Como é que essa moto peladona pode custar quase a mesma coisa que um TRX 420 FourTrax também fabricado pela honda?
Imagens: honda
Tanto a moto quanto o jipinho têm guidão e motor 400 com injeção eletrônica, mas as semelhanças acabam por aí.
Se a senhora reparar, dona honda, o seu jipinho tem 2 rodas a mais (óóóóbvio), bancão, um amortecedor a mais, dois para-lamas extras, mais dois discos e pinças de freio extras, bandejas de suspensão, carroceria, bagageiro dianteiro, bagageiro traseiro, grade dianteira, grandes plataformas para os pés, radiador, bomba de água, dois faróis, duas lanternas, marcha à ré, diferencial (uh, isso é bem caro), árvore de transmissão e semieixos, fora outros macetes, como um chassi muito mais complexo, pesado e reforçado.
Todas essas coisas a mais custam caro, dona honda.
Bem caro, é só ver quanto estão pedindo no balcão de peças das suas concessionárias.
Só aqueles pneus muito mais borrachudos custam os olhos da cara. Mais de 400 reais cada um, pode pesquisar.
Porque a Falcon tem preço sugerido de quase 17 mil reais (é 16990), enquanto o TRX de tração em duas rodas tem preço sugerido de quase 19 mil (é 18990).
Tudo isso a mais por uma diferença de apenas 2 mil reais, dona honda?
Das duas uma, dona honda:
Ou seu jipinho está muito barato, ou sua moto está absurdamente cara.
Considerando que seu jipinho custa quase o preço de um carro popular, oferecendo muito menos, ele não me parece estar fora da faixa de preço. Melhor dizendo, ele não está barato.
Mas então, dona honda, como é que pode uma moto com motor semelhante, e com tanta coisa a menos que o jipinho, como é que ela pode custar tão caro assim?
Será que o preço das motos vendidas pela senhora aqui no Brasil não está totalmente fora da realidade do mercado mundial, dona honda?
Pergunto isso porque lá na África e no resto do mundo a senhora vende motos equivalentes às nossas por menos da metade do preço.
Pelo preço que a NX 400 é vendida aqui, dá para comprar uma NC 700 no Canadá e ainda sobra troco:
Imagem: http://motorcycle.honda.ca/
Nesta data, com o dólar canadense a R$ 2,07, os valores seriam R$15.523, R$18.627 e R$14.591, mais impostos aproximados de 7%.
Não quero acreditar que a senhora esteja querendo se aproveitar da liderança do mercado para impor motos a preços irreais para os brasileiros, né dona honda?
Mas essa é a impressão que fica pra mim.
Ficaria muito feio para a senhora se alguém escancarasse essa política de preços absurda e contraditória fazendo uma comparação entre dois produtos similares de sua fabricação, tipo uma moto vendida por um preço absurdamente mais caro e um produto muito mais complicado e cheio de peças, como um jipinho.
Ops...
Mas a culpa não é minha, dona honda. É a senhora que estabelece o preço e publica as informações, elas estão no seu site:
http://www.honda.com.br/motos/Paginas/trx-420-fourtrax.aspx
http://www.honda.com.br/motos/Paginas/NX400iFalcon.aspx
Dona honda, tome mais cuidado na hora de estabelecer sua política de preços para não ficar tão evidente que os preços de suas motos não têm a menor relação com o custo de produção.
Esse tipo de contradição, quando flagrada escancaradamente, dá a impressão de que a senhora pratica o máximo preço que o mercado estiver disposto a se sacrificar para pagar, e isso pega muito mal para sua imagem.
Os clientes podem começar a ter consciência disso e deixar de aceitar essa prática abusiva.
Ou então, dona honda, se manque do quanto isso é ruim para sua imagem e comece a vender suas motos aqui no Brasil com a mesma margem de lucro decente e honesta que é utilizada em todo o resto do mundo, menos em nosso país.
Esse tipo de prática pega muito mal, dona honda.
Jeff
Excelente post
ResponderExcluir