terça-feira, 6 de maio de 2014

Como passar por um obstáculo grande?

Nunca encare um obstáculo grande (lombada, panela (buraco fundo), tampa de esgoto saliente, etc.) freando a moto; alivie imediatamente antes do impacto.

Se o freio dianteiro estiver acionado, na hora da pancada a suspensão estará rígida e a roda absorverá todo o impacto.


E dependendo do impacto, ela poderá se desintegrar, como na foto abaixo.



Imagem: https://www.facebook.com/alexvalepiloto/posts/630563883664922

Por sorte esse acidente aconteceu a 40 km/h, e felizmente o piloto só machucou o coração (metaforicamente).

Freie o que puder antes de chegar ao obstáculo, e alivie o freio na hora de passar pela encrenca para que a suspensão atue e absorva a maior parte do impacto.

Em inglês, amortecedor é shock absorber, "absorvedor de impactos".

A suspensão atuando e cedendo permitirá que a roda transfira boa parte da energia para as molas internas das bengalas — que nada mais são do que grandes amortecedores cromados — e elas estão lá para isso.

Mas com a suspensão afundada e travada pela ação do freio, a pancada seca irá toda ela para a roda, que poderá não aguentar a parada. Literalmente.


Foi nisso aí que aquela roda bateu:


Imagem: https://www.facebook.com/alexvalepiloto/posts/630563883664922

Convenhamos, o tamanho da pancada foi grande; não é todo dia que se vê uma bagaça dessas no chão.

O piloto provavelmente se assustou e entrou freando nessa tampa criminosa.


Como vimos, as rodas de liga leve não foram projetadas contra a incúria de nossas autoridades (ir)responsáveis pela manutenção da malha viária.


Nesse caso da foto, muita gente acha que uma roda sã deveria resistir a um impacto desses e que existiria a possibilidade de existir algum problema metalúrgico.

A capacidade de absorver impactos varia em função dos componentes metalúrgicos da liga usada na fabricação da roda.

Mas como não temos como fazer análise do material com o qual foram feitas as rodas de nossas motos, o prudente é evitar expô-las a impactos como esse.


Então o negócio é se precaver para evitar prejuízos maiores. Bem maiores.

Como o assunto é longo, as características de uma liga leve serão o tema da postagem de amanhã. 


Um abraço,


Jeff

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