Este acidente registrado em vídeo mostra uma situação muito comum, a motociclista vai pela preferencial e um motorista corta sua frente de maneira absurda, veja o vídeo.
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/05/cameras-de-seguranca-flagram-acidente-entre-carro-e-moto-em-garca.html
Existe um motivo bem concreto para o motorista não ter visto a motociclista:
A situação é tão comum que outros três acidentes causados por ocultamento da moto por postes aparecem neste outro vídeo. Dois deles são idênticos a este e são mostrados a partir de 1:23 da reportagem.
Olha lá o poste na ilha central:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/05/nao-deu-tempo-diz-mecanico-que-atropelou-motociclista-em-acidente.html
Note que em todos os acidentes existe um poste alinhado com a visão que o motorista teria da moto: na ilha central no primeiro, terceiro e quarto acidentes, e na esquina no acidente do início do segundo vídeo.
Por efeito do ângulo da visão dos motoristas, durante toda a aproximação as motos permaneceram totalmente ocultas pelos postes.
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/05/nao-deu-tempo-diz-mecanico-que-atropelou-motociclista-em-acidente.html
O motorista do primeiro acidente do segundo vídeo chegou a ver a moto e parou quase a tempo de evitar o pior, mas o motociclista caiu, bateu e foi atropelado.
Se ele não tivesse caído por conta do PÉSSIMO freio traseiro a tambor da moto dele — e da imensa maioria das motos fabricadas no Brasil (Fan, Titan, CG) — talvez não tivesse se acidentado.
Os outros motoristas, se é que chegaram a ver, só viram as motos quando já não dava tempo de fazer mais nada.
Foi falta de atenção dos motoristas? Foi.
Eles deveriam ter olhado duas vezes, pensando na possibilidade de uma moto estar oculta atrás do poste.
Eles sabiam disso? Não, não sabiam.
Os motociclistas também não, senão teriam reduzido a velocidade prevendo essa possibilidade.
Eles também não sabiam que um poste é capaz de ocultar totalmente uma moto, da mesma maneira que uma árvore, a coluna dianteira do carro ou um grande sinalizador de tráfego.
Dependendo do ângulo e da distância, um barril sinalizador (conão) esconde até um carro inteiro, é o efeito do ângulo de visão.
As motos são mais altas do que o barril, mas não se esqueça que os motoristas viajam sentados em uma posição mais baixa. E alguns carros ainda são rebaixados...
Cabe a você, que agora sabe disso, se precaver contra esse tipo de acidente.
Identifique perigos potenciais no seu trajeto.
Postes e árvores em esquinas e ilhas centrais são potenciais causadores de acidentes como os destes vídeos.
E vale lembrar que a mesma coisa também acontece contigo, olha só o ângulo de visão do motociclista:
O piloto consegue ver o carro por trás do poste, porque é largo — mas se no lugar do carro estivesse uma outra moto se preparando para fazer a conversão, também estaria totalmente oculta pelo poste e surgiria de repente na sua frente.
Como se livrar desse tipo de armadilha?
Reduzir a velocidade não é a melhor saída, porque mesmo rodando um pouco mais devagar, você continuará aparecendo de repente na frente do carro (ou melhor, o carro aparecerá de repente na sua frente) e não haverá tempo de frear sem bater, nem de desviar.
A melhor saída em ruas com árvores e postes no canteiro central é se manter na faixa da direita.
Isso diminui o tempo do ocultamento atrás do poste, no lado direito a moto se torna visível com antecedência suficiente para que o motorista a veja e não corte sua frente. Mas não confie cegamente nisso — o cara pode estar desatento, bêbado, no celular, mexendo no rádio...
Áreas sinalizadas com o conão também são armadilhas para motos — alguém que tente atravessar uma via sinalizada com eles, não terá visão de uma moto na preferencial.
Imagem: http://www.blogdogrupoorguel.com.br/2013/07/conao-e-o-novo-sinalizador-de-vias-da-locguel/
Ao se aproximar de um desses obstáculos que dificultam a visualização de motocicletas, redobre a atenção porque quase certamente você não estará sendo visto pelo motorista que pretenda fazer uma conversão ou cruzar sua frente.
Se você não estiver vendo o rosto do motorista, certamente ele também não estará te vendo.
E mesmo que ele esteja olhando para você, não confie que ele esteja te vendo.
Você poderá estar mesclado com o cenário atrás de você, sendo completamente ignorado pelo motorista.
E ver seu capacete por cima dos barris sinalizadores não é a mesma coisa que ver seu farol alto aceso durante o dia ou o farol baixo aceso à noite, mesmo em ruas com iluminação pública.
Quanto mais facilmente você for visto, maior será sua segurança.
Um abraço,
Jeff
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