Reportagem da globo flagra uma sucessão de acidentes causados pelo sol baixo no horizonte:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/07/motociclista-e-fechada-por-carro-bate-em-poste-e-morre-em-ribeirao-preto.html
Os primeiros carros só viram a cegonha e o carro acidentado que aparecem no final da reportagem quando já estavam em cima e frearam.
O motociclista só percebeu todo mundo parado quando já não dava mais para frear com segurança.
Depois do tombo da moto, motociclista, moto e policial quase são atropelados por um motorista que não vê nada do que está ocorrendo à frente.
Note que os carros já estavam na sombra, mas todos os motoristas e o motociclista ainda não tinham recuperado a visão normal depois de serem expostos à luz direta do sol no trecho anterior.
Essa dificuldade com o ofuscamento logo ao amanhecer é ainda pior que ao entardecer, quando o sol é mais fraco — falo disso nesta postagem.
É um grande risco para todos, e não é à toa que tantos acidentes acontecem logo cedo pela manhã — também falo disso nesta outra postagem.
Como minimizar o perigo?
O uso de óculos escuros por baixo da viseira fechada logo cedo ajuda a evitar o ofuscamento— o uso do óculos é uma boa opção naquelas manhãs em que o sol nasce com toda a vontade, e não só para o meio-dia.
E falando em viseira, ela não pode estar suja nem muito riscada — o sol batendo na sujeira ou nos riscos piora ainda mais a situação, você fica com uma tela prateada na frente. Assim dizem, porque minha viseira nunca fica suja nem riscada. Hahan... tá.
Memorize as ruas do seu trajeto matinal que ficam de cara para o sol em algumas épocas do ano, se puder, evite-as.
Assim que perceber o sol baixo no horizonte, redobre a atenção quanto ao que está na sua frente e também com quem vem atrás de você — seja quem for, ele não estará te vendo.
Quanto ao primeiro acidente, que matou a menina da moto, só temos a lamentar a perda de mais uma colega motociclista por conta da atitude de um irresponsável que fugiu do local.
Mas ele acabou sendo parado e vai ter de se explicar para a polícia — possivelmente porque também foi ofuscado pelo sol nascente.
Acrescento o comentário feito pelo leitor José Carlos Aires:
Notou o motociclista acidentado?
Mancando com a perna direita, a perna que ficou embaixo da moto.
A moto o machucou, sendo que ele não colidiu com o veículo.
Como ele poderia evitar esse dano em seu corpo?
É uma pergunta que todo motociclista deveria ter em mente.
Se desgrudar da moto antes do tombamento da mesma é uma ótima idéia.
A outra boa idéia seria ter um mata cachorro ou protetor de motor (daqueles um pouco mais aberto e não o que fica grudado no motor), assim, a moto não amassaria a perna do motociclista (ou amassaria menos).
Minha resposta:
Bem lembrado, José!
E nem é uma moto pesada. Um colega de quarto no hospital também estava lá por um tombo desses.
Caiu com uma 125 durante a frenagem, ficou preso embaixo dela e o peso da moto estourou algumas veias, isso complicou e ele quase perdeu o pé.
Falei disso [o mata-cachorro] em uma postagem, sempre vale a pena lembrar:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/01/para-que-serve-o-mata-cachorro.html
Um abraço,
Jeff
Notou o motociclista acidentado? Mancando com a perna direita, a perna que ficou embaixo da moto. A moto o machucou, sendo que ele não colidiu com o veículo.
ResponderExcluirComo ele poderia evitar esse dano em seu corpo?
É uma pergunta que todo motociclista deveria ter em mente.
Se desgrudar da moto antes do tombamento da mesma é uma ótima idéia. A outra boa idéia seria ter um mata cachorro ou protetor de motor (daqueles um pouco mais aberto e não o que fica grudado no motor), assim, a moto não amassaria a perna do motociclista ( ou amassaria menos).
Abração.
Bem lembrado, José!
ExcluirE nem é uma moto pesada. Um colega de quarto no hospital também estava lá por um tombo desses. Caiu com uma 125 durante a frenagem, ficou preso embaixo dela e o peso da moto estourou algumas veias, isso complicou e ele quase perdeu o pé.
Falei disso em uma postagem, sempre vale a pena lembrar:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/01/para-que-serve-o-mata-cachorro.html
Um abraço,
Jeff
O óculos de sol já virou parte da parafernália padrão que tenho que levar comigo para andar de moto.
ResponderExcluirE também pra tirar foto... hehehe
ExcluirTem coisas que não tem como deixar em casa. Um jogo mínimo de ferramentas, alguns quebra-galhos como elásticos e laça-gatos... meu irmão perdeu a placa e teve que comprar uma nova por conta da falta de um laça-gato ou arame para segurar a placa até chegar em casa.
Forte abraço,
Jeff
Olá Robson. O óculos ao qual você se refere é esse da foto? Concordo com o Jeff, fica estiloso e ótimo para fotos.
ExcluirAbração.
O povo não aplica um mata cachorro na moto, pelo motivo de poder passar em lugares apertados, roçando a perna nos veículos, o que fica mais difícil com o protetor de pernas na moto.
ResponderExcluirÉ muita idiotice, pois em nome da pressa vale tudo, principalmente arrebentar com a própria saúde.
As estatísticas apontam que a parte mais atingida nos acidentes com motociclistas é as pernas, em especial os joelhos e os pés.
Meu amigo, adoro as minhas pernas, pois elas me levam para todos os lugares, por isso cuido bem delas. Recomendo a todos fazerem o mesmo.
Abração.
A pressa é o pior inimigo de motociclistas e motoristas. Infelizmente, todo mundo hoje tem pressa demais e muita gente acaba pagando um preço muito alto na tentativa de chegar ao destino 2 ou 3 minutos mais cedo. A adrenalina de andar rápido pode custar muito, muito caro.
ExcluirE lembrando, José:
São importantes pernas e também olhos. Viseira fechada evita grandes inconvenientes.
Um abraço,
Jeff
Como não consigo acessar o faceboook, vou responder aqui à pergunta do Evandro e torcer para que ele leia...
ResponderExcluirTem motos onde não dá para colocar mata-cachorro, só sliders mesmo. Se eu tivesse uma esportiva, não tiraria da loja sem instalar os sliders, porque qualquer tombinho besta sai muito caro. Já nas pequenas 125/150, imensa maioria do mercado, mata-cachorro dá uma proteção real para as pernas do piloto.
Um abraço,
Jeff
Notei que o piloto se assustou e usou o freio trazeiro sem a devida perícia. O susto por conta do sol impedir sua visibilidade, somado ao pneu que pela velocidade não era pra ter derrapado tão facilmente resultaram nisso.
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