segunda-feira, 29 de junho de 2015

O cara mais sortudo do mundo

Nada como uma estrada vazia, uma moto e um dia lindo de sol.

Curvas e mais curvas, natureza (não muita), você filmando seu passeio para mostrar para os amigos, o que mais falta para ser um dia perfeito? (O vídeo tem 20 minutos, mas o acidente acontece logo aos 2:40 e depois a câmera fica só mostrando o céu e gravando os sons do socorro e o resgate de helicóptero)



Só falta um caminhão vermelho aparecer do nada na sua frente bem na hora que você entrou forte e abriu demais a curva.

Por essa ninguém esperava, muito menos o piloto — que não se preocupe, escapou milagrosamente dessa apenas com uma perna quebrada.

E o que ele fez no susto?

Ele tomou a pior decisão no meio de uma curva, ele tentou frear a moto. Não dá tempo.

Frear a moto na curva só fará você perder o controle e ir direto contra aquilo que você quer evitar.


A velocidade em que ele estava era alta para uma estrada cheia de curvas como essa (as 50 milhas por hora indicadas no painel são 80 km/h), mas não absurda a ponto de impedir que a moto se inclinasse ainda mais para fazer a curva.

Se ele tivesse contra-esterçado a moto, empurrando para frente o guidão do lado de dentro da curva, teria feito a moto esterçar rapidamente, a moto fecharia ainda mais a curva, e ele teria conseguido passar pelo caminhão.


E você não leu errado, eu disse empurrando para frente, colocando peso no guidão do lado de dentro da curva. 

É contra o instinto da gente, porque isso faria o guidão virar na direção do caminhão, mas é assim que a coisa funciona.


O contra-esterço ocorre devido aos ângulos da geometria da suspensão da moto e eu confesso, até hoje não consegui entender direito como funciona, mas o importante é que funciona.


Imagem baseada em: http://www.motorcycletraining.com/team-arizona-riding-tip-march-2013-countersteering/

É para situações como essa que você precisa conhecer a técnica do contra-esterço, mas não adianta apenas conhecê-la.

Empurrando para frente a manopla direita, o guidão vira para a esquerda enquanto a moto faz a curva para a direita.

Incrível, né? 

Mas é verdade, e isso já derrubou muita gente. Teste com muito cuidado, porque assusta.

Você precisa estar familiarizado com a técnica de maneira tão automática que seja capaz de praticá-la por reflexo condicionado.


Você sabe o que é reflexo condicionado?



http://pandawhale.com/post/47186/testing-the-reflexes-of-seven-kittens-gif
É aquilo que os lutadores de artes marciais praticam à exaustão, movimentos repetidos de maneira automática.

É por isso que eles conseguem reagir a uma situação e responder com a contramedida mais apropriada por instinto, sem precisar pensar no que fazer — os movimentos já estão decorados pelo corpo. 

O corpo age por reflexo, sem necessidade de o cérebro processar a informação — igual quando uma bola é jogada na sua direção e você a desvia com a mão. Vixi, péssimo dia pra escrever isso. Aquilo não foi reflexo, foi burrice ou má-fé. Aquilo outro foi má-fé ou burrice. Mas não posso falar mal da desculpa da virose, que a coisa anda tenebrosa por aqui.

O primeiro erro dele foi a descontração. Ele assumiu que não haveria mais ninguém na estrada e pilotou como se nunca alguém pudesse aparecer em sentido contrário.

Você não pode invadir a faixa contrária, nem mesmo em uma estrada deserta, porque você nunca sabe o que vem depois da curva.

O segundo erro foi travar o olhar naquilo que queria evitar, e não na maneira de se livrar do problema.

O terceiro erro foi tentar frear, mas disso já falamos.

erro essencial, aquele que veio antes de todos, o erro primordial foi não ter praticado o contra-esterço a ponto de reagir instantaneamente, empurrando o guidão do lado de dentro da curva para que a moto fechasse a curva ainda mais.

A reação instintiva de alguém quando vê a coisa ficar preta vermelha em uma curva é girar o guidão na mesma direção da curva — isso está errado, esse pode ser o seu (dele) último erro na vida.

Então você precisa aprender e treinar o contra-esterço para não reagir instintivamente para o lado errado, aquele que te joga para baixo do caminhão.

Transcrevo o comentário do Daniel, que quando ainda não tinha o juízo e a vivência que tem hoje, arrepiava nas curvas da BR-282 com a galera.

Ali ele poderia ter apenas baixado uma ou duas marchas para fazer freio motor, deitado mais a moto e apoiado o freio traseiro para trazer a dianteira da moto para a pista dele. 

Contra-esterço deve ser praticado com muita, mas muita cautela, pois ao fazer o contra-esterço a moto literalmente mergulha na curva, e dependendo da velocidade pode derrubar o piloto. 


Lembrando que para contornar uma curva já fazemos contra-esterço automaticamente, mas não percebemos. 


Contra-esterço fazemos ao iniciar a curva para fazer a moto mergulhar nela.

O contra-esterço joga a moto para baixo,"mergulhar" o corpo [fazer o pêndulo] é a melhor ferramenta, pois é contrapeso e altera o centro de gravidade [do conjunto moto e piloto].

Aí entram duas coisas: treino e conhecer a pista.

Eu não contornaria curva a 80 km/h pois é uma curva cega.


A pilotagem é um conjunto de fatores, conhecer os limites da moto, o teu limite, conhecer a pista, para aí ajustar a velocidade de entrada e saída de curva, onde frear, onde começar a mergulhar na curva, hora de abrir o gás, etc.

Postei aqui os comentários do Daniel, porque ele tem grande prática com pilotagem em alta velocidade, e essa vivência eu não tenho. 

Na minha opinião, técnicas avançadas de pilotagem como as que ele descreve estão fora da curva de habilidade de pilotos comuns, como eu e a maioria dos leitores do blog. O cara tem que ser bão, senão se estrepa.

Naquela situação do vídeo, eu também não entraria na curva a 80 km/h sem conhecer a pista, e tenho por norma nunca invadir a faixa contrária porque sempre considero que alguém poderá estar oculto atrás da curva, e ainda deixo uma margem de segurança porque ele pode estar fazendo a curva com metade do carro na minha faixa. Um pouco de gacaço te mantém longe do hospital. 

Somente sabendo usar as técnicas depois de praticá-las a ponto de estarem entranhadas no seu instinto e mantendo o foco na pilotagem, prevendo imprevistos, tendo a visão além do alcance, é que você se livrará de repetir os erros que já levaram tanta gente para o hospital.


O Jesse foi o cara mais sortudo do mundo porque escapou com vida e só quebrou uma perna ao bater contra o caminhão dos bombeiros no meio de uma estrada deserta. Hummm... talvez seja melhor mudar o título da postagem...

Outras postagens sobre contra-esterço:

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/02/virei-para-um-lado-e-moto-foi-pro-outro.html

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/01/minha-primeira-moto-sera-uma-alta.html

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/05/nao-basta-acelerar-tem-que-saber-fazer.html

Um abraço,

Jeff e Daniel

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