que a pior coisa a fazer é tentar intensificar a curva girando o guidão na direção dela, a moto fará o contra-esterço e você ficará vendido.

Numa situação em que a curva está se fechando na sua frente, como a da postagem de ontem, ou que um obstáculo aparece e você precisa desviar rapidamente sem sair muito da trajetória, o contra-esterço pode ser sua melhor saída.

Mas essa técnica somente funcionará se você tiver perfeito domínio dela.

Numa emergência, não dá tempo de ficar pensando "faço contra-esterço, inclino a moto ou faço um pêndulo?".


Você precisará praticar até ter o domínio completo a ponto de poder aplicar a técnica ideal para a situação sem precisar pensar.

Uma maneira fácil de lembrar qual será a reação da moto no contra-esterço é que ela fará a curva para o mesmo lado que você empurrar o guidão.

Dominar e utilizar essa técnica é algo que precisará se tornar instintivo.

Tentar utilizá-la numa situação de colisão iminente sem ter perfeita noção do que a moto fará poderá piorar sua situação, então pesquise e pratique muito para o caso de isso ser necessário.

Para saber mais, recomendo esta ótima postagem do Old Dog Cycles.

Um abraço,

Jeff

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