sexta-feira, 22 de julho de 2016

Óleo da Intruder 125 e a farsa desmascarada

Há cerca de um ano o leitor Patrick Lemos declarou na postagem Atenção proprietários de suzuki Yes e Intruder:
E este ano ele me presenteou com as fotos e o relato da troca de óleo da Intruder dele, que está no facebook, mas não achei mais o endereço.

Atualização: Ainda bem que o Patrick enviou o link de novo!

O Patrick seguiu passo a passo o manual do proprietário, e comprovou por A + B tudo aquilo que o blog vem dizendo — a quantidade recomendada não atinge o nível recomendado.


Aquela gravação da quantidade de óleo que a suzuki faz nos seus motores só serve para enganar incautos.



Quando você faz o procedimento exatamente como manda o manual...

Ligando brevemente e desligando o motor depois do abastecimento do óleo novo...

... você constata que a quantidade especificada e gravada no bloco do motor deixa o nível de óleo bem abaixo do mínimo, o óleo nem aparece no visor de nível. 

Olha o que sobrou na embalagem comprovando a colocação de 850 ml.

850 ml é uma informação inútil até mesmo sem troca do filtro de óleo!


850 ml serve somente para deixar o nível na marca de mínimo na troca sem filtro. 

Você sempre precisa colocar mais óleo do que o recomendado no manual, mas o fabricante não assume isso, apenas dá a entender — quem for esperto, descobre. 

A informação do manual do proprietário diz que a Intruder 125 usa 850 ml na troca sem filtro e apenas 950 ml na troca com substituição do filtro de óleo.

Ambas as informações são mentirosas, continue lendo e veja o porquê.

O fabricante faz de conta que não sabe que essa quantidade é insuficiente e fala como se fosse mero acaso essa necessidade absoluta de colocar mais óleo... que raio de engenharia é essa? Queria ver a suzuki explicar o motivo dessa gravação inútil e enganosa...

O site Intruder125 também mostra um tutorial da troca de óleo e filtro em detalhes e confirma que 950 ml são insuficientes — o autor cita: 

O manual diz que 850 ml de óleo são suficientes. Eu usei quase tudo [1 litro] e ainda faltou um pouco.

O pessoal grava na cabeça o número 850 ml e não lê no manual a parte que fala que na troca do filtro precisa colocar 950 ml.

mesmo com 1 litro de óleo, continua faltando...

A Intruder 125 precisa de 1200 ml de óleo para atingir o nível recomendado na troca de óleo e filtro!

Olha só o que sobrou do óleo colocado no motor da moto do Patrick: 
2 litros – 1,2 litro no motor = sobra de 800 ml

E é só com essa quantidade de 1,2 litro que o nível chega exatamente ao recomendado na troca com substituição do filtro:
Olha só que beleza o nível de óleo certinho, dá para ver a moto sorrindo feliz da vida.

As fotos provam que é necessário adicionar 26% mais óleo do que os 950 ml determinados pela suzuki quando se troca o filtro.

E como a suzuki manda colocar 100 ml a menos na troca sem substituição do filtro, a quantidade correta para atingir a marca F sem trocar o filtro é de 1100 ml.

E tem mais:

Troca a cada 3000 km só é viável para motos resfriadas com água. Nas motos resfriadas a ar, o óleo mineral não aguenta tudo isso, aos 1000–1500 km o óleo já virou café mal coado.

Por que esse óleo a mais?

Porque senão você mantém a moto com um nível muito baixo, já pedindo mais óleo, o que dificulta a troca de marchas, dificulta achar o neutro e desgasta o motor mais rapidamente.

E tem mais:

A quantidade necessária para a troca de óleo sem substituição do filtro irá depender da maneira como você faz a troca.

Uma coisa é trocar o óleo com o motor quente e óleo ainda preso no filtro, outra é trocar o óleo com o motor frio pela manhã ou parado há muito tempo (o que é errado).

Pela manhã ou com o motor parado há horas, todo o óleo escoou lentamente do filtro, então também será necessário colocar algo próximo a 1,2 litro para o óleo ficar certinho na marca de máximo.

Por que a suzuki já não diz isso logo de cara?

Ela faz isso, mas de uma maneira sinuosa, como todos os fabricantes... quem não ler direito o manual, dança.

E qual seria o motivo de a suzuki dar informações que causam enganos — e prejuízos — tanto na carcaça do motor quanto no manual do proprietário?

Use sua imaginação, só não seja trouxa e não seja enganado.

Para acabar com dúvidas, basta fazer exatamente o que está escrito lá no manual:

O nível do óleo deverá estar na marca "F" (completo). Se o nível estiver abaixo desta marca, adicione mais óleo no motor até o nível alcançar a marca "F".

Fazendo isso, você comprova o que nenhum fabricante gostaria que você descobrisse.

Simples assim, você garante que não se tornará freguês de oficina e poderá usar sua moto tranquilamente sem risco de estragar o motor por muitas e muitas dezenas de milhares de quilômetros a mais do que o pessoal está acostumado.

E não deixe de repor o óleo consumido! 

Motores novos gastam pouco óleo, mas depois de alguns milhares de quilômetros, eles começam a gastar cada vez mais óleo.

Comece certo, verifique com frequência e não deixe sua melhor amiga morrer de sede, é você quem ganha com isso.

Muito obrigado pelas fotos, Patrick! E desculpe a demora com a postagem...


Um abraço,

Jeff
PS: O texto está em roxo porque o blogspot é doido. Tentei de todo jeito mudar a cor para preto, mas ele é obstinado. Estou cada vez mais feliz com este editor de blogs... só que não. Vai roxo mesmo, paciência. Melhor ele roxo do que eu.

22 comentários:

  1. Eu tenho uma Suzuki GSR125, o problema é o mesmo. Ela vem com 1000ml marcado na carcaça, e ninguém quer saber! "1 litro é 1l". Mas não faz sentido, a moto tem um motor grande pra categoria, com balanceiro, 1 litro deixa ela no mínimo mínimo... Nunca medi com precisão, sempre coloco no olho até chegar no F, fazendo o procedimento correto, mas vai mais uns 200ml pra deixar o nível no máximo, como diz o manual.
    Pra você ter uma ideia, Jeff, até na revisão da concessionária, com troca de filtro, eles colocaram 1l. Impressionante...

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    1. Pois é, Péricles... é por isso que sou grato à dafra...
      Não fosse a obstinação deles na defesa imoral de que as motos Kansas e Speed só usam 1 litro de óleo, quando na verdade é 1,4 litro, eu não teria descoberto essa prática nefasta por parte também da honda, suzuki, kawasaki e todas as outras...
      Para alguma coisa útil eles serviram.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Jeff,boa noite.
      Nas mirage 250 a indicação do manual também é enganosa.
      Seguem as recomendações do manual:
      Desmontagem total do motor 1,800 l.
      Troca de óleo com filtro 1,500 l.
      Troca de óleo sem filtro 1,450 l.

      Agora as quantidades ideais:
      Troca de óleo com filtro 2,000 l.
      Troca de óleo sem filtro 1,800 l.
      Desmontagem total do motor:vou ficar devendo,pois ainda não desmontei e não quero fazer a experiência somente para descobrir quanto óleo precisa.

      7m abr

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    3. Obrigado pela informação, Ernesto! Ainda preciso fazer uma postagem sobre as Mirage!
      Incrível como essa falta de óleo na casa dos 20 a 25% parece ser uma norma da indústria... tremenda picaretagem.
      Vou trocar uma ideia com o Vinícius e ver o que a gente consegue.
      Um abraço,
      Jeff

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    4. A propósito, a hyosung era a montadora da japonesa suzuki lá na Coréia. A base mecânica das Mirage e Comet é toda derivada das Suzies.
      Até mais,
      Jeff

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    5. Ok.
      Nós,seus seguidores ficaremos no aguardo.
      Até
      Ernesto

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    6. Ok.
      Nós,seus seguidores ficaremos no aguardo.
      Até
      Ernesto

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  2. Agradeço o comentário do Jotapê Limax no facebook, fico feliz, mas não acho que seja tudo isso não! Tem blogs muito bons, apenas nem todos descobriram, ou sentiram necessidade de, ou puderam denunciar essas coisas.
    Obrigado por acompanhar o blog!
    Um abraço,
    Jeff

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  3. disponha mestre, se precisar de mais alguma ajuda é só avisar.
    abraço e bons km.

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    1. Eu é que tenho de te agradecer!
      Mas já que você falou, vou aproveitar:
      No dia em que você fizer uma troca sem mudar o filtro (se é que você faz a troca de óleo sem substituir o filtro), por favor, bata uma foto do visor de nível nos mesmos moldes que as desta postagem para a gente mostrar a que altura chega o nível de óleo com apenas 850 ml.
      Aí eu atualizo a postagem para mostrar para todo mundo a sacanagem que é.
      Forte abraço,
      Jeff

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    2. sem problemas, na proxima troca eu faço isso, mas vai demorar um pouco, faltam 2000km para rodar ainda.

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  4. p.s.
    aqui está o link do album. se quiser adicionar na matéria fique a
    vontade.

    https://www.facebook.com/patrick.dz.5/media_set?set=a.507876152743523.1073741842.100005634280741&type=3

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  5. Jeff, graças aos seus posts, hoje eu ponho 1300l na minha Honda Fan 150ESi 2011/2011. Deixei de usar o oleo da Hoda/Ipiranga e passei a usar o Lubrax (todos 10w30), até meu mecânico de confiança me indicar o Motul 5100 10w30. Vou fazer a 1a troca dele essa semana, geralmente peço para o mecanico por 1l de oleo e quando eu chego em casa completo com 300ml e rodo 2000km ate trocar. Já posso adiantar que a moto é outra !!! Que diferença faz a quantidade correta de oleo, e um oleo de qualidade. Falta testar ela na estrada !!! MUITO OBRIGADO !!!

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    1. Fico feliz que as postagens tenham sido úteis! Obrigado por acompanhar o blog, Marcelo!
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Respondendo ao Jefferson Estevam que postou no facebook sua dúvida sobre período e troca do óleo semissintético:
    Olá, Jefferson xará!
    Se for mantido sempre no nível correto, o óleo semissintético não deverá estar tão degradado que justifique a troca com apenas 1500 km, mesmo em motores resfriados a ar. Mas nunca usei esse tipo de óleo, então a sua avaliação do estado do óleo de acordo com a quilometragem será melhor do que a minha. O fundamental é repor o óleo consumido durante o funcionamento normal do motor. Motos amaciando gastam bastante, depois o consumo diminui e começa a aumentar
    progressivamente quando a moto tem mais de 30 mil km. Até antes, se foi maltratada durante o amaciamento.
    Um abraço,
    Jeff

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  7. Saudações Jeff, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog, pois se trata de uma verdadeira enciclopédia sobre motos ! Estou tentando ler suas postagens até o inicio do blog (já estou em julho de 2014) e tenho aprendido muito. Gostaria da sua ajuda :
    Á uns dois meses adquiri uma Honda CG 160 com 6 mil km e a primeira coisa q fiz foi trocar o óleo, e realmente comprovei q apesar da Honda indicar 1 litro de óleo, ela pega aproximadamente 1,3 litro (com apenas 1 litro a medição na vareta conforme o manual aponta o nível mínimo), você estava certo ! Mas estou num verdadeiro dilema, gostaria muito de deixar de usar esse óleo 10w30 e passar a usar o 20w50, pois sinto o câmbio um pouco duro principalmente pra passar da 1 pra 2 marcha, e todas as 160 que andei estão assim, então presumo que o óleo possa melhorar, sem falar no aumento da vida útil do motor, pois moro na Bahia, porém, ainda não o fiz por medo de perder a garantia, pois a Honda só fornece esse óleo 10w30. Você acha que compensa eu abandonar a garantia e assumir as revisões por minha conta e risco ? Ou melhor eu continuar com esse óleo por enquanto cuidando sempre do nível ?
    Outra dúvida, no caso de eu continuar com esse óleo, eu poderia usar o Militec pra atenuar esse problema ? Melhoraria também as trocas de marcha ? Seria interessante usar em pouca quantidade em todas as trocas, ou somente de 10 em 10 mil km ? Desde já obrigado;
    Um abraço.

    Netto

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    1. Muito obrigado, Netto!
      Os fabricantes não dão garantia por problemas com o óleo, entre muitas outras coisas. Lendo o texto da garantia, você descobre que praticamente nada é coberto, a não ser defeitos muito embaraçosos.
      Quebra de cabos, bateria, pneus, freios, as coisas que costumam apresentar problema, são excluídos da garantia.
      Quem teve prejuízo por causa desse nível de óleo baixo e de baixa viscosidade, a justiça cega dá ganho de causa para eles. Eles podem usar qualquer desculpa para não cobrirem a garantia.
      Sobre o câmbio duro, é sintoma de má lubrificação. As concessionárias dafra diziam que era assim mesmo, e aposto que as concessionárias honda estão dizendo a mesma coisa. Isso desaparece com óleo na quantidade certa e viscosidade adequada para a temperatura do nosso país, 20W-50, como era antigamente.
      Certamente essa dificuldade de câmbio vai desaparecer com uso de óleo 20W-50, que tanto pode ser semissintético quanto mineral, desde que tomados os cuidados para não misturar um com o outro.
      Sobre abrir mão da garantia, minha opinião pessoal é que se a sua moto não apresentou qualquer problema em dois meses, não será agora.
      Minha Kansas eu comprei com 3350 km ainda em garantia, fiz apenas a revisão dos 6 mil km, os mecânicos ficaram surpresos porque durante a regulagem de válvulas viram que o cabeçote não estava cheio de borra. Nunca mais voltei lá e a moto deve estar agora com uns 95 mil km.
      Militec eu usei e gostei, senti diferença, eliminou um começo de rajado e melhorou a velocidade em uns 3 km/h em um momento em que eu já pensava que seria necessária a retífica. Lá se vão uns 15 mil km. Sugiro usar na proporção recomendada com trocas distanciadas, 10 em 10 mil km me parece bom.
      Um abraço,
      Jeff

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  8. mestre, olha a resposta que tive.
    "kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o povo acredita em tudo que se ponhe na net... até hoje (14 anos que a intruder esta no brasil) não vi um proprietário de intruder ter problema no motor por colocar a quantidade de óleo determinada pelo manual... mais tenho certeza que em breve verei reclamação de no minimo vazamento de oleo pq agora estao colocando 1litro onde deveria colocar 850ml... boa sorte aos que gostam de novidades da net"

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    1. Pois é, Patrick...
      Me pergunto qual o dono de Intruder que está preocupado há quantos anos ela está no Brasil.... me parece declaração de gente envolvida no assunto, coisa de gente do ramo.
      Quem prefere acreditar nesse tipo de crítica e não se dá ao trabalho de comprovar por si mesmo, merece ter o motor detonado.
      Quem dá ouvidos ao pessoal que é remunerado por empresas para monitorar os comentários na net e plantar contra-informação desacreditando quem faz denúncias quer continuar a ser enganado porque gosta.
      Que continuem fazendo a retífica do motor aos 50-60 mil km achando que está muito bom... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

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    2. 50-60 mil km os que dão sorte né Jeff, na verdade tenho visto cada vez mais pessoas fazendo retifica a cada 30 mil km, comprar kits de cilindro pistão e aneis virou moda como se fosse de troca rotineira como uma troca de sapatas de freio.

      Meu motor agora necessita de retifica apesar de ter apenas 90 mil km, sim APENAS; digo apenas pois era mais que normal um motor de moto 'virar o painel' algumas vezes isto é centenas de milhares de quilômetros.

      Minha moto está como está por falhas na lubrificação, entre outros deslizes; Obrigado pelos esclarecimentos!

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    3. Valeu, Tiu Bruno!
      A gente conta essas histórias de moto rodando centenas de milhares de km sem retífica e a moçada não acredita... canso de ver o pessoal nos fóruns feliz da vida porque a moto não deu problema em 10 (dez) mil km... como se isso fosse grande coisa...
      É toda uma geração que perderá a memória de como as coisas eram antes e que achará normal trocar de moto como quem troca de celular.
      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

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