quinta-feira, 14 de julho de 2016

Faróis e faroleiros

Olha só essa reportagem sobre a eficácia de faróis de jipões, aqueles carrões que são quase o top de linha das montadoras:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/07/hr-v-e-renegade-sao-reprovados-em-teste-de-farois-nos-eua.html

Pois é, mais de 120 anos depois da invenção do automóvel, os fabricantes continuam vendendo caro soluções muito imperfeitas. Vai ver que não deu tempo ou não tiveram verba para pesquisar o assunto ¨ 

O farol do HR-V até me lembrou o farol da minha moto, o que me inspirou uma postagem sobre a falta de eficiência dos faróis que nos obrigam a usar.

Para variar, não encontrei nada na imprensa nacional, já que as montadoras não fornecem material publicitário comparando uma com a outra.

E sem as fabricantes entregando roteirinho com fotinhos, dizendo exatamente o que a mídia deve dizer (senão não brinca com as motinhos), ninguém se atreve a fazer reportagens que possam desagradar os patrocinadores — falando coisas como, por exemplo, a verdade.

Esse tipo de pesquisa você só encontra em blogs de pessoas interessadas que são muito gente boa.

Mas para testes de várias marcas, o jeito é pesquisar do outro lado do mundo... 

Encontrei o interessante site indiano de motociclismo motohive.in que publicou um estudo comparativo de eficiência dos faróis entre motos de diversos modelos e marcas, algumas comercializadas aqui no Brasil.
Reportagem: http://motohive.in/motorcycle-headlight-comparison-ninja-650-vs-bmw-f650gs-vs-kawasaki-z800-vs-triumph-street-triple/

É interessante ver como diferentes fabricantes dão atenção diferente ao mesmo problema. Ou simplesmente não estão nem aí.

Não se iluda, isso acontece até com marcas de renome e tradição inquestionada pelos respectivos fãs.

Felizmente há pessoas que não babam ovo pelas fabricantes e ousam pesquisar soluções melhores e mais econômicas do que o olho da cara habitual das grifes de concessionárias.



Para quem está com o inglês enferrujado, o kit de farol não original é bem mais eficiente e custa a metade do kit "eficiente" cobrado pela concessionária.

Por que o fabricante não instala um farol eficiente já na linha de montagem?

Ora, por que fazer isso se o cliente pode comprar um opcional aprovado pela fábrica pelo preço que a grife determinar? Pelo menos lá fora existe concorrência, aqui no país do pixuleco olímpico® nem pensar.


De bônus, você vê no vídeo como é fácil trocar aquele farol usando uma única chave philips.

E fica morrendo de raiva de saber que a concessionária levou três dias para fazer esse serviço e te cobrou dois salários, um olho e uma perna porque só pessoas altamente qualificadas e com treinamento especializado da fábrica possuem habilidade e técnica suficientes para soltar parafusos na sua moto. You're welcome.

Nas motos de baixa cilindrada, na grande maioria dos casos você poderá melhorar a baixa eficiência do farol sem precisar trocar o conjunto todo, basta usar lâmpadas alternativas do mercado de autopeças.

Procure marcas de boa qualidade (fuja das baratinhas) e descubra como elas podem melhorar significativamente sua qualidade de visão noturna.

Lâmpadas do tipo superbranca — não xénon — irão custar mais caro, mas usadas corretamente* durarão bem mais. E o ganho para sua segurança não tem preço.

Só não caia na besteira de instalar lâmpadas com potência em watts superior às originais, nem luzes de xénon não permitidas, porque isso danificará a carcaça do seu farol — elas esquentam demais e a carcaça de plástico se derrete, e podem queimar o chicote e o sistema elétrico por sobrecarga.

Além disso, luzes xénon ofuscarão e irritarão todo mundo à sua volta, você vai ter que fugir da galera te jogando paus, pedras, tochas e forcados, e darão apreensão de sua moto para o pátio. A polícia adora parar moto com xénon, eles veem de longe.

*Farol alto sempre durante o dia, farol baixo durante a noite — e farol alto em rodovias sem veículos em sentido contrário nem iluminação pública. Lanterna não conta como farol baixo.

Um abraço,

Jeff

10 comentários:

  1. Obrigado, Jefferson chará!
    Bem que eu gostaria de postar 2 ou 3 postagens por dia... e também de responder direto no facebook... mas até hoje não fiz as pazes com essa rede social.
    Um abraço!
    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Jeff, não concordo com o uso do farol alto de dia. Não apenas porque dá multa, como também porque ofusca os motoristas mesmo de dia.

    Digo isso porque quando estou dirigindo e alguém está pilotando um farol alto atrás de mim fico ofuscado. Só não fico mais indignado porque sei que pode também ser farol baixo que subiu por causa do peso garupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, não imaginei que pudesse incomodar alguém durante o dia. Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente quanto à intensidade da luz, eu sofro com luz do sol forte, sendo obrigado a usar óculos ou viseira escuros durante o dia, mas nunca tive dificuldade com farol alto durante o dia.
      Claro que tomo o cuidado de abaixar o farol ao final da tarde e só acendo o farol alto depois do dia bem claro.

      Sobre dar multa, acho que os guardas também evitam multar, pelo menos nas regiões onde morei.

      Entre arriscar uma multa e trombar com um carro que não me viu, prefiro o prejuízo menor. Nos meus 15 tombos, sempre caí sozinho, nunca bati contra alguém cruzando minha frente. Apenas uma vez trombei contra a traseira de um carro porque as rodas deslizaram na pista molhada (eu estava em excesso de velocidade para as condições do dia e achei que dava, não deu.)

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Qual seria a ideal lâmpada, para minha moto jeff? Ela é uma fan 150 ano 2012 se puder me indicar agradeço!!!

    ResponderExcluir
  4. Qual seria a ideal lâmpada, para minha moto jeff? Ela é uma fan 150 ano 2012 se puder me indicar agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Louis!
      Tem várias boas à venda no mercado, procure por "lâmpada superbranca para moto" no google que você encontrará várias opções. Já usei Philips e Osram, ambas são muito boas. Troquei uma vez por precaução porque ia viajar, mas ainda estava funcionando.
      E um dia gostaria de testar aquela da Multilaser, o precinho é camarada. Vai que dá certo, o custo compensa. Ou não. Só testando para saber.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Quanto as lâmpadas de led? Recomenda?
    Não falo as baratinhas, mas as com reator

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro! Feliz Natal!
      Eu não tenho experiência com essas lâmpadas, daí não ter postagem. Sei que as de freio e lanterna são mais resistentes, o que traz a vantagem de de não te deixarem apagado no meio do caminho e correndo o risco de ser atropelado sem você saber que a traseira está no escuro. Em compensação, não tenho certeza se são mais visíveis à distância. Estou falando das lâmpadas de reposição do mercado para substituir as originais, feitas por fabricantes desconhecidos. As de LED originais projetadas junto com a moto possuem muitos leds, a lanterna inteira foi projetada para usar leds, então elas não têm esse problema.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir