segunda-feira, 1 de junho de 2015

Asfalto ruim exige cuidado

Encontrando um asfalto ruim assim, o pior caminho que você pode fazer é passar pela emenda do asfalto. 

Bem o lugar em que esse motociclista passou...


Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/05/apesar-do-investimento-da-pbh-vias-da-capital-tem-asfalto-de-ma-qualidade.html

Obras mal executadas de enterro de tubulações costumam deixar esses trilhos de carro de boi no asfalto, algo que incomoda os motoristas e que derruba motociclistas. 

Ao avistar o asfalto nessas condições, evite passar por cima dessas rebarbas.


Elas são quase tão perigosas quanto os tachões para te 
desequilibrar e derrubar.



O problema maior nem é o tombo (que pode causar quebra de costelas), mas o risco de atropelamento a que o motociclista fica sujeito.

Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/05/apesar-do-investimento-da-pbh-vias-da-capital-tem-asfalto-de-ma-qualidade.html

Nas estradas o asfalto ruim também é um perigo, e a coisa chega a ser verdadeiramente vergonhosa quando empresas profissionais usam um asfalto de base e composição inadequadas para suportar o peso dos veículos conforme a temperatura da região.


Reportagem: http://www.triangulofm.com.br/noticias/noticia.php?id=1472#.VWV8RNLBzGc

Para consertar esse tipo de problema o pessoal usa uma técnica chamada fresamento. Uma máquina faz a fresagem da camada superior para a retirada do asfalto ruim antes de aplicar uma nova camada.



A desgraça é que os irresponsáveis por essas verdadeiras ooobras acham que o asfalto fresado é um pavimento satisfatório e empurram com a barriga o acabamento com asfalto novo.

Enquanto a nova camada não vem (se é que algum dia virá...), a máquina deixa sulcos no sentido da rodagem, a mesma direção que você está indo. 

Para as motos, isso significa que seus pneus vão se encaixar nessa armadilha e a moto ficará nervosa sendo guiada contra a vontade na direção dos sulcos.

É algo que assusta porque a moto não obedece seu comando, dá a impressão de um pneu furado. 

Encontrar um trecho de asfalto fresado à noite e com chuva é tenso, porque você não vê a superfície coberta pela água e não consegue identificar o motivo real do comportamento estranho da moto.

Pior ainda, em algumas dessas obras porcas que são toleráveis para carros, mas um perigo para nós, o asfalto removido deixa um mar de buracos, pedrinhas soltas e farelo de asfalto.

Ou seja, longos percursos em baixa aderência que podem fazer a moto derrabar. Eu tentei escrever derrapar, mas por duas vezes saiu derrabar, então vou adotar derrabar como sinônimo de derrapar e rabear ameaçando te derrubar.

Neste vídeo tem uma amostra do que periga você encontrar por essas estradas afora. Se a coisa está feia assim em São Paulo... vixi!



Fique atento aos vários tipos de problemas no asfalto ao longo de todo o vídeo e ouça os comentários do autor, eles passam bem a noção dos perigos encontrados. 

E não deixe de ver o que acontece aos 5:15, é um ótimo exemplo do risco que se corre quando se faz uma ultrapassagem proibida pela direita — quase que ele sobrou nessa.


Ao ser obrigado a ir para o acostamento, ele poderia ter encontrado um asfalto ainda pior que o da pista — ou um desnível capaz de capotar um caminhão.

Reportagem: 
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/06/motoristas-reclamam-de-desnivel-em-acostamento-da-br-364-em-ro.html

A postagem estava pronta para ser publicada quando hoje à tarde, ao passar por umas obras de recapeamento aqui no bairro, vi um esbarrão de uma moto em um carro.

O motorista parou sobre o asfalto fresado e o motociclista não conseguiu parar a moto, que derrapou até encostar no para-choque do carro. 

Por sorte não caiu nem danificou a moto, mas serviu para lembrar: 

É difícil frear em cima de asfalto fresado sem cair ou derrapar.

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Boa tarde Jeff,uma honra acompanhar teu blog. Eu o descobri há duas semanas e desde então comecei a ler todas as postagens,terminei hoje. Gosto muito da metodologia,do senso de humor e da seriedade nas advertências. Ainda não tenho moto,mas quero comprar uma Kasinski Mirage 250 com injeção eletrônica. Grande abraço e bons ventos. Acácio Viegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário somente visualizado quase um ano depois, agradeço ao Acácio!
      Muito obrigado por acompanhar o blog! Me deixou muito contente saber que alguém consegue encontrar metodologia nessa minha bagunça... hehehe
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Comentário somente visualizado quase um ano depois, agradeço ao Acácio!
      Muito obrigado por acompanhar o blog! Me deixou muito contente saber que alguém consegue encontrar metodologia nessa minha bagunça... hehehe
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir