Dez segundos de bobeira pilotando uma moto é o tempo que basta.
Mais de 80 milhas por hora equivale a uns 130 km/h.
Não é questão de "foi o carro que atravessou na frente".
Quando você está rápido demais, ninguém te vê e você não consegue parar nem desviar a moto.
Não pode dar outra coisa.
Como disse o piloto, "eu aprendi minha lição e nunca mais vou pilotar de maneira ESTÚPIDA".
Pense nisso antes de sair pilotando furiosamente.
Toda moto é uma sereia.
Ela te convida, seduz, induz — mas é você quem precisa estar no controle o tempo todo.
Bastam dez segundos de bobeira para sua vida virar do avesso.
Um abraço,
Jeff
Na postagem de ontem, fiz meu comentário, onde apontei a consequência da emoção. A emoção é como o sal, na medida certa é um ótimo tempero, mas apenas na medida certa.
ResponderExcluirAbração.
É isso aí, José. Bom senso acima de tudo.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Aproveitando o gancho, ele teria se machucado menos se deixasse dois dedos sempre sobre o manete de freio dianteiro. Fiz uma montagem mostrando a distância que ele percorreu entre mover o punho e começar a frenagem:
ResponderExcluirhttp://i.imgur.com/lqkSGHM.jpg
Realmente, nesses 3 segundos ou quase ele percorreu uns 35 metros rodando a 130 km/h.
ExcluirMas essa técnica do polegar sobre o manete tem o inconveniente de cansar os dedos, se for usada por longo tempo, eles poderão não atuar como desejado. E se o piloto mantiver uma pequena pressão sobre o manete, poderá causar superaquecimento das pastilhas, e aí elas não atuarão como devem. Por fim, rodando nessa velocidade, mesmo que ele esteja com os dedos na manete, se piscar os olhos na hora em que iria perceber o carro, também não vai conseguir nada. Fico com a opção de não extrapolar a velocidade máxima permitida em vias urbanas, repletas de armadilhas como cruzamentos e pedestres. Talvez eu faça uma postagem sobre isso, posso usar a foto?
Um abraço,
Jeff
Use à vontade! Note que não são 3s porque estava em câmera lenta.
ExcluirSobre estar sempre com dois dedos no manete de freio, o James R. Davis já articulou melhor do que eu posso: http://www.msgroup.org/Tip.aspx?Num=115 . Não há perigo de ativar o manete por acidente, os dedos descansam por cima do manete, e não na frente dele. E realmente cansa ficar nessa posição pela primeira vez, mas o costume e um pequeno acessório chamado "apoio de acelerador" ajudam e muito: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684470628-apoio-de-acelerador-anker-universal-moto-trilha-apenas-preto-_JM . O próprio James também fala desse acessório: http://www.msgroup.org/Tip.aspx?Num=132 .
Claro que andar dentro dos limites é o certo. Mas mesmo dentro dos limites imprevistos acontecem. Essa fração de segundo pode ser a diferença de você urrar umas palavras em russo ou não conseguir mais urrar nada.
Como anedota, já fiz uma viagem de 2200 km mantendo dois dedos cobrindo o manete de freio e não tive problema algum. Na verdade, hoje em dia o que me cansa é *não* ficar com os dedos assim durante muito tempo, depois de ~40min sem freiar meus dedos ficam lentos e demoram a sair da manopla.
ExcluirObrigado pelas informações, vou experimentar essa técnica para ver se me adapto ou não, aí faço a postagem incluindo seu relato.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Não conhecia esse acessório, mas me parece uma boa ideia... Estou com uma postagem sobre um acidente causado pela luva enroscando em um comando da moto, e a primeira coisa que me passou pela cabeça foi que esse acessório poderia se enganchar na alça que fecha a luva... preciso ficar cara a cara com um desses para avaliar melhor.
ExcluirObrigado!
Jeff
Esborrachar-se-ia da mesma forma. Nesse caso, melhor seria manter sempre uns dois dedos na consciência... Mais uma lição aprendida pra ele e pra nós, em todo caso...
ResponderExcluirConsciência é uma coisa que anda muito em falta no mercado.
ExcluirLogo vai aparecer alguém que se acidentou porque estava caçando pokemons com a moto...
Um abraço,
Jeff
Hahah que não seja eu, que não seja eu... Gotta catch'em all!
ExcluirBrincadeiras à parte, realmente não duvido de acidentes de moto envolvendo o novo jogo de Pokémon, até porque a moto, por ser mais ágil e prática, colabora muito para pequenos deslocamentos a fim de encontrar mais monstrinhos. Dá pra incluir nessa lista ainda bicicletas e as famigeradas motonetas, na mão de jovens despreparados para o trânsito, e agora com mais uma gravíssima distração, andando pelos bairros, pela contramão... Realmente, consciência tá em falta no mercado.
ExcluirHehehe... é só questão de tempo.
ExcluirJá deixei um alerta no google para ser informado de notícias relacionando motocicleta e pokemon.
Agora é só esperar sentado, e não vai ser por muito tempo não...
Forte abraço,
Jeff