Um alerta que sempre faço é o de tomar cuidado com cargas que possam se soltar e acabar derrubando a gente.
Como esta:
O motociclista não se machucou (só ralou as pernas) porque estava estreando a jaqueta e o capacete que comprou uma hora antes.
Reportagem: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3665501/Dramatic-moment-motorcyclist-sent-flying-air-busy-freeway-crashing-giant-FOAM-MAT-fell-truck-front.html
Cargas estranhas (volumosas, desajeitadas) têm maior tendência de se soltarem — são mais difíceis de prender, e o grande volume oferece grande resistência ao vento da estrada.
Esse fator muitas vezes é subestimado por quem a prendeu, e o que parece bem amarrado com o veículo parado acaba se afrouxando na hora em que bate o vento.
Cargas presas incorretamente em caçambas abertas e bagageiros de teto estão apenas esperando a hora certa de saírem voando com a turbulência.
Então aprenda a sacar de longe cargas que possam se soltar e mantenha sua moto a uma distância bem segura.
Colchões, tábuas, portas, pranchas, tudo que ofereça resistência ao vento e não estiver bem amarrado, uma hora será arrancado — e você não quer estar por perto.
Agradeço a colaboração do leitor Robson Nascimento!
Algumas cargas o pessoal nem se preocupa em prender, achando que somente o peso impedirá que a carga saia da carroceria...
Reportagem e vídeo: http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/cidades/transito-e-transportes/2016/02/15/NWS,273381,4,418,NOTICIAS,2190-PORTAO-SOLTA-CARRO-MATA-MOTOCICLISTA-OUTRO-FERIDO-JOAO-PESSOA.aspx
Não levam em conta a força que o vento faz sobre uma área grande como essa. Notícia muito triste, que prova como isso é relativamente comum mesmo em trânsito dentro das cidades. Obrigado, Robson!
Ao levantar voo da caçamba, a carga será freada pela resistência do ar e você dará de cara com ela — não dará tempo de reagir e desviar ou parar a moto.
E como você viu no filme, a turbulência fará com que o bagulho mude de direção, 98% de chance de ele ir na direção que você escolheu para desviar. Lei de Murphy. A única coisa que nunca falha é a lei de Murphy.
O negócio é passar bem longe mesmo, e torcer para não ter ninguém filmando. Filmadoras dão muito azar para motociclistas.
Um abraço,
Jeff
Morreu um senhor na esquina da minha rua exatamente desta forma.
ResponderExcluirO cara da caminhonete transportava um portão metálico (desses grandes, de garagem) desamarrado, confiando apenas que o peso do portão o mantivesse na carroceria. Vinha este senhor mais garupa numa moto atrás da caminhonete, quando o vento arrastou o portão que se chocou contra a moto. O piloto morreu na hora e o garupa foi muito mal pra o hospital. O motorista covarde fugiu e ficou por isso mesmo :(
http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/cidades/transito-e-transportes/2016/02/15/NWS,273381,4,418,NOTICIAS,2190-PORTAO-SOLTA-CARRO-MATA-MOTOCICLISTA-OUTRO-FERIDO-JOAO-PESSOA.aspx
Obrigado, Robson!
ExcluirIncluí essa reportagem na postagem, valeu pela dica!
Forte abraço,
Jeff