Começou bem, porque ela anda mais do que uma 125/150, sem chegar a ser arisca. E vem equipada com freio dianteiro a disco de série, o que dá muito mais segurança. Achar uma dessas em bom estado costuma ser um bom negócio.
Eu já o conhecia lá da padoca, sempre o via por lá, mas nunca conversamos até o dia em que ele apareceu com um capacete na mão e aquele sorriso de só quem tem moto.
Você não pode comprar a felicidade, mas pode comprar uma moto, e é quase a mesma coisa |
Eu já havia alertado sobre o problema da falta de óleo, mas sabe como é primeira moto, o pessoal demora um pouco para ter aquela intimidade de verificar se ela está bem lubrificada (isso ficou esquisito...)
Assim que cheguei perto o motor morreu porque
Tirei a vareta, limpei, coloquei de novo e não consegui mostrar o nível do óleo... a vareta saiu mais seca que bacalhau à venda na quarta-feira de cinzas.
Falei para ele completar o óleo assim que possível e no dia seguinte ele me falou, foi 0,5 litro de óleo até chegar na marca de máximo da vareta, que é onde o nível sempre deve ficar.
Pois é, é assim que é.
Todo mundo roda desse jeito e só descobre que isso destrói o motor na hora de pagar o prejuízo. E continua colocando só 1 litro de óleo...
Não fazia muito tempo que ele havia trocado o óleo da moto, colocando apenas 1 litro, sem completar até o nível correto.
Usado em trajetos curtos, o motor consome mais óleo do que o normal em trajetos urbanos médios (mas menos do que em rodovia) — ainda mais uma moto com alta quilometragem, onde os anéis do pistão estão gastos e deixam o óleo passar e ser queimado com mais facilidade.
Em trajetos curtos o motor mal chegou a atingir a temperatura normal de funcionamento e já é desligado.
Isso quer dizer que as folgas estão maiores porque as peças ainda não se dilataram. O óleo é consumido todo dia em taxas elevadas e some do cárter rapidinho.
Por isso, verifique e complete o nível de óleo no mínimo uma vez por semana e sempre antes e depois de viajar.
Depois que o motor se desgasta por rodar mal lubrificado, ele não volta ao normal, só desmontando, retificando e trocando as peças.
E não deixo de avisar:
Um motor com pouco óleo exigido em uma via expressa ou rodovia pode travar e te jogar embaixo de um ônibus ou caminhão.
Cuidar da manutenção é cuidar de sua segurança.
Um abraço,
Jeff
Ola estou querendo comprar minha primeira moto, estou procurando tirar uma 0km e nas especificacões vejo que nas mais recentes que vem com injeção eletronica nas especificações, diz que é arrefecido somente á ar(cg 160 fan), ja as carburadas sao á ar e oleo(horizon 150).
ResponderExcluirComo vi, você fala aqui no blog bastante no cuidado com o oleo, mas e essas com injeção eletronica se precisa ter o mesmo cuidado?
Olá, Elivelton!
ExcluirMuito boa essa sua pergunta!
Conferi a ficha técnica da Horizon 150 e realmente eles dizem que o arrefecimento é do tipo ar/óleo. Isso é a dafra forçando a amizade, vou explicar o porquê.
Toda motocicleta esfriada a ar na verdade conta com o o óleo para o resfriamento, é ele que rouba o calor das partes mais quentes do motor e devolve para o cárter que possui uma grande área de paredes de alumínio em contato com o ar/vento, onde ele esfria.
Algumas motos usam um radiador de óleo e essas sim são mais corretamente chamadas de arrefecidas a ar/óleo. Nenhuma moto 125/150 possui radiador de óleo, apenas da CB 250 para cima. Motos 500/600 já usam arrefecimento líquido, o que significa que não é mais um radiador de óleo, mas de água com aditivo.
Em termos de motor, não existe esse vínculo entre carburadas e injeção eletrônica usarem um tipo ou outro, todas as combinações são possíveis.
Nesse aspecto, os motores da Horizon e da CG 160 são tecnicamente equivalentes.
O cuidado com o óleo é universal e aplicável a todos os tipos de motores.
Um abraço,
Jeff