Se o freio dianteiro estiver acionado, na hora da pancada a suspensão estará rígida e a roda absorverá todo o impacto.
E dependendo do impacto, ela poderá se desintegrar, como na foto abaixo.
Imagem: https://www.facebook.com/alexvalepiloto/posts/630563883664922
Por sorte esse acidente aconteceu a 40 km/h, e felizmente o piloto só machucou o coração (metaforicamente).
Freie o que puder antes de chegar ao obstáculo, e alivie o freio na hora de passar pela encrenca para que a suspensão atue e absorva a maior parte do impacto.
Em inglês, amortecedor é shock absorber, "absorvedor de impactos".
A suspensão atuando e cedendo permitirá que a roda transfira boa parte da energia para as molas internas das bengalas — que nada mais são do que grandes amortecedores cromados — e elas estão lá para isso.
Mas com a suspensão afundada e travada pela ação do freio, a pancada seca irá toda ela para a roda, que poderá não aguentar a parada. Literalmente.
Foi nisso aí que aquela roda bateu:
Imagem: https://www.facebook.com/alexvalepiloto/posts/630563883664922
Convenhamos, o tamanho da pancada foi grande; não é todo dia que se vê uma bagaça dessas no chão.
O piloto provavelmente se assustou e entrou freando nessa tampa criminosa.
Como vimos, as rodas de liga leve não foram projetadas contra a incúria de nossas autoridades (ir)responsáveis pela manutenção da malha viária.
Nesse caso da foto, muita gente acha que uma roda sã deveria resistir a um impacto desses e que existiria a possibilidade de existir algum problema metalúrgico.
A capacidade de absorver impactos varia em função dos componentes metalúrgicos da liga usada na fabricação da roda.
Mas como não temos como fazer análise do material com o qual foram feitas as rodas de nossas motos, o prudente é evitar expô-las a impactos como esse.
Então o negócio é se precaver para evitar prejuízos maiores. Bem maiores.
Como o assunto é longo, as características de uma liga leve serão o tema da postagem de amanhã.
Um abraço,
Jeff
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