Café da manhã na padoca faltando 15 minutos para eles fecharem para o almoço...
Voltando para casa com a carne do churrasco da tarde, na esquina de casa encontramos uma Virago 250 que eu nunca tinha visto por lá.
Moto muito bonita com o guidão bem alto, sem ser exagerado, e piscas não custom (ou verdadeiramente custom?) iguais aos que Jezebel usou em sua juventude.
Pedi para ele parar e já emendei:
Já te falaram do óleo?
Conversa vai, conversa vem, o papo começou com o óleo e a última coisa que lembro de termos falado foi sobre a beleza das Savages...
... motos com transmissão por correia, maneiras de aumentar a autonomia da moto, a experiência de consumir gasolina de verdade na Argentina (aquela mesma que sai do Brasil sem mistura e é vendida lá pela metade do preço), o motivo de as Harley não terem problema com óleo, como aumentar a eficácia dos freios, e mais uma pá de outras coisas.
Para ter uma ideia de como o papo estava bom, ficamos conversando no meio da rua, os poucos carros desviando da gente, e quando começou a chover forte recolocamos os capacetes e continuamos a conversa.
Imagem: http://www.ridenowgainesville.com/--7-reasons-why-bikers — preciso traduzir e publicar um dia desses... |
E principalmente, ele descobriu porque o virabrequim da XJ6 do sobrinho partiu deste mundo (felizmente sem levar o sobrinho junto) em uma moto tirada da concessionária há apenas 6 meses, motinho ainda não desmamada das trocas de óleo em concessionária...
Uma vítima desse descaso dos fabricantes ficou quase um ano brigando na justiça e queriam entregar a mesma moto com o motor retificado, nova briga na justiça para conseguir uma outra moto zero km.
O que me fez lembrar do comentário do leitor Deivisson Nobre na postagem A quem interessa uma informação incompleta:
Igual um grupo que participo de proprietários da ER-6n e alguns defendem que se deve colocar apenas a quantidade de óleo que fala no manual que são 1,9 litros.
Mas quando eu falo que coloco 2 litros e depois verifico o nível de óleo como manda o manual e sempre dá no mínimo ou abaixo e eu completo com mais óleo em torno de 200 a 300 ml, ficam falando que eu vou estragar o motor, que vai vazar óleo pelas juntas, que a moto esconde o óleo e não pode colocar mais de 1,9 litro...
Minha moto tem 42 mil km, eu mesmo troco o óleo dela e até hoje não estragou nada...
É assim que a coisa é, na hora em que aparece um usuário que rode mais do que apenas aos fins de semana, o motor abre o bico por falta de óleo e o fabricante / concessionária tenta tirar o * da reta de tudo quanto é jeito.
Pagar adelvolgado para uns muitos casos sai mais barato do que cortar a margem de lucro com as peças de reposição vendidas bem antes da hora.
Ah, foi uma manhã de domingo esclarecedora...
E todo domingo é a mesma coisa — dois dedos de prosa e casos novos para contar aqui no blog.
Experimente fazer o mesmo, tire uma manhã de domingo para trocar ideias com proprietários, você aprenderá muita coisa e descobrirá histórias do arco da velha.
Para todos você dirá que a maioria dos problemas no motor é causada por falta de óleo, e de todo mundo você ouvirá que não pode colocar mais óleo do que a quantidade recomendada pelo fabricante, "senão vai estourar os retentores".
Mas algumas vezes você encontrará alguém que compreenderá como a coisa funciona e associará causa e efeito, concluindo que contra fatos não há argumentos, e aí pode chover canivete que um assunto puxa outro.
E essas manhãs de domingo valem muito a pena, porque além da consciência tranquila de estar ajudando a salvar vidas, você também faz novos amigos.
Um abraço,
Jeff
Obrigado por ter citado meu comentário!
ResponderExcluirEngraçado que eu tbm ja fui desses que trocava o óleo a cada 1000km e colocava só 1 litro na minha ex Fan 150. Depois que troquei de moto e peguei a ER eu busquei mais informação a respeito e acredito estar fazendo o procedimento correto!
Pode crer que está fazendo a coisa certa sim! No dia em que o pessoal do seu fórum tiver que fazer o motor eles irão lamentar o prejuízo que poderia ter sido evitado. Mas prejuízo é coisa que se recupera, o que me preocupa mesmo é a situação de risco a que eles estarão se expondo se o motor travar. Obrigado por acompanhar e colaborar com o blog!
ExcluirUm abraço,
Jeff