Situação 1 (0:06)
A preferencial na rotatória é de quem está nela — no caso, a moto — mas você não pode se descuidar dos outros veículos.
Principalmente quando sua intenção não é se integrar ao fluxo principal, mas cortá-lo para uma rua transversal, como
Os carros irão diminuir a marcha, mas não parar, e você não pode se esquecer disso. Em uma rotatória os motoristas estarão prestando atenção em quem se aproxima pela esquerda e poderão se esquecer de olhar para frente, como aconteceu.
Sabendo disso, não seja apanhado de surpresa.
Situação 2 (0:25)
O grande perigo do corredor são os carros tentando mudar de faixa.
Corredor só existe com trânsito parado. Andar nele em uma velocidade que não te permita frear (ainda mais com a pista molhada) é inadequado e obviamente é uma imprudência que pode causar lesões graves.
A pressa nunca compensa assumir riscos.
Situação 3 (0:47)
Outra situação típica do corredor, a porta que se abre de repente. A História já perdeu a conta de quantos se ferraram dessa maneira, não seja mais um.
Congestionamentos parados há muito tempo fazem os motoristas saírem de seus carros para tentar descobrir o que está acontecendo à frente.
Ou acender um cigarro no carro ao lado.
Situação 4 (1:15)
Ah, o clássico mimimi "o cara virou sem olhar".
Deveria se chamar "tentei ultrapassar no cruzamento pela direita um cara que estava dando seta que ia virar no cruzamento à direita".
Ou, resumidamente, "fui burro bagaray".
Situação 5 (1:40)
O cara se desequilibra e cai sozinho, provavelmente por uma poça de óleo ou erro de pilotagem.
Outros motivos possíveis: tachão, erro na aplicação do freio, corrente pulando fora da coroa por falta de regulagem. Não se descuide, motos são traiçoeiras.
Situação 6 (2:00)
O piloto confia que nenhum maluco virá ultrapassando todo mundo pela contramão, e a situação fica complicada porque o furgão impede visualizar o cara chegando.
Mas o piloto deveria estar atento ao ronco do motor do carro se aproximando.
Prestar atenção ao que se passa à sua volta e enxergar além do que pode ser visto é fundamental para quem anda de moto.
Perceber que algo está errado por ouvir um motor se aproximando pode ser a diferença entre um susto e uma internação, por isso nada de celular nos ouvidos tocando música.
Nem mesmo rock'n'roll, baby.
Situação 7 (2:19)
Variante do mimimi "o cara virou sem olhar".
Mas a verdade é que os motoristas não esperam que de repente apareça uma moto ultrapassando em uma área de ultrapassagem proibida (faixa contínua).
O piloto errou. Mesmo em uma área de ultrapassagem permitida ele correria esse risco porque os motoristas regulam os espelhos para ver a traseira do próprio carro, e não uma moto se aproximando na faixa vizinha.
Situação 8 (2:43)
O furgão vinha dando seta há um bom tempo, mas o motociclista não se preparou para reduzir a velocidade, deu no que deu.
Talvez estivesse distraído com as outras motos ou conversando com sua garupa. Uma distração momentânea pode resultar numa situação dessas.
O vídeo também mostra uma aula perfeita de como NÃO se socorre uma vítima de acidente de trânsito.
Se a garupa tinha deslocado uma vértebra do pescoço com a pancada, era só recolocar no lugar e imobilizar o pescoço. Mas com a movimentação desajeitada, ela agora provavelmente está paraplégica, tetraplégica ou morta.
Situação 9 (3:05)
Saídas laterais exigem atenção redobrada. Sempre tem alguém que só percebe o momento de pegar a saída lateral em cima da hora e desembesta cortando as faixas sem olhar e sem ver as motos.
Sabendo que esse risco existe, fique precavido para esse tipo de fechada e não se coloque na lateral de veículos nas imediações de saídas de vias.
Acelere para sair da frente antes de ele chegar perto ou então dê a vez, sempre tomando cuidado para não ser atropelado por quem vem atrás de você.
Em uma situação dessas, poderá ser mais prudente sair junto com ele para a via lateral a fim de evitar uma colisão, e depois pegar um retorno. Nem que isso te faça rodar mais 10 ou 20 km.
Melhor continuar rodando do que cair, é o que eu penso.
Situação 10 (3:44)
Não dá para ver o que aconteceu, mas alguém deve ter cortado a frente das motos. Possivelmente um motorista bêbado.
Não dá para fazer muito nesse caso, além de se manter dentro da velocidade recomendada para a via a fim de ter mais tempo de reação.
Nunca confiar que sua preferencial será respeitada é uma lei da selva do trânsito que salvará sua vida inúmeras vezes.
Situação 11 (4:45)
Sempre tem alguém que não vê a moto vindo em sentido contrário e corta sua frente, motoristas têm dificuldade de distinguir a pequena moto contra o fundo de outros carros.
Novamente, farolzão alto aceso durante o dia e uma velocidade compatível com a via são sua melhor garantia de ser visto e de ter tempo para desviar.
Situação 12 (5:04)
O piloto está costurando o trânsito quando o carro bate bem na sua frente. Na dúvida se conseguirá passar ou não, ele crava os freios e vai para o chão.
Não se meta em situações onde você não tenha espaço para frear ou desviar. Imprevistos acontecem e você precisa ter margem de segurança para eles. Não costure no trânsito.
E também faltou domínio da moto.
Pratique frear sua moto em emergências simuladas para não descobrir no meio do trânsito que ela te joga no chão na hora em que você aciona os freios, como esse cara aí do vídeo acabou descobrindo.
A imensa maioria das motos brasileiras têm um freio traseiro que é um imenso lixo, mas ninguém imagina porque pensa que os freios de todas as motos são iguais.
Se houvesse algum órgão fiscalizador, CG, Titan e Fan seriam proibidas de serem fabricadas com freios a tambor na frente e sem o redimensionamento / troca de componentes do freio traseiro para melhor eficiência.
Os freios a tambor dessas motos são inadequados porque o dianteiro é ineficaz e o traseiro trava a roda em qualquer utilização e em qualquer condição de pista. Se isso não ocorresse, 80% dos tombos em freadas não ocorreriam.
Você só descobre isso quando tem a oportunidade de usar uma moto com um bom projeto de freios. Então descubra a ruindade dos freios da sua moto antes que eles sejam necessários em uma emergência real para estar preparado.
Situação 13 (5:30)
Não seja moleque. Ficar se exibindo empinando a moto cria situações perigosas para outros motociclistas e motoristas.
E principalmente para você mesmo.
Empinar moto é acrobacia e lugar de acrobacia é no circo, não na via pública — fim de papo.
Situação 14 (5:55)
Se já é difícil ver uma moto se aproximando durante o dia, à noite a coisa fica ainda mais complicada.
Não se esqueça que você encontra mais motoristas bêbados à noite do que durante o dia. Parece ser o caso ali.
Muito cuidado ao passar perto da zona... ahn... boêmia de sua cidade nas noites de sexta, sábado e domingo.
Muito cuidado ao passar perto da zona... ahn... boêmia de sua cidade nas noites de sexta, sábado e domingo.
Situação 15 (6:16)
O piloto agiu totalmente errado. Fechadas fazem parte do nosso dia a dia e você nunca sabe quem está dentro de um carro.
A tomada de satisfação por uma fechada pode acabar em um balaço no meio da testa. Experiência própria. Bom, menos pelo balaço.
Em uma situação como essa, onde não houve prejuízo, correr atrás do cara para tirar satisfação é uma atitude ainda mais imatura e imprudente.
Se todo mundo que tomasse fechadas corresse atrás de quem o fechou, nosso trânsito ia ficar cheio de gente dando voltas e mais voltas, e ninguém ia chegar em lugar nenhum.
Algo mais ou menos assim:
Um abraço,
Jeff
O piloto agiu totalmente errado. Fechadas fazem parte do nosso dia a dia e você nunca sabe quem está dentro de um carro.
A tomada de satisfação por uma fechada pode acabar em um balaço no meio da testa. Experiência própria. Bom, menos pelo balaço.
Em uma situação como essa, onde não houve prejuízo, correr atrás do cara para tirar satisfação é uma atitude ainda mais imatura e imprudente.
Se todo mundo que tomasse fechadas corresse atrás de quem o fechou, nosso trânsito ia ficar cheio de gente dando voltas e mais voltas, e ninguém ia chegar em lugar nenhum.
Algo mais ou menos assim:
Um abraço,
Jeff
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