quarta-feira, 7 de maio de 2014

Minha moto anda por 10 km e depois para de funcionar

A minha moto anda por 10 km, depois ela para de funcionar, então eu tenho que esperar ela esfriar para ligar de novo. Onde pode estar o problema?

Respondendo à pergunta da Nilma:

Descobri um macete novo, verifique antes de tudo se o seu miolo da chave da tampa do tanque de combustível não está obstruído! Explicações na postagem Minha moto anda 1 km e para de funcionar sem motivo, ou não dá partida pela manhã.

Se não resolver, volte para esta postagem.

São duas possibilidades:

1) Algum componente com problema no sistema de ignição (aquele que envia faísca para a vela para o motor funcionar)

2) Algum problema no sistema de carburação ou injeção (que desaparece quando a moto esfria ou fica parada)


1) Se o problema estiver na parte elétrica, o primeiro suspeito é o cachimbo/cabo da vela.

O cachimbo é essa peça vermelha aí (na sua moto ele pode ser preto) e ele pode estar mal conectado na vela, aí o motor esquenta, pára de passar faísca, aí a moto esfria e volta a funcionar até que o aquecimento faça os componentes se dilatarem e se desencostarem.

Esses dias aconteceu algo muito parecido comigo, relatei nesta postagem aqui.

O cachimbo pode estar apenas encostado na vela, ou apenas mal encaixado no cabo da vela.

Para eliminar as duas dúvidas, retire o cachimbo da vela, torça ele no cabo por umas 2 ou 3 voltas e depois force ele contra a vela até sentir que ele fez um clique. 

Se o cabo de vela estiver muito estragado no encaixe do cachimbo, corte um teco de uns 2 centímetros e repita a operação, tem que garantir um bom contato entre o fio de cobre e o pino do cachimbo.

Se isso não resolver, troque a vela de ignição.

Uma vela trincada interrompe a passagem de faísca quando se dilata, é uma peça muito barata, vale a pena trocar preventivamente a cada 15 mil km para não passar por esses perrengues.

Outros componentes que podem pifar somente com o motor quente são a bobina de ignição (que transforma a energia de 12 volts da bateria em milhares de volts para gerar a faísca) e o CDI (que é o cérebro eletrônico que determina o momento exato de gerar a faísca).

Se tiver que trocar esses componentes, comece pela bobina (o cabo da vela já vem junto, não dá para trocar um sem o outro).

Se não resolver, parta para o CDI, que é mais caro (coisa de uns 60 reais nas motos mais comuns).



2) A outra possibilidade é que a causa esteja no sistema de alimentação de combustível.

Verifique se a mangueira que sai do tanque e vai para o carburador não está dobrada.

Uma mangueira dobrada pode prender uma bolha de vapor de combustível quando o motor esquenta, e essa bolha não deixa a gasolina descer. 

Basta endireitar a mangueira e você nunca mais terá esse problema.

Mas tem uma coisa: 

Uma bolha só se forma com o motor funcionando muito quente, tipo ficando presa em congestionamentos por muito tempo, ou então o motor funcionando com pouco óleo. 

Dá uma conferida na denúncia A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo e meça a quantidade de óleo do seu motor pela manhã exatamente de acordo com o procedimento do manual do proprietário.

Caso sua moto seja injetada (injeção eletrônica de combustível), a bomba elétrica de gasolina dentro do tanque pode estar com defeito, ou então trabalhando com muito pouca gasolina.

Bomba com defeito, só trocando, e custa caro.

Mas se você tiver o hábito de andar com pouca gasolina no tanque, a bomba trabalhará mais quente do que o normal, e a bolha de vapor se formará dentro dela. 

Passando a rodar com o tanque sempre acima da metade ou um terço da capacidade, esse problema desaparecerá, se a bomba não tiver sido afetada por trabalhar em temperatura acima do ideal por muito tempo.

Que eu lembre, isso esgota as possibilidades...

Bom, também tem mais uma:


Sujeira dentro do tanque de combustível pode dar a impressão de que o problema está na temperatura do motor, enquanto na verdade é apenas o combustível sendo sugado pelo tanque que muda a sujeira de posição.

Com a gasolina sendo sugada, a sujeira bloqueia a passagem, aí a moto pára, o combustível deixa de ser sugado e a sujeira se afasta do filtro do registro de combustível — você pensa que é porque a moto esfriou, mas não é. Pegadinha de moto.

Algum dia você removeu e limpou a tela do filtrinho que tem no registro do tanque de combustível?

Não deve acontecer em motos novas, mas nas mais rodadas é uma necessidade que costuma passar despercebida até pelos mecânicos, que acabam trocando peças sem necessidade e apanham para resolver um problema simples (e você paga o pato).

Boa sorte!

Jeff

33 comentários:

  1. minha moto é uma cinquentinha xy50q ela funciona e fica uns 3minutos em funcionamento depois para de funcionar como que falta corrente e já troquei carburador filtro de ar e continua com o mesmo defeito gostaria de ajuda para solucionar o problema

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    1. Bom. já faz muito tempo que o Aryelton perguntou, mas eu estava impedido de responder.
      Como você já deve ter descoberto, somente um mecânico vendo o motor poderá descobrir o motivo.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Boa noite tenho uma titan 150 mix 2009, recentemente troquei a vela e notei q a rosca de cabeçote estava comida e não estava mais dando aperto.... levei o cabeçote pro torneiro e ele refez a rosca so q agora a vela q uso nela e a da titan 125 2000.... a pergunta e, se eu colocar a vela da Fazer 250 vai estragar o motor?

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    1. Olá, Daniel!
      Há vários fatores que definem uma vela, e são difíceis de perceber tanto a olho nu quanto medindo.
      Se a nova vela tiver uma distância entre os eletrodos e o assento no cabeçote, ela poderá se chocar contra o pistão ou ficar muito próxima dele no momento da explosão.
      Se isso gerar um ponto mais quente do as condições de projeto, o pistão irá derreter e furar, fazendo sua moto parar inesperadamente no meio do trânsito.
      A coisa é tão sensível que todas as velas possuem um coeficiente chamado grau térmico: velas idênticas com grau térmico diferente roubam calor da área dos eletrodos com maior ou menor eficiência.
      O simples fato de usar uma vela de grau térmico incorreto já é suficiente para furar o pistão.
      Além disso, é duvidoso que o uso de uma vela de uma moto de maior cilindrada traga qualquer benefício.
      Minha sugestão é: em time que está ganhando não se troca o centro-avante, a menos que ele peça para sair.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Entendi, agradeço pela explicação👍✌
      abração....

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    3. caso vc nao possa substituir a parte do celindro que fica a vela vc pode pedir um torneiro que abra a rosca espanada e faca o "embuxamento" para que a mesma vela caiba com perfeicao e o msm trabalho feito com a tampa do dreno de oleo o "embuxamento" pode ser feito de bronze que fica um trabalho exelente ja fiz em algumas motos como xre e cb300 e no caso do oleo fiz na minha e todas estao funcionando mt bem

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  3. Questão e no caso das IE como que faz com a sujeira do tanque? já que não tem torneirinha

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    1. A bomba tem uma tela de filtro. O conjunto precisa ser removido e limpo periodicamente. É mais um item a exigir manutenção periódica que certamente será negligenciado e começará a dar dor de cabeça depois de alguns anos para os proprietários.
      Para mim moto tem que ser que nem Jeep. Não os modernos, mas aqueles dos anos 50. É botar combustível, trocar o óleo e sair pelo mundo.
      Sem destino. Fazer roteiro de viagem só para cidades que tenham concessionária é roubada.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. aff ¬¬ mais outra coisa que eu preciso ir atras...
      Rural mandou um abraco

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  4. Boa tarde minha moto é uma bross2009 vou te da um exemplo do que ela faz" vou no mercado uns 13km de casa fico uns 10 minutos no mercado ligo a moto pra ir embora ela anda uns 5km e apaga do nada eu sou obrigado espera ela esfria depois ligo ela ando mais uns 400 metros ela apaga novamente e assim sucessivamente até chega em casa já levei no conserto e não adianta motor e serrado diz faz pouco tempo trocou a injecao não sei mais oque fazer. Me de uma força aí. Obrigado

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    1. Olá, Jonata!
      Foi numa tarde bem quente, não foi?
      Isso é muito mais comum do que o pessoal imagina, e nenhum mecânico encontra a causa justamente porque não é um problema mecânico, é um macete de motos e alguns raros carros. Aconteceu com a minha moto agora em outubro e fiz uma postagem sobre o assunto:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/10/minha-moto-pifa-quando-compro-sorvete.html
      Você dará risada quando descobrir o motivo...
      Um abraço e feliz Ano Novo,
      Jeff

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    2. Depois de postar a resposta, li que você trocou a injeção, então a causa não é a apontada acima porque ela só afeta moto carburadas.
      Então provavelmente é o respiro bloqueado da tampa do tanque de combustível. Se o ar não entra no tanque a bomba nãoo consegue empurrar a gasolina.
      Dá uma conferida na postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/minha-moto-anda-1-km-e-para-de.html
      Um abraço, e boa sorte,
      Jeff

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  5. Olha so tenho uma hornet 2005 e elaenta cortando combustivel mas ele so faz isso quando estou viajando em alta estrada quando matenho uma rotacao constante sendo ela baixa ou alta os sintomas delas e o segui estou eu uma determinada velocidade ela comeca a perder forca e quando e debrio ou alivio o acelerador ela apaga de vez ai tenho que parrar e depois de alguns segundos dando a partida com o afogador puxado ela liga e anada mais um pouco

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    1. Olá, leitor que não disse o nome!
      Pelo sintoma, está chegando pouca gasolina nos carburadores. Em alta velocidade eles estão consumindo mais gasolina do que está sendo reposta, o que faz as cubas se esvaziarem. Há duas possibilidades para isso:
      Ou a saída do tanque está estrangulada (filtro do registro de combustível obstruído, mangueira de combustível dobrada) ou o respiro da tampa do tanque de combustível está entupido.
      Se não houver entrada de ar suficiente, a gasolina não fluirá para os carburadores. Se o filtro interno do registro estiver bloqueado por sujeira, ou se a mangueira que sai dele estiver dobrada, o fluxo de combustível será insuficiente somente em situações de alta rotação / alto consumo, mas a moto funcionará normalmente em trânsito urbano.
      Tomara que seja só isso, são coisas fáceis de resolver.
      Boa sorte,
      Jeff

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  6. Bom dia tenho moto 150 2010 quando ando com ela 15km em alta ela corta a faisca oque pode ser?

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    1. Olá, Kleber!
      Sintoma de mau contato ou fiação interrompida no cabo de vela/conector/ vela. Na pior das hipóteses, módulo de ignição pedindo troca. Não são componentes caros, mas investigue primeiro os maus contatos e as peças baratas,como a vela.
      Boa sorte,
      Jeff

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  7. Bom dia Kleber tudo tranquilo ?
    Kleber tenho uma NX 400 Falcon 2008, e recentemente estou tendo um problema do qual minha moto ao esquentar ela desliga, porém ela contém os sinais vitais kk como dar partida, buzina, seta, farol, ai só pega quando ela esfria, por ser falcon será que o problema é algo específico ? valeu

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  8. Bom dia Jeff tudo blz, Jeff é o seguinte tenho uma Falcon 2008 e recentemente ela começou a desligar quando o motor tivesse quente desliga e não funcionava a não ser quando esfriasse, gostaria de saber se por ser Falcon existe algum problema específico, valeu abrass

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    1. Olá, Hirlan!
      A mecânica básica da Falcon não é muito diferente dos outros motores 4 tempos, a não ser pelo cárter seco e o descompressor no comando das válvulas instaladas na câmara hemisférica...
      Não se preocupe com esses detalhes.
      Se a manutenção de sua moto está em dia (filtro de ar, vela de ignição, regulagem de válvulas, cabos com bom contato e sem oxidação, etc.), nível de óleo correto medido corretamente (o procedimento de medição da Falcon é especial, leia o manual do proprietário) e o problema é recorrente, dependendo da quilometragem do motor, pode ser problema de desgaste das válvulas e guias de válvulas.
      São componentes muito solicitados e precisam de substituição quando atingem quilometragens muito elevadas na casa dos 100 mil km.
      Boa sorte com sua máquina!
      Um abraço,
      Jeff

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  9. Então preciso revisar esses itens do qual você mencionou, pois a KM é pela metade do qual você mencionou acima, aonde fica o cabo de ignição da Falcon não é como da titan pelo menos não encontrei

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    1. O cabo da vela da Falcon fica na parte da frente, em cima, entre as saídas de escapamento. Um lugarzinho bem ruim para mexer com o motor quente.
      Boa sorte!
      Jeff

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  10. Uma dúvida, no meu caso não gosto de levar minha moto para mecânico prefiro eu arrumar, pois fico com receio, uma vez que a honestidade de muitos mecânicos por ai estão indo por água abaixo, enfim para realizar essas trocar que possam estar dando as "possíveis" interferências na moto, são coisas simples de trocarem ou exige uma atenção especializada ?

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    1. Olá, Hirlan!
      Eu não arriscaria fazer. No máximo, tentaria inspecionar / trocar a vela de ignição. A Falcon tem descompressor de partida e ele exige uma técnica de regulagem de válvulas com alguns cuidados. E não tenho como dar dicas, nunca mexi pessoalmente em uma Falcon, somente literatura técnica.
      Boa sorte com sua máquina!
      Abração,
      Jeff

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  11. Parabéns pelas dicas, concerteza vai ajudar muita gente!! Obrigado

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  12. Boa noite galare minha moto e uma 50traxx quando eu ando com ela ela simplesmente morre alguém pode me ajudar?

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  13. Boa noite tenho uma moto 125fan quando absteco ela tanque cheio e quando ando uns 20km ela apaga andando. alguém sabe o motivo???

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    1. Olá, Antonio!
      Além das possibilidades descritas na postagem, também existe a chance de o respiro da tampa do tanque de combustível estar bloqueado com goma da evaporação da gasolina.

      Aplique um aerossol tipo WD40 para desentupir. Se a tampa for do tipo aeronáutico, aquela que tem uma tampinha para a fechadura, muito provavelmente será isso.
      Boa sorte,
      Jeff

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  14. TENHO UMA TITAN 150CC 2012. quando estou andando sozinha consigo andar muito , so que quando estou com garupa ela esquenta e fica pesada ,nao consigo tirar do lugar sem contar que para toda vez , o que pode ser ?

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    1. Olá, Joyce Mayara!

      Desculpe pela demora, estive fora o dia inteiro.

      O que está acontecendo na sua moto é que você não regulou o freio traseiro para andar com garupa.

      Quando a garupa se senta, a suspensão desce mais que o normal e muda sua geometria . Isso estica a vareta de freio, que faz ele ficar permanentemente acionado, por isso sua moto perde tanto rendimento.

      Dá uma conferida nessas postagens onde eu eu explico isso em detalhes:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2012/10/pilotagem-com-garupa-parte-iii.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/01/minha-moto-e-fraca-para-andar-com-garupa.html

      Tudo de bom,

      Jeff

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  15. Opa, tenho uma xre 2012 e
    Ela fria liga normalmente, ando cm ela uns 15 km E ela desliga, e não liga até esfriar.

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