quarta-feira, 14 de maio de 2014

Vale a pena consertar uma câmara de ar furada?

Pouco tempo atrás, um tempo depois que eu comprei minha moto usada, o pneu furou na rodovia.

Que sufoco, ela dançou até eu cair, sorte que o caminhão estava na faixa do lado, e não tinha ninguém atrás.

No mecânico fui descobrir que o borracheiro que mexeu na câmara tinha feito um remendo mal feito, e ele abriu.

Entre pagar 24 reais em uma câmara e fazer um remendo, porque diabos as pessoas não escolhem segurança ?

Era na páscoa, tive que andar com ela um bom percurso pra procurar ajuda.

No final acabei só com um joelho estourado (viva ao couro, a jaqueta me deixou imune nos braços e peito) e 400 reais de prejuízo na moto.

***

Esse depoimento do Alan Fiore na postagem Pneu de moto não pode ficar careca resume bem a situação.

Esse tipo de economia que as pessoas fazem pode custar vidas.

Um conserto é sempre um risco, você nunca sabe com que grau de experiência, qualidade, habilidade — e em alguns casos, teor alcoólico — ele foi executado.

O pessoal está trabalhando honestamente, mas na imensa maioria das vezes aprendeu a consertar na prática, e nem sempre da maneira correta. Ou com os materiais e ferramentas corretos.

Imagem: http://www.viajantesdareal.com.br/2011_11_01_archive.html

Com todo respeito aos borracheiros profissionais, há muitos aventureiros que pensam que sabem consertar um pneu furado, e um deles pode acabar aprendendo a fazer isso na sua moto.

Instalar uma câmara nova elimina o risco de o reparo ter sido contaminado, de o adesivo utilizado estar vencido ou mal vulcanizado. 

Já vi borracheiro esquecer a câmara na prensa térmica... o aquecimento excessivo enfraquece a borracha, transformando sua câmara em uma bomba relógio.

Muitas vezes a pessoa não se dispõe a gastar o valor de uma câmara de ar nova para economizar 10 ou 15 reais, e gasta bem mais do que isso num único fim de semana só com gasolina, cerveja e/ou cigarros.

Andando de moto, qualquer coisa que possa dar errado pode potencialmente acabar com sua vida, pense nisso.

Não economize com itens de segurança.

Outra lição que se tira aqui:

Comprou moto usada, mande desmontar e inspecione câmaras e aros de roda.

Descarte câmaras com remendos e veja se os aros não estão enferrujados/corroídos por dentro — isso pode furar a câmara, uma simples lixada resolve. 

Não aplique graxa, ela reage quimicamente e apodrece a borracha.

Nem coloque forros por dentro do pneu ou da câmara, isso gera atrito e atrito gera desgaste e calor, pode causar a explosão do pneu.

Inspecione as buchas/prisioneiros da coroa (se equipada com parafusos prisioneiros). Buchas da coroa desgastadas e prisioneiros trincados poderão deixar sua moto sem tração no meio do trânsito.

A importância do uso de trajes adequados também ficou demonstrada nesse acidente.

Moro numa região onde as pessoas nascem e envelhecem de bermudas. Somente os pilotos profissionais andam por aí usando traje completo de proteção.

Curiosamente, nunca vi profissionais estatelados no asfalto, só Felizbertos ou suas vítimas.

Melhor investir em sua segurança e torcer para nunca precisar usar. 

Obrigado por acompanharem o blog e um abraço, Alan e Wagnão!

Jeff 

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