Bem o lugar em que esse motociclista passou...
Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/05/apesar-do-investimento-da-pbh-vias-da-capital-tem-asfalto-de-ma-qualidade.html
Obras mal executadas de enterro de tubulações costumam deixar esses trilhos de carro de boi no asfalto, algo que incomoda os motoristas e que derruba motociclistas.
Ao avistar o asfalto nessas condições, evite passar por cima dessas rebarbas.
Elas são quase tão perigosas quanto os tachões para te
desequilibrar e derrubar.
O problema maior nem é o tombo (que pode causar quebra de costelas), mas o risco de atropelamento a que o motociclista fica sujeito.
Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/05/apesar-do-investimento-da-pbh-vias-da-capital-tem-asfalto-de-ma-qualidade.html
Nas estradas o asfalto ruim também é um perigo, e a coisa chega a ser verdadeiramente vergonhosa quando empresas profissionais usam um asfalto de base e composição inadequadas para suportar o peso dos veículos conforme a temperatura da região.
Reportagem: http://www.triangulofm.com.br/noticias/noticia.php?id=1472#.VWV8RNLBzGc
Para consertar esse tipo de problema o pessoal usa uma técnica chamada fresamento. Uma máquina faz a fresagem da camada superior para a retirada do asfalto ruim antes de aplicar uma nova camada.
A desgraça é que os irresponsáveis por essas verdadeiras ooobras acham que o asfalto fresado é um pavimento satisfatório e empurram com a barriga o acabamento com asfalto novo.
Enquanto a nova camada não vem (se é que algum dia virá...), a máquina deixa sulcos no sentido da rodagem, a mesma direção que você está indo.
Para as motos, isso significa que seus pneus vão se encaixar nessa armadilha e a moto ficará nervosa sendo guiada contra a vontade na direção dos sulcos.
É algo que assusta porque a moto não obedece seu comando, dá a impressão de um pneu furado.
Encontrar um trecho de asfalto fresado à noite e com chuva é tenso, porque você não vê a superfície coberta pela água e não consegue identificar o motivo real do comportamento estranho da moto.
Pior ainda, em algumas dessas obras porcas que são toleráveis para carros, mas um perigo para nós, o asfalto removido deixa um mar de buracos, pedrinhas soltas e farelo de asfalto.
Ou seja, longos percursos em baixa aderência que podem fazer a moto derrabar. Eu tentei escrever derrapar, mas por duas vezes saiu derrabar, então vou adotar derrabar como sinônimo de derrapar e rabear ameaçando te derrubar.
Fique atento aos vários tipos de problemas no asfalto ao longo de todo o vídeo e ouça os comentários do autor, eles passam bem a noção dos perigos encontrados.
E não deixe de ver o que acontece aos 5:15, é um ótimo exemplo do risco que se corre quando se faz uma ultrapassagem proibida pela direita — quase que ele sobrou nessa.
Ao ser obrigado a ir para o acostamento, ele poderia ter encontrado um asfalto ainda pior que o da pista — ou um desnível capaz de capotar um caminhão.
Reportagem:
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/06/motoristas-reclamam-de-desnivel-em-acostamento-da-br-364-em-ro.html
A postagem estava pronta para ser publicada quando hoje à tarde, ao passar por umas obras de recapeamento aqui no bairro, vi um esbarrão de uma moto em um carro.
O motorista parou sobre o asfalto fresado e o motociclista não conseguiu parar a moto, que derrapou até encostar no para-choque do carro.
Por sorte não caiu nem danificou a moto, mas serviu para lembrar:
É difícil frear em cima de asfalto fresado sem cair ou derrapar.
Um abraço,
Jeff
Boa tarde Jeff,uma honra acompanhar teu blog. Eu o descobri há duas semanas e desde então comecei a ler todas as postagens,terminei hoje. Gosto muito da metodologia,do senso de humor e da seriedade nas advertências. Ainda não tenho moto,mas quero comprar uma Kasinski Mirage 250 com injeção eletrônica. Grande abraço e bons ventos. Acácio Viegas
ResponderExcluirComentário somente visualizado quase um ano depois, agradeço ao Acácio!
ExcluirMuito obrigado por acompanhar o blog! Me deixou muito contente saber que alguém consegue encontrar metodologia nessa minha bagunça... hehehe
Forte abraço,
Jeff
Comentário somente visualizado quase um ano depois, agradeço ao Acácio!
ExcluirMuito obrigado por acompanhar o blog! Me deixou muito contente saber que alguém consegue encontrar metodologia nessa minha bagunça... hehehe
Forte abraço,
Jeff