quinta-feira, 11 de junho de 2015

A primeira moto do meu vizinho

Um vizinho novo se instalou aqui no prédio junto com sua primeira moto, uma bela honda Strada 200, muito bem conservada.

Começou bem, porque ela anda mais do que uma 125/150, sem chegar a ser arisca. E vem equipada com freio dianteiro a disco de série, o que dá muito mais segurança. Achar uma dessas em bom estado costuma ser um bom negócio.

Eu já o conhecia lá da padoca, sempre o via por lá, mas nunca conversamos até o dia em que ele apareceu com um capacete na mão e aquele sorriso de só quem tem moto.
Você não pode comprar a felicidade,
mas pode comprar uma moto,
e é quase a mesma coisa
Coincidiu que outro dia eu acordei mais cedo e cheguei na garagem bem no momento em que ele saía para o trabalho, tinha acabado de ligar a moto.

Eu já havia alertado sobre o problema da falta de óleo, mas sabe como é primeira moto, o pessoal demora um pouco para ter aquela intimidade de verificar se ela está bem lubrificada (isso ficou esquisito...)

Assim que cheguei perto o motor morreu porque usei meus poderes telepáticos a manhã estava fria e ele não estava usando o afogador, então aproveitei para ensinar como se mede o óleo depois de ligar e desligar o motor.

Tirei a vareta, limpei, coloquei de novo e não consegui mostrar o nível do óleo... a vareta saiu mais seca que bacalhau à venda na quarta-feira de cinzas.

Falei para ele completar o óleo assim que possível e no dia seguinte ele me falou, foi 0,5 litro de óleo até chegar na marca de máximo da vareta, que é onde o nível sempre deve ficar.

Pois é, é assim que é. 

Todo mundo roda desse jeito e só descobre que isso destrói o motor na hora de pagar o prejuízo. E continua colocando só 1 litro de óleo...

Não fazia muito tempo que ele havia trocado o óleo da moto, colocando apenas 1 litro, sem completar até o nível correto.

Usado em trajetos curtos, o motor consome mais óleo do que o normal em trajetos urbanos médios (mas menos do que em rodovia) — ainda mais uma moto com alta quilometragem, onde os anéis do pistão estão gastos e deixam o óleo passar e ser queimado com mais facilidade.

Em trajetos curtos o motor mal chegou a atingir a temperatura normal de funcionamento e já é desligado. 

Isso quer dizer que as folgas estão maiores porque as peças ainda não se dilataram. O óleo é consumido todo dia em taxas elevadas e some do cárter rapidinho.


Por isso, verifique e complete o nível de óleo no mínimo uma vez por semana e sempre antes e depois de viajar.


Depois que o motor se desgasta por rodar mal lubrificado, ele não volta ao normal, só desmontando, retificando e trocando as peças.

E não deixo de avisar:
Um motor com pouco óleo exigido em uma via expressa ou rodovia pode travar e te jogar embaixo de um ônibus ou caminhão.

Cuidar da manutenção é cuidar de sua segurança.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Ola estou querendo comprar minha primeira moto, estou procurando tirar uma 0km e nas especificacões vejo que nas mais recentes que vem com injeção eletronica nas especificações, diz que é arrefecido somente á ar(cg 160 fan), ja as carburadas sao á ar e oleo(horizon 150).

    Como vi, você fala aqui no blog bastante no cuidado com o oleo, mas e essas com injeção eletronica se precisa ter o mesmo cuidado?

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    1. Olá, Elivelton!
      Muito boa essa sua pergunta!
      Conferi a ficha técnica da Horizon 150 e realmente eles dizem que o arrefecimento é do tipo ar/óleo. Isso é a dafra forçando a amizade, vou explicar o porquê.
      Toda motocicleta esfriada a ar na verdade conta com o o óleo para o resfriamento, é ele que rouba o calor das partes mais quentes do motor e devolve para o cárter que possui uma grande área de paredes de alumínio em contato com o ar/vento, onde ele esfria.
      Algumas motos usam um radiador de óleo e essas sim são mais corretamente chamadas de arrefecidas a ar/óleo. Nenhuma moto 125/150 possui radiador de óleo, apenas da CB 250 para cima. Motos 500/600 já usam arrefecimento líquido, o que significa que não é mais um radiador de óleo, mas de água com aditivo.
      Em termos de motor, não existe esse vínculo entre carburadas e injeção eletrônica usarem um tipo ou outro, todas as combinações são possíveis.
      Nesse aspecto, os motores da Horizon e da CG 160 são tecnicamente equivalentes.
      O cuidado com o óleo é universal e aplicável a todos os tipos de motores.
      Um abraço,
      Jeff

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