Você perde o controle da moto e morre junto com sua garupa.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/08/pai-e-filha-de-9-anos-morrem-em-acidente-de-moto-no-oeste-de-sc.html — Não pude comprovar se o pneu saiu do aro antes ou depois do acidente, mas tenho minhas suspeitas.
Pneu é o item de segurança da moto que o pessoal mais abusa, economia injustificável: os pneus são a única coisa entre você e o chão.
Pneus carecas fazem a moto dançar, isso vai piorando até que chega uma hora em que a situação pode ficar bem complicada.
Pneus carecas fazem a moto dançar, isso vai piorando até que chega uma hora em que a situação pode ficar bem complicada.
Todo dia vejo motos rodando com pneus totalmente carecas, o pessoal não faz ideia de como isso facilita furar o pneu.
Sem a camada de borracha da banda de rodagem, qualquer preguinho e até uma pedrinha mais pontiaguda consegue furar o pneu.
90% dos furos acontecem nos últimos 10% da vida útil do pneu, segundo estatística de um fabricante de motocicletas, e que eu pude comprovar com minha primeira moto.
E quando o pneu fura, a moto reage bruscamente de maneira inesperada. Não se iluda pensando que sempre dará tempo de controlar.
Piscou o olho, você já está na contramão de cara com um caminhão.
Este pneu aí embaixo ainda apresenta sulcos, mas são muito rasos. Para uma moto, já está mais do que careca:
Imagem e reportagem sobre manutenção de pneus http://maringa.odiario.com/veiculos/noticia/565777/monitorar-os-pneus-e-questao-de-seguranca/
Sem a camada de borracha da banda de rodagem, qualquer preguinho e até uma pedrinha mais pontiaguda consegue furar o pneu.
90% dos furos acontecem nos últimos 10% da vida útil do pneu, segundo estatística de um fabricante de motocicletas, e que eu pude comprovar com minha primeira moto.
E quando o pneu fura, a moto reage bruscamente de maneira inesperada. Não se iluda pensando que sempre dará tempo de controlar.
Piscou o olho, você já está na contramão de cara com um caminhão.
Este pneu aí embaixo ainda apresenta sulcos, mas são muito rasos. Para uma moto, já está mais do que careca:
Imagem e reportagem sobre manutenção de pneus http://maringa.odiario.com/veiculos/noticia/565777/monitorar-os-pneus-e-questao-de-seguranca/
Na hora em que você precisar dar uma freada de emergência, mesmo com a pista seca, a moto deslizando irá percorrer uma distância muito maior do que aquela que você está acostumado.
Um metro a mais é a diferença entre parar perto ou enfiar a cara na carroceria de um caminhão.
Mas na hora que cai uma chuvinha de nada, seus pneus carecas viram um par de patins e você vai embora deslizando na primeira freada.
Em todos os pneus existem indicadores de desgaste para saber a hora da troca:
Imagem e reportagem: http://www.motorede.com.br/quando-fazer-a-troca-de-pneus-em-sua-moto/
Quando esse ressaltinho de borracha chamado TWI (Tire Wear Indicator, indicador de desgaste do pneu) fica nivelado com a superfície desgastada da banda de rodagem, você só tem pouco mais de 1,5 mm de sulco, que é o limite para rodar com segurança.
Como você viu, esses indicadores são difíceis de se ver. Sua altura não é exata, e dependendo da forma que você usa sua moto — calibrando com a pressão correta ou não — eles podem dar indicação errônea.
Então o melhor critério é observar o estado geral do pneu, usar o bom senso e trocar antes que ele te jogue debaixo de um ônibus.
Importante:
Alguns pneus são fabricados para girar em uma única direção, outros são bidirecionais, aí tanto faz. O sentido de giro é indicado por uma seta que precisa estar apontando na mesma direção do movimento da roda:
Esse pneu dianteiro foi montado invertido. Esse é o lado direito da moto e a seta está na contramão. |
Conheço o caso da moto de um amigo meu que saiu da montadora com o pneu montado invertido; isso fez com que as lonas se separassem e o pneu podia ter se desintegrado com a moto em movimento.
E essa foi a consequência da montagem incorreta. Ei, aquele é meu pé! E o pé da Jezebel ali atrás! |
Se o erro não tivesse sido detectado por acaso por um amigo leitor deste blog no meio de uma viagem, sabe Deus o que poderia ter acontecido.
Fique atento quanto a isso, porque erros que não podem acontecer, acontecem.
Inspecione o pneu novo assim que fizer a substituição para não cair nessa.
Com pneu não se brinca.
A menos que você seja um fabricante de motos irresponsável.
Para ver vídeos de motos se acidentando com pneus carecas, visite a postagem Pneu liso faz a moto andar mais rápido?
Um abraço,
Jeff
Realmente esse w.t.i. dar uma medição errada,o meu pneu ja sumiu o sulco central e o tal do w.t.i. tá la em baixo da banda de rodagem.
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