E é fácil entender porque:
Eles realmente são armadilhas em potencial para todo condutor novato, seja de carro ou de moto.
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/07/cubatao-fara-audiencia-publica-para-discutir-problemas-em-novo-viaduto.html
Essa irresponsabilidade aí de cima vai vitimar muita gente, anote o que estou dizendo.
Basta ver as imagens de qualquer viaduto em curva para constatar como essas obras de arte rodoviárias são construídas sem levar em conta o risco de acidentes com motos, muito menos o aspecto da prevenção de acidentes.
Imagem: http://www.otempo.com.br/cidades/motociclista-cai-de-viaduto-na-lagoinha-e-morre-1.318078
Curvas acentuadas, baixa altura da mureta de contenção...
Imagem e reportagem: http://extra.globo.com/noticias/rio/motociclista-cai-de-viaduto-atinge-dois-onibus-morre-14494782.html
Tudo isso desorienta o novato, que se vê de repente diante de uma situação apavorante, potencialmente fatal — quanto maior o número de coisas a lidar simultaneamente, maior a chance de dar утконос.
E é uma tendência natural fixar o olhar naquilo que mais nos assusta.
Infelizmente, fazer isso com a moto só serve para piorar as coisas. É a fixação do olhar, um fenômeno conhecido e explicado nesta outra postagem.
Então, quais as dicas para o novato que vai pegar um viaduto em curva?
Primeira coisa, não use uma velocidade acima do limite permitido. As velocidades recomendadas permitem fazer as curvas com segurança tranquila.
Segunda coisa, não fique na pista externa da curva.
Quanto mais longe da beirada, menor a chance de ter seu olhar atraído para o perigo.
Terceiro, fixe seu olhar no ponto onde quer chegar e não naquilo que te assusta — sua moto irá naturalmente nessa direção e seu corpo fará instintivamente as correções necessárias para corrigir a trajetória.
Importante:
gifs de bambolê |
Uma coisa básica na pilotagem é aprender a ter molejo na cintura — como usar um bambolê.
Meninos e meninas, pratiquem essa técnica em cima do banco da moto.
Em um local seguro e sem trânsito, faça curvas para um lado e para outro em baixa velocidade, sem sair da faixa, como se estivesse desviando de uma série de buracos.
Faça isso apenas flexionando a cintura para aprender a manobrar com naturalidade na hora em que precisar.
Mantendo o jogo de cintura, será superfácil dominar a moto na hora em que a curva exigir.
Quarta coisa, reajuste o foco sempre no ponto em que deseja chegar.
Na hora em que a curva mudar a trajetória, reajuste seu olhar para o novo ponto desejado — manter o olhar na mesma direção do ponto anterior da curva te levará exatamente para lá, e você não quer isso.
Quinto lugar, pilote rastreando os possíveis problemas à frente.
Caso o viaduto possua uma pista afluente, preveja que os veículos tentando acessá-lo terão dificuldade para se encaixar no fluxo e evite a encrenca.
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/07/cubatao-fara-audiencia-publica-para-discutir-problemas-em-novo-viaduto.html
Essa alça de acesso no meio da curva desse novo viaduto causará acidentes se os ocupantes da faixa principal dificultarem o ingresso dos carros da alça lateral apenas porque se acham com direito de preferencial.
Administre sua velocidade para permitir que os carros chegando se encaixem — não é hora de pensar que a preferencial é sua.
Depois do acidente, não importa quem tinha razão, todo mundo se deu mal e o motociclista se deu pior.
A culpa será de quem economizou na obra, que deveria ter três faixas e não duas, mas eles nunca serão punidos por isso, e o mal já está feito.
Ser flexível no trânsito, tanto quanto à postura de pilotagem quanto a facilitar a vida dos outros, é algo que os novatos precisam aprender a fazer. E não só eles.
A rigidez causada pela tensão impede o piloto de tomar a decisão correta no momento exato.
Travar nos comandos é meio caminho para o tombo, e você não quer cair do alto de um viaduto.
Tenha em mente que fazer curvas é uma das melhores sensações e prazeres de se andar de moto.
Fazer da pilotagem uma coisa divertida, mas sempre com atenção, evita aquele retesamento dos músculos tão incômodo na hora em que o perigo cresce na sua frente.
Relaxe, confie em você e faça curvas com tranquilidade.
Se você não ficar encafifado com a coisa, será mais uma curva normal, talvez um pouco mais fechada que as outras, mas nem irá lembrar que está em cima de um viaduto.
Acima de tudo, pilotar uma moto é ter prazer em viver.
Um abraço,
Jeff
mestre, olha só esse gif.
ResponderExcluirlembra da postagem que você dise que o caminhão vai para um lado e a carroceria vai pro outro?
https://media.giphy.com/media/3o7qDSXqbyePx9th1S/giphy.gif
Olá, Patrick
ExcluirRespondi via email, você está recebendo minhas mensagens?
Abraço,
Jeff
realmente caminhão não esta nem ai kkk
Excluirlembrou um amigo meu que adorava andar de carro colado nos outros, ele no transito o ônibus subiu na lombada e ele la coladinho quando o ônibus passou a lombada deu aquela sentada gostosa no capo dele kkkk
recebi seus e-mails, e respondi ambos. desculpe a demora, tinha caido na caixa de spam mesmo depois de eu ter marcado como remetente confiável.
ResponderExcluirParabéns! tudo bem colocado como sempre realmente moto não é pra gente estressada dê passagem, não ande no limite, aproveite o passeio moto é isso liberdade, por falar em liberdade só acrescentaria uma coisa aos novatos pelo motivo da moto te dar essa liberdade, não tenha pressa só porque você andou 6 meses não quer dizer que você realmente sabe andar de moto, andar é fácil difícil é conhecer a moto isso realmente leva muito tempo, no começo sempre evite se arriscar alem de fazer você se formar um ótimo condutor vai fazer bem pro seu bolso e pra sua saúde, afinal, não é você que determina/julga as suas habilidades e sim o momento da crise, do susto, treinamento nunca é demais e as variáveis são infinitas você nunca vai estar realmente preparado, assim como o Jeff citou o tempo é muito curto e todas as suas ações devem ser instintivas
ResponderExcluirMuito bem colocado, Felipe.
ExcluirO momento mais perigoso é aquele em que achamos que já estamos experientes, o segredo é nunca achar que já temos experiência. Meu primeiro tombo com minha primeira moto aconteceu exatamente 6 meses depois que aprendi a andar de moto, e nos 2 anos seguintes foram mais 11 tombos. Parei durante uns 30 anos e só voltei a pilotar há 6 anos. Foram apenas 3 tombos nessa nova fase. Ou seja, ainda continuo colecionando vivências.
Um abraço,
Jeff
esqueci de colocar o "notifique-me" rs... você tem muito mais experiencia de chão que eu kkk ate hoje eu deixei a moto cair uma vez, um motociclista me "atropelou" eu estando parado e um moleque em um scort ancião foi fazer uma conversão para a esquerda em uma via de mão dupla com acostamento estando parado no acostamento da direita, daria ate uma boa materia. Mas tirando um cotovelo roxo não aconteceu nada demais principalmente com a moto, posso ate ousar em dizer que sou virgem de chão kkkk
ResponderExcluirEsse acidente do cara parado no acostamento e que resolve atravessar bem na hora em que a moto está passando é muito comum, o pessoal olha no espelho esperando ver um carro, não percebe a moto. Vou programar uma postagem sobre isso.
ResponderExcluirE eu não caio com a moto, eu faço paradas de emergência não convencionais — quem cai direto é um amigo meu ;)
Um abraço,
Jeff
é só uma paradinha pra descanso kkkk
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