O cabo de embreagem/freio/acelerador da minha moto estourou...
Ué, você esperava o quê? Que o cabo durasse para sempre?
Todos os cabos de sua moto estão sujeitos a desgaste, eles não são eternos.
Eles irão durar menos se você tiver a mão pesada, e mais se você for cuidadoso e fizer a lubrificação regular dos cabos.
Um dia eles irão se romper, e é por isso que você precisa inspecioná-los e trocá-los preventivamente a cada 20 ou 25 mil quilômetros — ou imediatamente, se estiverem desfiando.
Isso tudo está escrito no manual do proprietário, aquele que ninguém lê.
Um sintoma de cabos que irão se romper é o acionamento duro e pesado do manete. Isso pode estar ocorrendo por falta de lubrificação ou porque já tem algum filamento rompido.
Quanto maior o esforço sobre os cabos, mais cedo eles se romperão. Colocar óleo diminui o esforço e prolonga a vida útil, mas não torna o cabo imortal.
Uma hora ele vai começar a desfiar no encaixe do manete.
Imagem: http://100cilindradas.wordpress.com/category/sem-categoria/sugestoes-e-reclamacoes/ Um blog interessante para ver os apuros típicos de um comprador de sua primeira moto.
Afaste essa capa de borracha, puxe a capa do cabo e verifique a condição do cabo de arame; se encontrar algum filamento solto/rompido, é sinal de que o cabo vai te deixar na mão logo, logo.
O procedimento é semelhante para os outros cabos. Trocá-los antes que estourem poupa muita dor de cabeça.
Principalmente se for o cabo do freio dianteiro... se ele estourar na hora em que você mais precisar dele, poderá ser muito, muito perigoso.
Fatal mesmo.
Um cabo é barato, nada justifica usá-lo até estourar.
A menos que você goste de dor de cabeça.
Um abraço,
Jeff
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