Esta semana está fazendo muito frio em Santa Catarina...
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/06/urupema-na-serra-de-sc-registra-temperatura-de-6c-nesta-terca-feira.html
A coisa está tão feia fria que até os pinguins estão vindo passar as férias por estas bandas, passeando pelas ruas...
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/06/pinguim-e-resgatado-apos-ser-visto-em-rua-de-criciuma-no-sul-de-sc.htmlEnquanto isso, Edith aqui na região de Floripa está pegando de primeira na partida elétrica logo cedo pela manhã com frio de 5,5 graus positivos mas não muito.
Para fazer sua moto carburada pegar fácil nos dias frios, não tem segredo (motos injetadas não precisam de nada disso):
Primeira coisa, deixe a moto no cavalete central durante a noite. Se não tiver jeito, coloque uma tábua debaixo do cavalete lateral para que a moto não fique muito inclinada.
ALERTA: Não use este procedimento de calçar o cavalete lateral em motos de cárter seco. Você não pode dar partida em motos de cárter seco com a moto na vertical, isso pode danificar o motor — a Falcon carburada não pode ser ligada na vertical.
Já as Falcon com injeção, as Ténéré, XT600 e outras injetadas não precisam de calço porque não têm carburador nem boia, não precisam usar este procedimento.
Mantendo a moto pouco inclinada durante a noite, você não correrá o risco de que a boia do carburador trave na posição fechada, dificultando a partida.
Só tome cuidado para que ninguém esbarre nela durante a noite, porque será mais fácil derrubá-la.
O macete está no seguinte:
Antes de dar partida, é só aumentar a rotação de marcha lenta conforme explicado nesta postagem e nesta outra aqui, e dar a partida mantendo o afogador acionado.
Dê partida sem acionar os freios (isso rouba energia da bateria e enfraquece a faísca da vela de ignição).
Se possível, mantenha o farol apagado durante o acionamento do motor ou pedal de partida (algumas motos acendem o farol automaticamente ao ligar a chave).
Mantenha o afogador acionado por uns 5 minutos, ou o tempo suficiente para a marcha lenta se estabilizar.
Aí é só retornar a rotação de marcha lenta para o normal e sair lentamente com a moto — sair com a moto com a marcha lenta muito acelerada atrapalhará a frenagem e poderá causar um acidente.
Fazendo isso, sua bateria durará anos e você não precisará fazer a moto pegar no tranco.
E boas manhãs de inverno!
Jeff
Valeu pela dica
ResponderExcluir