terça-feira, 9 de junho de 2015

A quem interessa uma informação incompleta?


Leia esta matéria do autoesporte, assista o filme, veja o que acontece quando não se toma cuidado com o óleo do motor e outros fluidos...

O que eles falam sobre o óleo do motor é tão interessante que até vou destacar aqui:
Reportagem: http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/1.html

Matéria bacana, né?

Só que o que eles NÃO FALAM é que é o mais interessante...


Você viu aquele filtro cujo óleo virou uma graxa, entupiu tudo e o motor fundiu, certo?


Fundiu porque a bomba de óleo não consegue bombear graxa, então o motor do carro travou, pode crer. 


A mesma coisa acontece com o motor da moto, a diferença é que o motor da moto travando, você pode cair na frente de um caminhão.


Mas o que eu quero chamar a atenção é para o seguinte:


É dito que você deve trocar o óleo e outros fluidos "religiosamente" dentro dos prazos.

Mas o que é incompreensível é que em nenhum momento eles dizem que é necessário REPOR o óleo e os outros fluidos consumidos normalmente pelo motor — eles só afirmam que você precisa fazer a troca nas quilometragens programadas.


Ora, se você não repõe o óleo do motor ou o fluido de arrefecimento consumido no intervalo entre as trocas, seu motor vai para o beleléu rapidinho.


O óleo sintético vai engrossando e virando aquela graxa que você viu no vídeo, e o óleo mineral vai virando uma água suja que deixa de cumprir sua função de lubrificar.


A quem interessa omitir essa informação importantíssima?


Fazendo apenas o que é dito na reportagem, você continuará tomando na cabeça, porque seu motor irá fundir da mesma maneira — apenas trocar o óleo e fluidos nas quilometragens das revisões não é suficiente, você destruirá seu motor fazendo isso.


O fundamental é manter o nível correto de óleo para evitar esses transtornos; mas ninguém diz isso.


Vejo todos os dias exemplos de informações incompletas como essa sendo divulgadas pela imprensa.


A quem interessa publicar essas matérias que omitem informações essenciais, NUNCA dizendo que o óleo do motor precisa ser verificado e completado várias vezes no intervalo entre revisões?


A quem interessa reforçar a informação errada de que você só precisa trocar o óleo nas revisões, que com óleo sintético ocorrem a cada 10 mil km?


A quem interessa NÃO DIZER que o motor consome normalmente óleo e fluido de arrefecimento, e sua reposição mantendo o nível correto é fundamental para a vida útil do motor em uma matéria sobre o prolongamento da vida útil do motor?


A quem interessa dizer que VOCÊ PRECISARÁ SUBSTITUIR O MOTOR CANSADO POR OUTRO ZERO KM, com troca da documentação do veículo, quando na verdade ele poderia ser retificado e recondicionado com peças originais?


E ainda mais grave:


Por que omitir que o motor não precisaria de nada disso, nem retífica nem substituição, se você apenas completasse o nível de óleo e fluido de arrefecimento a fim de manter o nível correto o tempo todo, e fizesse as trocas nas quilometragens recomendadas?


Repor o óleo implica que o dono do carro ou moto apenas precisará ter um litro de óleo de reserva em casa, é coisa de 15 reais para óleo mineral e 60 reais para o óleo semissintético / sintético — é muito pouco dinheiro e trabalho para um benefício tão grande.


Já deixar o motor se danificar e trocá-lo por um novo dá um bom lucro fácil para todo mundo, né? Menos para o proprietário.

O mecânico não precisa nem correr atrás de peças ou prestadores de serviços de retífica, serviço que leva dias com o seu carro ou moto parados ocupando espaço na oficina.

É só soltar alguns parafusos e colocar um motor novinho, tirado da caixa... servicinho de meio dia mamão com mel para o dono da oficina.


E o dono do veículo que se vire para correr atrás da documentação nova...

Tudo isso seria evitado simplesmente repondo periodicamente o óleo consumido.


Em um mundo onde as pessoas passam mais tempo no facebook do que cuidando de seus interesses reais, estão apagando da memória coletiva de todo mundo as noções básicas de manutenção veicular. 


É o mesmo fenômeno que ocorreu com as motos, há uma legião de zumbis descerebrados repetindo por todos os lugares na internet e nas oficinas:

  • "Titan é 1 litro de óleo" 
  • "1 litro é 1 litro" 
  • "se o manual fala 1 litro, só deve colocar 1 litro"
  • "Intruder é 850 ml de óleo" 
  • "não pode colocar mais óleo que estraga o motor" 
  • "não precisa completar o óleo, ele não abaixa" 
  • "você mede o nível de óleo igual nos carros" 
  • "não pode ligar o motor para medir"
  • "tem que parafusar a vareta"...
Tudo informação incorreta, não é isso que está escrito nos manuais de proprietário.

Disse um político desprezível no século passado: "uma informação incorreta repetida 1000 vezes torna-se verdade".


Pesquise, pense um pouco e tire suas próprias conclusões.


Um abraço,


Jeff

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