sexta-feira, 26 de junho de 2015

Seja visto, porque o tombo é dolorido — farol alto salva vidas

Uma variante do clássico acidente do carro cortando a frente da moto (que você viu na postagem Postes, árvores e outros obstáculos à visão — Por que os motoristas não veem as motos 4) é esta aqui:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/06/adolescente-e-arremessado-de-moto-apos-bater-em-carro-em-cianorte.html

Veja o vídeo na reportagem do g1 neste link.

Neste caso não há um poste largo o suficiente para encobrir a visão da moto que se aproxima, então por que o motorista cortou a trajetória da moto desse jeito?

Falta de atenção sempre será um dos motivos, mas os fatores que facilitaram a não visualização foram a coluna dianteira do carro causador do acidente e o farol apagado da moto.

No vídeo eu não consegui ver o farol da moto aceso.

Isso pode ocorrer por dois motivos:

1) Esquecimento do piloto

2) Lâmpada queimada

3) Uso de farol baixo ou apenas lanterna durante o dia

4) Errei a conta de novo.

As motos novas são equipadas com acendimento automático do farol, mas a opção de usar farol alto ou baixo sempre será do piloto.

E uma coisa que o pessoal não considera é que a lanterna ou o farol baixo são praticamente invisíveis durante o dia por causa da luz do sol.

Já o farol alto chama a atenção mesmo durante o sol do meio dia, faz com que você se destaque no meio da paisagem.

A menos que a(o) motorista esteja no celular, bêbado, no celular e bêbado, ou use cartão de condomínio ou enormes dados de pelúcia pendurados no retrovisor central, o farol alto aceso durante o dia aumenta bastante a chance de visualização da moto no meio da poluição visual do mar de carros e prédios atrás de você.


Compare a diferença na visualização pelo espelho entre motos com farol apagado e uma picape com o farol alto aceso durante o dia:

 Imagem: http://theblueflyer.com/Blue%20Flyer%20html%20folder/Police%20Vehicles%20Motorcycles.htm

Mesmo uma moto grande desaparece na paisagem — os faróis da picape lá atrás, muito mais longe, chamam sua atenção mais do que as motos bem mais próximas.

Agora veja a diferença da visualização de uma moto no meio dos carros com o farol alto aceso em plena luz do dia:

Imagem: http://www.bikebandit.com/community/articles/ride-like-youre-invisible-or-be-seen

Uma jaqueta colorida também ajuda bastante para que você seja visto pelos motoristas.

E se você ainda tiver alguma dúvida sobre a eficácia do farol alto contra o farol baixo, veja na imagem ao lado:

Você nem percebe que as motos da frente estão com o farol baixo aceso, mas vê claramente que a turma lá do fundão está com o farol alto ligadão.
Imagem: http://theblueflyer.com/Blue%20Flyer%20html
%20folder/Police%20Vehicles%20Motorcycles.htm

O ângulo em que a foto foi tirada reforça esse efeito, mas a diferença de visualização entre farol alto e baixo durante o dia é real e não muito diferente do que aparece na imagem.

Então é muito possível que aquele acidente do vídeo não tivesse acontecido se o motociclista estivesse rodando com o farol alto aceso durante o dia.

Rodar com o farol alto aceso a partir das 6 ou 7 da manhã até umas 5 ou 6 horas da tarde, dependendo da estação do ano (mais do que isso dá multa, é sacanagem e pode causar o seu próprio atropelamento por um motorista ofuscado) tem uma vantagem adicional:

O filamento do farol alto da lâmpada é mais resistente que o do farol baixo, e usando ele durante o dia todo e o farol baixo apenas à noite você prolongará a vida útil de sua lâmpada por muito mais tempo.

Mas não confie cegamente que o farol alto aceso garantirá sua visualização:

O cérebro humano só consegue se concentrar em um ponto da paisagem de cada vez e, quando você olha um cenário, vê a imagem continuamente, mas o seu cérebro interpreta apenas quadros isolados, saltando de um ponto para outro.
Os pontos que chamam a visão do motorista são os pedestres que podem atravessar de repente, os carros à frente e do lado, o semáforo e pontos que chamem a atenção, como relógios ou termômetros... Você e sua moto passam despercebidos na paisagem.
É em situações parecidas com esta, mas sem semáforo, que acontecem os acidentes de carros cortando a frente de motos.
 
Imagem inspirada na matéria: http://www.londoncyclist.co.uk/raf-pilot-teach-cyclists/ — O que um piloto da Força Aérea Britânica tem a ensinar aos ciclistas (e motociclistas). Muito interessante, use o tradutor do Google e leia, vale a pena.

Você não percebe isso, mas quando você varre uma paisagem com os olhos, o seu cérebro desliga momentaneamente o processamento de imagem, focando alguns pontos com maior atenção que outros. 

Se a moto ficar em uma dessas zonas mortas do processamento cerebral, desaparecerá completamente da visão do motorista porque o cérebro preenche os vazios com a visão periférica, não detalhada — e aí é o tradicional putz, cara, me desculpa, não te vi.

Olhar duas vezes eliminaria o problema, mas quase ninguém faz isso — dá uma olhada rápida e toca em frente, pensando que viu tudo que tinha para ver.

Por último, não se esqueça de verificar todos os dias como anda o funcionamento de todas as luzes de sua moto, fique de olho no reflexo do seu farol no carro à frente e, se tiver dúvida, dê uma conferida colocando a mão na frente do farol, porque uma lâmpada se queima sem aviso. 

Edith tem mania de queimar a lâmpada da lanterna traseira, já se vão três delas em apenas 8 meses. Não cheguei a trocar isso em quase 5 anos com a Jezebel. 

Como você nunca sabe quando sua moto vai aprontar uma queima de lâmpada contigo, esteja sempre alerta para não passar pela experiência de um voo de baixa altitude. 

Tirando a perda da moto, o voo até que seria legal, se não fosse o problema da aterrissagem.

Um abraço,

Jeff

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