sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pneu de moto não pode ficar careca

O que acontece quando o pneu da moto fura/estoura numa rodovia?

Você perde o controle da moto e morre junto com sua garupa.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/08/pai-e-filha-de-9-anos-morrem-em-acidente-de-moto-no-oeste-de-sc.html — Não pude comprovar se o pneu saiu do aro antes ou depois do acidente, mas tenho minhas suspeitas.

Pneu é o item de segurança da moto que o pessoal mais abusa, economia injustificável: os pneus são a única coisa entre você e o chão.

Pneus carecas fazem a moto dançar, isso vai piorando até que chega uma hora em que a situação pode ficar bem complicada.

Todo dia vejo motos rodando com pneus totalmente carecas, o pessoal não faz ideia de como isso facilita furar o pneu.

Sem a camada de borracha da banda de rodagem, qualquer preguinho e até uma pedrinha mais pontiaguda consegue furar o pneu.


90% dos furos acontecem nos últimos 10% da vida útil do pneu, segundo estatística de um fabricante de motocicletas, e que eu pude comprovar com minha primeira moto.

E quando o pneu fura, a moto reage bruscamente de maneira inesperada. Não se iluda pensando que sempre dará tempo de controlar. 


Piscou o olho, você já está na contramão de cara com um caminhão. 


Este pneu aí embaixo ainda apresenta sulcos, mas são muito rasos. Para uma moto, já está mais do que careca:



Imagem e reportagem sobre manutenção de pneus http://maringa.odiario.com/veiculos/noticia/565777/monitorar-os-pneus-e-questao-de-seguranca/


Na hora em que você precisar dar uma freada de emergência, mesmo com a pista seca, a moto deslizando irá percorrer uma distância muito maior do que aquela que você está acostumado.

Um metro a mais é a diferença entre parar perto ou enfiar a cara na carroceria de um caminhão.

O pessoal acha que não tem problema rodar com pneus carecas porque só pensa em rodar e frear com pista seca, sem precisar frear de repente.

Mas na hora que cai uma chuvinha de nada, seus pneus carecas viram um par de patins e você vai embora deslizando na primeira freada.

Em todos os pneus existem indicadores de desgaste para saber a hora da troca:


Imagem e reportagem: http://www.motorede.com.br/quando-fazer-a-troca-de-pneus-em-sua-moto/

Quando esse ressaltinho de borracha chamado TWI (Tire Wear Indicator, indicador de desgaste do pneu)  fica nivelado com a superfície desgastada da banda de rodagem, você só tem pouco mais de 1,5 mm de sulco, que é o limite para rodar com segurança.

Como você viu, esses indicadores são difíceis de se ver. Sua altura não é exata, e dependendo da forma que você usa sua moto — calibrando com a pressão correta ou não — eles podem dar indicação errônea.

Então o melhor critério é observar o estado geral do pneu, usar o bom senso e trocar antes que ele te jogue debaixo de um ônibus.

Importante:

Alguns pneus são fabricados para girar em uma única direção, outros são bidirecionais, aí tanto faz. O sentido de giro é indicado por uma seta que precisa estar apontando na mesma direção do movimento da roda:

Esse pneu dianteiro foi montado invertido.
Esse é o lado direito da moto e a seta está na contramão. 
Relato muito pouto da vida e imagem: http://leaoesuamoto.blogspot.com.br/2011/11/pneu-montado-errado-risco-de-acidentes.html

Conheço o caso da moto de um amigo meu que saiu da montadora com o pneu montado invertido; isso fez com que as lonas se separassem e o pneu podia ter se desintegrado com a moto em movimento.


E essa foi a consequência da montagem incorreta.
Ei, aquele é meu pé! E o pé da Jezebel ali atrás!
Relato muito pouto da vida e imagem: http://leaoesuamoto.blogspot.com.br/2011/11/pneu-montado-errado-risco-de-acidentes.html

Se o erro não tivesse sido detectado por acaso por um amigo leitor deste blog no meio de uma viagem, sabe Deus o que poderia ter acontecido.

Fique atento quanto a isso, porque erros que não podem acontecer, acontecem.


Inspecione o pneu novo assim que fizer a substituição para não cair nessa.

Com pneu não se brinca.

A menos que você seja um fabricante de motos irresponsável.

Para ver vídeos de motos se acidentando com pneus carecas, visite a postagem Pneu liso faz a moto andar mais rápido?

Um abraço,


Jeff

Um comentário:

  1. Realmente esse w.t.i. dar uma medição errada,o meu pneu ja sumiu o sulco central e o tal do w.t.i. tá la em baixo da banda de rodagem.

    ResponderExcluir